Produtor executivo do Op-Docs do jornal New York Times faz palestra para alunos da FAAP


DATA


COMPARTILHE



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Adam Ellick, diretor e produtor executivo do Opinion Video e Op-Docs do The New York Times, esteve na FAAP para uma palestra com alunos dos cursos de Jornalismo e Cinema. 

O premiado jornalista, que já produziu filmes que conquistaram um Prêmio Emmy, um Pulitzer e três Overseas Press Club, falou sobre as características dos filmes escolhidos por ele e sua equipe para a plataforma. Adam Ellick procura cineastas emergentes pelo mundo, vasculhando a internet e participando de festivais. Ele explicou que o objetivo do Op-Docs é encontrar histórias que interessam às pessoas, que sejam universais: “queremos filmes complexos, cheios de nuances, que nos façam pensar e tragam emoção. Buscamos a emoção por trás da notícia”. 

O executivo explicou que qualquer pessoa pode submeter um vídeo para ser analisado por ele e sua equipe. As produções podem ter entre 5 e 40 min, mas, idealmente, devem durar de 10 a 20 minutos. “As pessoas tentam falar de muitas coisas e acabam perdendo o foco. Gostamos de filmes pequenos com histórias fortes”, disse Adam. Os vídeos submetidos à sua equipe passam por um processo criterioso de checagem e, se interessarem à plataforma, ainda podem receber sugestões de ajustes. Se forem aceitos, os trabalhos são remunerados para fazer parte do New York Times Op-Docs. 

O evento com apoio da FAAP fez parte da abertura da 10ª edição do Festival de Finos Filmes, que também exibiu dois filmes da plataforma: “Hags” (2023), com direção de Sean Wang, mostra um retrato da juventude contado a partir das páginas do anuário do ensino médio, e “Ten Meter Tower” (2016), com direção de Maximilien Van Aertryck e Axel Danielson, que através de uma torre de mergulho de dez metros, evidencia o dilema de pessoas que nunca estiveram lá em cima e que precisam escolher entre pular ou descer, entre o medo instintivo de dar o passo; e, de outro, a humilhação de desistir. 

Na conversa mediada pela coordenadora do curso de Jornalismo, Edilamar Galvão, e pelo coordenador do curso de Cinema, Humberto Neiva, os alunos fizeram perguntas sobre a diferença entre opinião e informação no jornalismo, sobre a importância da checagem de informação pela plataforma e sobre a questão do foco na produção cinematográfica. 

Desafio Salvador Dalí: Uma exposição surreal na FAAP

Comprar Ingresso

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Cinema e Animação

Alunos dos Cursos de Cinema e Animação da FAAP recebem prêmios em Festival 

O primeiro semestre letivo da FAAP encerra com premiações conquistadas por alunos dos Cursos de Cinema e de Animação. Organizado e produzido por estudantes, com o apoio de professores e de núcleos acadêmicos, o Festival Beta de curtas-metragens busca promover e dar visibilidade a produção audiovisual universitária.   Os graduandos do Curso de Cinema receberam troféus por seus TCCs ‘Prelúdio de um episódio farsesco em sol maior’ e ‘Imagens Daqui’ nas categorias: melhor trilha sonora; melhor curta-metragem de ficção e melhor roteiro. Já o troféu de melhor curta-metragem de animação da IV edição do Festival Beta, teve como campeão o projeto ‘Cadim’ da aluna do 4º semestre do curso de animação.  ‘Prelúdio de um episódio farsesco em sol maior’, uma ficção com autoria de Catarina Forbes, conta sobre uma banda de alunos que ensaia para o último show do ano. Afonso, um dos pianistas do grupo, quer se destacar mostrando suas habilidades, mas acaba por causar um transtorno a todos, colocando tudo a perder. Composta por Edu Barquinho, o título levou o prêmio de melhor trilha sonora.  Já a obra ‘Imagens Daqui’ com direção e roteiro de Arthur Assumpção, se destacou ao receber duas premiações: melhor obra de ficção e melhor roteiro. O curta discorre sobre o caso de ‘Marcos’ que vê, pelas câmeras de segurança do prédio em que mora, sua esposa chegando em casa com um rapaz. Ela nega que houve traição, deixando-o obcecado com as imagens que viu, em uma busca por respostas sobre o que aconteceu.  Com direção de Luiza Pugliesi Villaça, ‘Cadim’ conta a história de ‘Seu Zé’: em meio a terras áridas e destruídas, Seu Zé caminha carregando seu pássaro Chico em uma frágil gaiola. Pouco depois de se estabelecer em um terreno saudável, tiros vindos de fazendeiros obrigam o andarilho a fugir, sem perceber que o pássaro havia sumido. Seu Zé, então, deve continuar sua jornada e reencontrar Chico, de quem tanto sente falta. Com roteiro também escrito por Pugliesi, ‘Cadim’ venceu como melhor curta-metragem de


Publicidade e Propaganda

Ex-aluno da FAAP integra time vencedor do maior prêmio do Cannes Lions 2024 

A 71ª edição do Festival Cannes Lions, o evento mais prestigiado da indústria publicitária, encerrou no dia 21 de junho, premiando as campanhas mais inovadoras e impactantes do ano, entre as quais a “Doordash-all-the-ads”, ação que levou o Grand Prix de Titanium do Cannes Lions 2024 e que conta com a participação do brasileiro e ex-aluno da FAAP, Rafael Segri, diretor criativo da DoorDash, empresa líder no mercado de delivery nos Estados Unidos. Este ano, o Brasil se destacou como terceira maior força do evento, levando dois grand prix e 92 leões (equivalendo a troféus) conquistados em outras nove categorias. Os prêmios do festival são conhecidos por influenciar significativamente carreiras e trajetórias empresariais, bem como oferecer insights sobre o futuro da indústria.   Entre os leões conquistados, há mais ex-alunos da FAAP envolvidos, entre as quais: a Stephanie Barbatto, Diretora de Contas do Itaú, que levou leão na categoria bronze; Lorran Schoechet, Associate Creative Director da agência VML, que também venceu com bronze; Thomas Davini, Senior Copywriter da agência Artplan, vencedor na categoria prata; Rafael Caldeira, Fundador e CCO da 404 que conquistou o leão de prata em seu primeiro trabalho na agência 404 e Marcia Esteve, CEO da Lew´Lara que ganhou dois leões (prata e ouro) com a campanha “No Ads” para Farmácias Pague Menos.   Em agosto, os estudantes da FAAP poderão acompanhar a palestra da nova professora do Curso de Publicidade, Regina Augusto, importante figura do mercado publicitário, que esteve no Festival e apresentará os principais insights e cases premiados em Cannes, acompanhada de profissionais convidados que foram jurados nesta edição do festival. Ainda no mesmo mês da palestra, um grupo de universitários da FAAP participará da missão “NYC Ad Companies”, onde terão a oportunidade de passar uma semana visitando agências de publicidade de New York (EUA).  Os estudantes serão recebidos por dois ex-alunos que fizeram carreira nos Estados Unidos: a Bianca Guimarães, sócia e Diretora Executiva de Criação da agência Mischief, uma das agências mais premiadas de New York nos últimos anos e, Felipe Munhoz, Vice Presidente Executivo e Diretor Criativo da agência Area23, que acabou de ganhar o prêmio de agência do ano na categoria “Health” nesta edição do Festival de Cannes


Arquitetura e Urbanismo

Alunos da FAAP participam de ‘Expedição Fotográfica’ em pontos urbanos de São Paulo 

Como parte integrante da disciplina ‘A Fotografia e as Cidades’ do PDCP (Programa de Desenvolvimento de Competências Profissionais), alunos de diversos cursos da FAAP, sob a supervisão da Coordenação de Arquitetura e Urbanismo e do bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, realizaram ‘Expedição Fotográfica’ em diferentes pontos da cidade de São Paulo.    Nos dias 03 e 04 de abril os estudantes visitaram a Ocupação 9 de julho, localizada na região central da cidade. Já durante os dias 08 e 15 de junho, os alunos foram até o bairro Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, e lá conheceram a sede do coletivo ALI: Leste (Arte Livre Itinerante), a Ocupação Texas e o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo teatral Instituto Pombas Urbanas.   O resultado são registros documentais, em fotografias, posteriormente impressas e expostas em sala de aula. Veja algumas fotos na galeria abaixo.    A cada bimestre as atividades em campo são alternadas entre locais centrais e periféricos, “visando fotografar os espaços como exercício de percepção da cidade e, além disso, entender a função e a aplicação da fotografia no estudo dos espaços urbanos”, nos conta Celina Yamauchi, professora de fotografia da FAAP.    Ao todo foram realizadas quatro aulas externas, as quais reuniram cerca de 30 estudantes. A ‘Expedição Fotográfica’ do PDCP surgiu em 2022, quando Celina lecionava a disciplina ‘Jornalismo Visual II’ e, desde então, a proposta segue com a intenção de ampliar o território de investigação fotográfica, assim como considerar a ênfase ao caráter documental da


Na FAAP

Pesquisa do NiMD da FAAP mostra que os perfis com mais interações não são de influenciadores digitais

O Núcleo de Inovação e Mídia Digital da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) anuncia a publicação da mais recente edição do relatório Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), uma análise abrangente do comportamento dos usuários nas plataformas Facebook e Instagram, realizada em parceria com a Emplifi, empresa referência na área de Customer Experience. Esta edição do relatório oferece uma visão detalhada sobre a dinâmica das interações e do engajamento nas redes sociais, destacando a estabilidade no número de seguidores das páginas do Facebook e evidenciando sua boa performance como plataforma para vendas online, com a categoria de E-Commerce liderando em termos de interações. Já no Instagram, conteúdos relacionados a Esporte, Mídia e Entretenimento emergem como os mais engajadores, sugerindo uma alta capacidade de atração de usuários interessados nesses temas. Uma análise comparativa entre o quadro de Mediana de Interações por Página no Facebook e o quadro da Mediana de Interações por Perfil no Instagram revela, apesar das métricas distintas, uma clara superioridade do Instagram no que se refere à capacidade de engajar seus usuários nos perfis da plataforma. O quadro da Mediana de Fãs por Página pode ser uma ferramenta valiosa para as marcas notarem que, nas redes sociais, existe um interesse maior em conteúdos de categorias como Influenciadores (495 mil fãs), Mídia (258 mil fãs), Comunidades (198 mil fãs) e Entretenimento (189 mil fãs). “Estes dados mostram que páginas das categorias de Influenciadores, Mídia, Comunidades e Entretenimento representam áreas nas quais as marcas poderiam alinhar seu conteúdo, seja marcando presença nessas páginas ou incorporando esses temas às suas páginas institucionais”, explica o Prof. Adriano Cerullo, professor do curso de Publicidade e Propaganda da FAAP. Influenciadores possuem mais seguidores, mas Esportes geram mais interações O relatório reforçar aquilo que vemos no dia a dia: a categoria de Influenciadores no Instagram, tem uma mediana de seguidores significativamente maior em comparação com outras categorias. Esta tendência sublinha o papel central dos influenciadores digitais e celebridades na dinâmica de interações e engajamento na rede. Contudo, os dados apresentados neste relatório sobre o Instagram, referentes ao primeiro trimestre do ano, indicam que o tema Esporte liderou em termos de interações dos usuários, alcançando 330 mil interações. Este destaque sugere uma alta capacidade de engajamento e interesse dos usuários por conteúdos relacionados a atividades esportivas. Seguindo Esporte, a categoria Mídia, com 289 mil interações, demonstra sua força em gerar conversas e reações, sublinhando a importância das notícias e do jornalismo no estímulo ao diálogo e à interação na plataforma. Os temas de Entretenimento, por sua vez, também mostram um desempenho significativo, com 181 mil interações, evidenciando o interesse contínuo dos usuários por conteúdo diversificado que inclui cultura, lazer e diversão. Esta análise revela oportunidades estratégicas para as marcas. “A integração de temas de Esporte, Mídia e Entretenimento em seus perfis, ou a adoção de estratégias de colaboração com perfis influentes dessas categorias, pode ser uma abordagem eficaz para capturar a atenção e o interesse dos usuários”, comenta o professor Eric Messa, coordenador do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da FAAP. O relatório completo está disponível para download no link: https://www.faap.br/nimd/ms360faap.asp  Sobre o NIMD-FAAP O Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP, criado em 2013, tem como finalidade capacitar os profissionais da área, oferecer conhecimento prático aos estudantes de comunicação e ao público interessado no assunto e, especialmente, compartilhar com o mercado estudos e reflexões. A proposta é fomentar a evolução da linguagem digital e a comunicação entre marcas e seus consumidores. Sobre a Emplifi A Emplifi é a plataforma unificada líder global em Customer Experience, que reúne marketing, atendimento ao cliente e comércio social para ajudar as empresas a oferecer excelência em atendimento ao cliente. Mais de sete mil marcas no mundo, entre elas McDonald’s, Ford Motor Company e Delta Air Lines, confiam na plataforma para fornecer a seus clientes experiências excepcionais em cada ponto de contato. Para obter mais informações visite


Na FAAP

FAAP inaugura Cinema e nova ala de Audiovisual 

FAAP inaugurou, nesta terça-feira, a mais completa, tecnológica e sofisticada ala acadêmica de Audiovisual do Brasil, com evento lotado. Localizada no prédio 1 da Fundação, a nova ala atende os cursos de Cinema, Produção Audiovisual, Jornalismo e todos os outros cursos que de uma forma ou de outra transitam pelo mundo da comunicação. “Sinto uma enorme satisfação em poder inaugurar, hoje, esta ala de Audiovisual que, com certeza, vai perpetuar na linha do tempo de acontecimentos históricos e relevantes da FAAP”, comentou a Sra. Pilar Guillon Liotti, Membro do Conselho do MAB FAAP. O grande destaque da ala fica por conta do CINE FAAP, um cinema profissional de última geração, com capacidade para 88 pessoas. A sala de projeção é equipada com tecnologia de ponta e é a única sala digital do país, situada em uma instituição de ensino superior, que possui projeção 2K com sistema DCP, um projetor Christie Laser e som Dolby digital 5.1. Na entrada do cinema temos uma exposição permanente de cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca da FAAP. Além do cinema, a nova ala conta com dois superestúdios. Um de 114m² e outro de 133m², em 8,5m de pé-direito livre, totalizando 247 metros quadrados de espaço dedicados a filmagens, cenografias e afins. Chama a atenção também, um imponente estúdio de vidro para gravações de podcasts, além de mais 4 estúdios multiusos, estúdio de fotografia com um novíssimo laboratório de revelação analógica, sala de rádio, entre outras produções audiovisuais. Diversas ilhas de edição e equipamentos de última geração permitem ao aluno a experiência de aprender com o que há de mais atualizado no mercado profissional. Os estudantes têm à disposição Câmeras Blackmagic 4K, Sony PMW – F55 4K, mesa Pro Tools e Avid, salas de edição com isolamento acústico, ilha de edição 3D, computadores, pacote Adobe e todos os acessórios necessários para as produções mais complexas do cinema, entretenimento, jornalismo e audiovisuais no geral. Vale lembrar que a Filmoteca da FAAP é uma das três maiores do país, junto com a da Cinemateca Brasileira e a do MAM. Sua coleção inclui mais de 10 mil películas, 8 mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o Brasil. Com esta inauguração, a FAAP, uma instituição contemporânea que se atualiza todos os dias há 77 anos, se consolida como a maior referência no ensino de audiovisual do Brasil, oferecendo aos alunos as melhores ferramentas e tecnologias do mercado para o desenvolvimento de suas habilidades e projetos


Jornalismo

FAAP lança curso de extensão gratuito para jornalistas em parceria com a União Europeia

Buscando fomentar a troca de informações, debates e conscientização dos jornalistas sobre o papel da União Europeia como parceiro estratégico do Brasil, a FAAP lança a terceira edição do curso UE Debriefing em parceria com o Centro Jean Monnet.  As inscrições para o processo seletivo vão de 12 de junho a 12 de julho e podem ser feitas pelo link https://faapinscricao.crmeducacional.com/login/1220  Criado em 1990, pela Comissão Europeia, o programa Jean Monnet visa difundir e aprofundar o conhecimento nas áreas de Jornalismo e Relações Internacionais por meio do apoio às instituições que desempenham um papel ativo no ensino e na investigação sobre a integração europeia.   Nesta edição, 100% on-line, os participantes terão a oportunidade de debater com professores renomados da instituição e com convidados sobre os temas que fazem parte das principais pautas da UE.   Seguindo o sucesso do curso Agenda Global, oferecido pela instituição desde 2004, o UE Debriefing é uma oportunidade única para jornalistas e profissionais interessados em compreender melhor os impactos dessas pautas no mundo. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da FAAP.  O projeto é realizado por meio do FAAP – Centro Jean Monnet para Formação de Jornalistas e Decisores Políticos, cofinanciado pela União Europeia por parte do Programa Erasmus+.   ESTRUTURA: Serão realizados 9 encontros, em seletas terças-feiras, das 9h30 às 11h00.  CRONOGRAMA:  * 13/08: Mudanças Climáticas  * 27/08: Acordo Mercosul-EU  * 17/09: Parlamento Europeu  * 01/10: Questões Migratória  * 15/10: Populismo  * 29/10: Política Agrícola Comum  * 12/11: Segurança  * 26/11: Geopolítica Global  * 10/12: Ciência e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter