Curta duração: 2 anos com nota máxima no MEC

Quatro obras audiovisuais produzidas durante o curso

Parcerias com emissoras de TV e produtoras para estágio

Produção Audiovisual

Uma graduação prática de curta duração para quem quer ir logo para o mercado. E será aqui que você encontrará uma infraestrutura de ponta e ampla base teórica em Artes e Humanidades para acelerar sua carreira.

Curta duração: 2 anos com nota máxima no MEC

Quatro obras audiovisuais produzidas durante o curso

Parcerias com emissoras de TV e produtoras para estágio

Uma graduação prática de curta duração para quem quer ir logo para o mercado. E será aqui que você encontrará uma infraestrutura de ponta e ampla base teórica em Artes e Humanidades para acelerar sua carreira.

Produção Audiovisual

INSCREVA-SE

Produção Audiovisual na FAAP

Como é o curso de Produção Audiovisual na FAAP?

Formação com portfólio profissional

Infraestrutura e equipamentos de ponta

Operação e direção de equipamentos de um estúdio

O curso de Produção Audiovisual da FAAP tem duração de 2 anos, dividido em 4 semestres, noturno. Durante o curso são produzidos documentários, webséries, filmes publicitários com clientes reais e um curta para cinema.
No curso de Produção Audiovisual, o aprendizado é prático. As disciplinas são desenvolvidas para utilização de equipamentos profissionais, com gravações em estúdios e ilhas de edição. O currículo contempla: operação de câmera, iluminação, fotografia, direção de atores, criação de personagens, trilhas sonoras, roteiros, captação de áudio, criação e produção de podcast, entre outros.
As turmas do curso de Produção Audiovisual somam em média até 25 alunos para um perfeito atendimento durante o curso nas disciplinas práticas, e são divididas em grupos para melhor aprendizagem.
A mensalidade do curso de Produção Audiovisual é de R$ 2.105,00 (ano letivo de 2024).
Quem se candidata terá classificação por ordem decrescente das notas finais obtidas no Vestibular da FAAP, conforme a quantidade de vagas disponíveis no curso de Produção Audiovisual.

Nos processos de Vestibular Tradicional ou Vestibular Antecipado, a pessoa candidata será desclassificada se obtiver nota inferior a 4 (quatro) pontos dos 10 (dez) pontos da redação, ou obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos dos 36 (trinta e seis) pontos da prova.

No processo de entrada com a prova do ENEM, quem obtiver nota inferior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos ou nota zero na redação será desclassificado. O curso de Produção Audiovisual da FAAP aceita notas do ENEM de provas realizadas a partir de 2017.

Disciplinas e Programação

O curso de Produção Audiovisual na FAAP forma você para todas as suas escolhas de vida com currículo completo

No primeiro semestre do curso de Produção Audiovisual da FAAP, estudantes são introduzidos ao mundo do audiovisual e já devem produzir até o final do semestre um documentário com tema livre e duração de até 30 minutos, que nós apelidamos de “disciplina mãe”. Terão a oportunidade de desenvolver a linguagem visual, explorando os elementos de câmera, roteiro, iluminação, captação de áudio, imagem e cor. Além disso, adquirem fundamentação teórica sobre processos criativos, aprendendo a relacionar pesquisa e criação.

Estudantes iniciam o processo de posicionamento profissional na indústria criativa, enquanto também identificam materiais e tecnologias para a configuração de produtos audiovisuais. A reflexão sobre a imagem e a instrumentalização de ferramentas de atuação nesse contexto também são abordadas durante esse período.

Principais módulos:
• Edição de Vídeo e Operação de Câmera
• Teoria e Prática da Fotografia
• Projeto Audiovisual – Documentário

No segundo semestre do curso de Produção Audiovisual da FAAP, cada estudante entra no mundo das séries para web, onde estará diretamente de frente com a dramaturgia e com a ficção, que tem como disciplina mãe o Projeto Audiovisual – Websérie. Serão três episódios de 5 minutos cada para depois desenvolver, junto com os vídeos, toda uma estratégia de multiplataformas, ou seja: transmídia, onde detalhes do projeto estarão navegando e criando expectativas para o público. As disciplinas que compõem esse semestre estão no guarda-chuva da disciplina mãe, apoiando o projeto para o final do semestre.

Principais módulos:
• Captação de Áudio, Direção de Atores e Fotografia e Iluminação de Cena
• Roteiro de Série para Ficção
• Projeto Audiovisual – Websérie

No terceiro semestre do curso de Produção Audiovisual da FAAP, estudantes têm uma experiência única onde, através de um projeto social, ONGs de diferentes segmentos são convidadas para participar junto com a turma para desenvolver projetos publicitários que envolvem agência e produtora de vídeo, e que irão contribuir socialmente com as necessidades e as expectativas dessas ONGs com o Título de Transformação. Além das campanhas, na apresentação final temos a transmissão ao vivo pela TV FAAP, produzida e dirigida também por estudantes.

Principais módulos:
• Produção Executiva, Captação, Direção e Apresentação de TV, Mídias Digitais e Podcast
• Empreendedorismo e Viabilidade de Negócios
• Projeto Audiovisual – Produtora Publicitária

No quarto semestre do curso de Produção Audiovisual da FAAP são produzidos projetos cinematográficos em curta-metragem. Nesse momento, estudantes entram de cabeça no mundo do cinema, com todos os recursos técnicos e artísticos que o projeto necessita que pode ter um conteúdo educativo, artístico, comercial ou informativo. O projeto apresenta roteiro, pré-produção, produção, direção e finalização, tudo realizado pela turma e acompanhado pelo professor responsável pela disciplina-mãe do semestre.

Principais módulos:
• Animação e Videografismo, Produção Musical e Construção de Personagens
• Direção de Arte e Cenografia, Direção de Cena e Legislação, Ética e Mercado
• Projeto Audiovisual – Cinema e Curtas

Baixar matriz curricular completa

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Edson Gardin

Coordenador do curso e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática — UNIP.

Ver currículo

Edson Gardin

Coordenador do curso e Mestre em Comunicação e Cultura Midiática — UNIP.

Ver currículo

Conteúdos, notícias e eventos sobre Produção Audiovisual na FAAP

FAAPCast | Ex-aluno conta sobre sua trajetória e conquistas no mundo de games  

Apresentado por Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCast recebeu esta semana Rodrigo Terra, ex-aluno de Rádio e TV da FAAP, que compartilhou detalhes sobre sua trajetória desde os primeiros passos na universidade até as conquistas que o tornaram uma referência no cenário internacional.  Ao entrar na FAAP, Terra encontrou o ambiente propício para explorar sua curiosidade e múltiplos interesses. Fascinado pelos bastidores e pela parte técnica da produção audiovisual, percebeu a importância de compreender todo o processo para se destacar no mercado. Sua atuação como aluno da FAAP já mostrava sua habilidade em conectar pessoas e conteúdos, preparando o terreno para seu futuro.   A história de Rodrigo é marcada por uma série de experiências enriquecedoras, incluindo estágios em televisão, iniciação científica na FAAP e trabalhos freelancers em diversas empresas. Essas experiências culminaram na fundação da produtora FAZENDA URBANA, ao lado de seu irmão, consolidando sua posição no mercado audiovisual brasileiro.   No entanto, o ápice de sua carreira veio com o reconhecimento internacional. Terra tornou-se o primeiro brasileiro a receber um prêmio no Festival de Veneza, com sua obra “The Line”, uma mistura inovadora de instalação artística e narrativa de games, que também foi premiada com um EMMY.   Hoje, Rodrigo é cofundador da ARVORE e presidente da Abragames, e a conversa com ele abordou desde sua visão sobre conteúdo até suas reflexões sobre a essência humana, proporcionando aos ouvintes uma experiência inspiradora.  Para aqueles que desejam entender os bastidores do sucesso e as complexidades do mercado de entretenimento, este episódio do FAAPCast está disponível em nosso canal no


Se você pensa à frente, estude em um centro universitário que segue junto com você

Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Infraestrutura que une teoria e prática

O campus do Centro Universitário FAAP é um ícone. Famoso por seu prédio principal cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da Instituição. O prédio é a única obra realizada por Perret na América Latina.

A grandiosidade de sua estrutura se expande para as instalações específicas de cada curso de graduação. Oficinas, ateliês, laboratórios e equipamentos de ponta que aliados aos professores renomados pelo mercado, aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional de estudantes que por ali passam. Conheça um pouco de tudo o que a FAAP oferece aqui.

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

5

Centro Universitário
nota máxima no MEC

+90mil

Alunos já formados pela FAAP

Chegou a hora de dar voz a sua vocação

Inscreva-se em Produção Audiovisual na FAAP

Tecnólogo

Presencial

2 anos / 4 semestres

Noturno de segunda a sexta, das 19h às 22h30

Sábados, das 7h40 às 13h00

R$
2.105,00*
/mês

*preços válidos para o 1º semestre de 2024

Newsletter