MAB FAAP inaugura exposição “Reverberações Surrealistas” com 137 obras de 87 artistas


DATA


COMPARTILHE


ANATOL WLADYSLAW, Sem título, 1986, Óleo sobre tela _ Acervo MAB FAAP


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) abrirá suas portas para a exposição Reverberações Surrealistas no dia 25 de junho, terça-feira, até 1º de setembro de 2024. A mostra, inspirada no movimento surrealista, será realizada na sala Annie Alvares Penteado e apresentará 137 obras de 87 artistas, todos com influência do surrealismo. As obras dialogam com a exposição Desafio Salvador Dalí, em cartaz também no MAB.

A curadoria é de Laura Rodríguez, graduada e pós-graduada pela FAAP. Trabalha com o MAB desde 2004, e assumiu a Coordenadora de Curadoria e Acervo do museu em 2018. “O MAB FAAP decidiu esse ano homenagear os 100 anos do Manifesto Surrealista. Além de sediar no Brasil o Desafio Salvador Dali, uma mostra abrangente sobre a obra do artista espanhol, apresenta agora uma seleção de obras do seu acervo, que denotam uma influência ou afinidade com esse movimento vasto e importante da história da arte mundial”, afirma a curadora.

Núcleos Expositivos:

Surrealismo entre os Modernistas: Apresenta obras que incorporam características do movimento surrealista, com alguns artistas que estiveram na Europa entre os anos 1920 e 1940, trazendo os ideais do movimento ao Brasil.

Realismo Mágico: Neste núcleo serão exibidas pinturas alemãs com características surrealistas. Com obras dos artistas Walter Lewy, Hein Heckroth e Heinz Kühn, além de artistas que participaram do Realismo Mágico no Brasil, como Wesley Duke Lee.

Grupo Phases: Movimento francês dos anos 1950 que chegou ao Brasil na década seguinte. O grupo defendia a expressão livre e gestos espontâneos associados aos imaginários mágico e folclórico. Além disso, destacavam a produção de crianças, pessoas com doenças mentais, povos não ocidentais e artistas populares. Entre os artistas deste núcleo, estão Fernando Odriozola, Flávio Shiró, Bernardo Cid, Wesley Duke Lee e Bin Kondo.

Paisagens Metafísicas: Obras que remetem à vertente desenvolvida pelos italianos Giorgio de Chirico e Carlo Carrà na década de 1910. Inclui obras de Cecília Suzuki, Flavio Bassani, Isabel Pons, Eduardo Iglesias, Luiz Paulo Baravelli, Lula Cardoso Ayres e Sergio Vaz de Almeida Christovão.

Sonhos e Fabulações: Núcleo que explora o mundo onírico incorporado pelo surrealismo. Obras de Marcello Grassmann, Roberto Magalhães e Guilherme de Faria são destaques.

Fotografia Surreal: Fotografias com efeitos fantasiosos e elementos do surrealismo. Artistas como Amanda Mei, Klaus Mitteldorf e Mario Cravo Neto estão presentes.

Cartazes de Cinema Surrealista: Apresenta cartazes de filmes da coleção da Filmoteca FAAP, incluindo títulos como “Medo e Delírio” de Terry Gilliam, “O Homem Elefante” de David Lynch, “A Forma da Água” de Guillermo del Toro, “Terras” de Maya Da-Rin, entre muitos outros.

Ficções Contemporâneas: Obras contemporâneas que dialogam com a fantasia e a invenção fabulosa. Entre os artistas, estão Guilherme de Faria, Genietta Varsi, e Guerreiro do Divino Amor, artista suíço-brasileiro. Alguns artistas presentes estiveram na Residência Artística FAAP – São Paulo.

Serviço

Visitação: de 25 de junho, terça-feira, a 1º de setembro de 2024

Sala Annie Alvares Penteado

MAB FAAP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Horário de funcionamento:

De terça-feira a domingo, das 9h às 20h (acesso até 19h30)

Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado

Entrada gratuita


DATA


MAB FAAP

Conheça

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Publicidade e Propaganda

Ex-aluno da FAAP integra time vencedor do maior prêmio do Cannes Lions 2024 

A 71ª edição do Festival Cannes Lions, o evento mais prestigiado da indústria publicitária, encerrou no dia 21 de junho, premiando as campanhas mais inovadoras e impactantes do ano, entre as quais a “Doordash-all-the-ads”, ação que levou o Grand Prix de Titanium do Cannes Lions 2024 e que conta com a participação do brasileiro e ex-aluno da FAAP, Rafael Segri, diretor criativo da DoorDash, empresa líder no mercado de delivery nos Estados Unidos. Este ano, o Brasil se destacou como terceira maior força do evento, levando dois grand prix e 92 leões (equivalendo a troféus) conquistados em outras nove categorias. Os prêmios do festival são conhecidos por influenciar significativamente carreiras e trajetórias empresariais, bem como oferecer insights sobre o futuro da indústria.   Entre os leões conquistados, há mais ex-alunos da FAAP envolvidos, entre as quais: a Stephanie Barbatto, Diretora de Contas do Itaú, que levou leão na categoria bronze; Lorran Schoechet, Associate Creative Director da agência VML, que também venceu com bronze; Thomas Davini, Senior Copywriter da agência Artplan, vencedor na categoria prata; Rafael Caldeira, Fundador e CCO da 404 que conquistou o leão de prata em seu primeiro trabalho na agência 404 e Marcia Esteve, CEO da Lew´Lara que ganhou dois leões (prata e ouro) com a campanha “No Ads” para Farmácias Pague Menos.   Em agosto, os estudantes da FAAP poderão acompanhar a palestra da nova professora do Curso de Publicidade, Regina Augusto, importante figura do mercado publicitário, que esteve no Festival e apresentará os principais insights e cases premiados em Cannes, acompanhada de profissionais convidados que foram jurados nesta edição do festival. Ainda no mesmo mês da palestra, um grupo de universitários da FAAP participará da missão “NYC Ad Companies”, onde terão a oportunidade de passar uma semana visitando agências de publicidade de New York (EUA).  Os estudantes serão recebidos por dois ex-alunos que fizeram carreira nos Estados Unidos: a Bianca Guimarães, sócia e Diretora Executiva de Criação da agência Mischief, uma das agências mais premiadas de New York nos últimos anos e, Felipe Munhoz, Vice Presidente Executivo e Diretor Criativo da agência Area23, que acabou de ganhar o prêmio de agência do ano na categoria “Health” nesta edição do Festival de Cannes


Na FAAP

Inscreva-se para o Vestibular agendado e comece a estudar na FAAP ainda este ano  

Não perca a oportunidade de começar a estudar na FAAP no segundo semestre de 2024. O vestibular agendado da FAAP será online nos dias 13, 14 e 15 de julho.   É a chance perfeita para os estudantes que desejam ingressar em uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país e dar início a uma trajetória acadêmica de excelência.   Se você pensa à frente, estude na FAAP, um Centro Universitário que segue junto com você.     Para participar deste Processo Seletivo FAAP, o candidato deverá escolher um ou mais meios de ingresso abaixo: I. Vestibular – 2024/2; II. Processo Seletivo Internacional (ABITUR/ACT/BAC/IB/SAT); III. Processo Seletivo Transferência Externa; IV. Processo Seletivo 2ª Graduação (portador de diploma); V. Processo Seletivo ENEM.   FORMAS DE INGRESSO  PRÓXIMAS DATAS IMPORTANTES  NOSSOS CURSOS  Cursos de alta qualidade para você fazer a melhor escolha para a sua carreira:   Business and International Affairs (BIA) – Matutino/NoturnoAdministração – Matutino/NoturnoAnimação – MatutinoArquitetura e Urbanismo – MatutinoArtes Visuais – MatutinoCinema – Matutino/NoturnoDesign – MatutinoDireito – MatutinoEconomia – Matutino/NoturnoJornalismo – MatutinoModa – Matutino/VespertinoProdução Audiovisual – NoturnoPublicidade e Propaganda – MatutinoRelações Internacionais – Matutino/Noturno    Como se inscrever   As inscrições são realizadas exclusivamente on-line, por meio do site oficial da FAAP. Os interessados devem acessar a plataforma de inscrição, preencher o formulário eletrônico com seus dados pessoais, escolher o curso desejado e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.    É importante que os candidatos leiam atentamente o edital do processo seletivo, disponível no site, para se informar sobre as etapas do processo, os documentos necessários e as datas importantes.    As inscrições de todos os processos seletivos devem ser feitas em https://vestibular.faap.br   Mais informações: Relacionamento FAAP – vestibular@faap.br / Whatsapp: 11


MAB FAAP

MAB FAAP inaugura a exposição “Reverberações Surrealistas”

O MAB FAAP abriu hoje, 25 de junho, a exposição “Reverberações Surrealistas”, que ficará em cartaz até 1º de setembro de 2024. A mostra, realizada na sala Annie Alvares Penteado, apresenta 137 obras de 87 artistas que exploram diferentes aspectos do surrealismo. As obras dialogam com a exposição Desafio Salvador Dalí, em cartaz também no MAB. A curadoria é de Laura Rodríguez, pós-graduada e graduada pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. Trabalha com o MAB desde 2004, e assumiu a Coordenadora de Curadoria e Acervo do museu em 2018. “O MAB FAAP decidiu esse ano homenagear os 100 anos do Manifesto Surrealista. Além de sediar no Brasil o “Desafio Salvador Dali”, uma mostra abrangente sobre a obra do artista espanhol, apresenta agora uma seleção de obras do seu acervo, que denotam uma influência ou afinidade com esse movimento vasto e importante da história da arte mundial”, afirma a curadora. Núcleos Expositivos: Surrealismo entre os Modernistas: Apresenta obras que incorporam características do movimento surrealista, com alguns artistas que estiveram na Europa entre os anos 1920 e 1940, trazendo os ideais do movimento ao Brasil. Realismo Mágico: Neste núcleo serão exibidas pinturas alemãs com características surrealistas. Com obras dos artistas Walter Lewy, Hein Heckroth e Heinz Kühn, além de artistas que participaram do Realismo Mágico no Brasil, como Wesley Duke Lee. Grupo Phases: Movimento francês dos anos 1950 que chegou ao Brasil na década seguinte. O grupo defendia a expressão livre e gestos espontâneos associados aos imaginários mágico e folclórico. Além disso, destacavam a produção de crianças, pessoas com doenças mentais, povos não ocidentais e artistas populares. Entre os artistas deste núcleo, estão Fernando Odriozola, Flávio Shiró, Bernardo Cid, Wesley Duke Lee e Bin Kondo. Paisagens Metafísicas: Obras que remetem à vertente desenvolvida pelos italianos Giorgio de Chirico e Carlo Carrà na década de 1910. Inclui obras de Cecília Suzuki, Flavio Bassani, Isabel Pons, Eduardo Iglesias, Luiz Paulo Baravelli, Lula Cardoso Ayres e Sergio Vaz de Almeida Christovão. Sonhos e Fabulações: Núcleo que explora o mundo onírico incorporado pelo surrealismo. Obras de Marcello Grassmann,Roberto Magalhães e Guilherme de Faria são destaques. Fotografia Surreal: Fotografias com efeitos fantasiosos e elementos do surrealismo. Artistas como Amanda Mei, Klaus Mitteldorf e Mario Cravo Neto estão presentes. Cartazes de Cinema Surrealista: Apresenta cartazes de filmes da coleção da Filmoteca FAAP, incluindo títulos como “Medo e Delírio” de Terry Gilliam, “O Homem Elefante” de David Lynch, “A Forma da Água” de Guillermo del Toro, “Terras” de Maya Da-Rin, entre muitos outros. Ficções Contemporâneas: Obras contemporâneas que dialogam com a fantasia e a invenção fabulosa. Entre os artistas, estão Guilherme de Faria, Genietta Varsi, e Guerreiro do Divino Amor, artista suíço-brasileiro. Alguns artistas presentes estiveram na Residência Artística FAAP- São Paulo. Serviço Visitação: de 25 de junho, terça-feira, a 1º de setembro de 2024 Sala Annie Alvares Penteado MAB FAAP Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9h às 20h (acesso até 19h30) Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado Entrada gratuita


Arquitetura e Urbanismo

Alunos da FAAP participam de ‘Expedição Fotográfica’ em pontos urbanos de São Paulo 

Como parte integrante da disciplina ‘A Fotografia e as Cidades’ do PDCP (Programa de Desenvolvimento de Competências Profissionais), alunos de diversos cursos da FAAP, sob a supervisão da Coordenação de Arquitetura e Urbanismo e do bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, realizaram ‘Expedição Fotográfica’ em diferentes pontos da cidade de São Paulo.    Nos dias 03 e 04 de abril os estudantes visitaram a Ocupação 9 de julho, localizada na região central da cidade. Já durante os dias 08 e 15 de junho, os alunos foram até o bairro Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, e lá conheceram a sede do coletivo ALI: Leste (Arte Livre Itinerante), a Ocupação Texas e o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo teatral Instituto Pombas Urbanas.   O resultado são registros documentais, em fotografias, posteriormente impressas e expostas em sala de aula. Veja algumas fotos na galeria abaixo.    A cada bimestre as atividades em campo são alternadas entre locais centrais e periféricos, “visando fotografar os espaços como exercício de percepção da cidade e, além disso, entender a função e a aplicação da fotografia no estudo dos espaços urbanos”, nos conta Celina Yamauchi, professora de fotografia da FAAP.    Ao todo foram realizadas quatro aulas externas, as quais reuniram cerca de 30 estudantes. A ‘Expedição Fotográfica’ do PDCP surgiu em 2022, quando Celina lecionava a disciplina ‘Jornalismo Visual II’ e, desde então, a proposta segue com a intenção de ampliar o território de investigação fotográfica, assim como considerar a ênfase ao caráter documental da


Na FAAP

Projeto Educa+ do FAAP Social forma nova turma em Alfabetização

Na última segunda-feira, 24, ocorreu o evento de encerramento da conclusão do curso de Alfabetização e Letramento do Projeto Educa+, o qual já certificou, ao todo, 67 funcionários da FAAP. Com o intuito de disseminar o acesso à educação entre todos os membros do Centro Universitário, o projeto nasceu em julho de 2023 com a proposta de oferecer capacitação gratuita aos trabalhadores.  A ideia principal é inserir os estudos acadêmicos na vida de cada um, mostrando ser possível apoderar-se do espaço universitário e continuar a exercitar a lição de aprender.  As aulas ocorrem uma vez por semana, têm duração de 1 hora e ocorrem sempre durante o horário de trabalho. Os funcionários interessados têm duas opções: aulas de alfabetização e letramento ou capacitações em áreas específicas de conhecimento, que neste semestre foram Corte e Costura e Direito. Para o próximo semestre está planejado a realização de outros dois cursos: Matemática Financeira e Tecnologia e Informática, ambos mapeados após entrevistas com os beneficiários do projeto sobre áreas de interesse geral. As inscrições são feitas via entrevista direta e, as vagas remanescentes, são divulgadas para o restante dos trabalhadores via e-mail com formulário de inscrição.   Essa ação acontece através do FAAP Social em conjunto com os departamentos acadêmicos e alunos das graduações respectivas às temáticas. Todos os funcionários que participam recebem um certificado, enquanto os alunos recebem Práticas Extensionistas ou Horas


Residência Artística FAAP

FAAP anuncia novo artista premiado com residência em Paris: Gabriel Torggler

A Residência Artística FAAP-Paris é um disputado e renomado programa da Fundação, que oferece a artistas (estudantes, ex-alunos e professores da FAAP), sem custos, a oportunidade de morar e desenvolver suas aptidões artísticas em uma das cidades com maior tradição em arte e cultura do mundo: a capital francesa.   Para a próxima edição, em agosto, o escolhido para ocupar o estúdio 1422, na Cité Internationale des Arts, às margens do Rio Sena é Gabriel Torggler, ex-aluno de Artes Visuais da FAAP. Reconhecido por seu trabalho como professor e artista, Gabriel utiliza o desenho como seu principal meio de expressão e explora grafismos urbanos em suas obras.   Gabriel Torggler se junta a um seleto grupo de artistas que já passaram por essa experiência enriquecedora como: Caetano de Almeida, Daniel de Paula, Dora Longo Bahia, Flavia Junqueira, Marcius Gallan, Maurício Ianês, Rodolpho Parigi, Sandra Cinto, Thiago Honório, entre outros. A FAAP é a única instituição, da América Latina, a manter uma residência artística universitária na Cité Internationale des Arts.   “Me formei há doze anos e comecei a pleitear essa bolsa em 2021, fiz a primeira aplicação quando achei um tema que relacionava meu trabalho com Paris, que é a estética do grotesco, especificamente as gárgulas e quimeras. Fiquei muito animado com a seleção, por estar em um lugar que tem intercambio com artistas do mundo inteiro, em uma localização muito privilegiada da cidade, perto de todos os museus e galerias. Também por poder dedicar 100% do meu tempo à produção artística durante seis meses, levando em conta que isso nem sempre é possível, a gente tem outras demandas e outros trabalhos para manter a produção. Você ter a oportunidade de pesquisar in loco um assunto que lhe é interessante é sempre uma coisa muito positiva, por mais que hoje a gente tenha recursos como a internet, nada substitui a vivência.” Disse Gabriel.  Gabriel Torggler já teve suas obras exibidas em importantes instituições e eventos culturais, como o Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2013/2014) no Sesc Pompéia, o Prêmio EDP nas Artes no Instituto Tomie Ohtake (2015), o 48º Salão André Luis Sacilotto (2020) e a Temporada de Projetos no Paço das Artes (2021).  No último sábado, dia 22 de junho, Gabriel Torggler abriu uma exposição no espaço Massapê Projetos, que ficará aberta para visitação por agendamento até sexta-feira, 28 de junho. Lá o público poderá conhecer seus trabalhos mais recentes antes de sua partida para

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter