FAAP recebe renomado professor da Itália para falar sobre a Inteligência Artificial e suas implicâncias na lei 

FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


Prof. Paolo Carbone (à esq.) e prof. Fernando José da Costa (à dir.) | Foto: Rafayane Carvalho


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA



COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) teve o privilégio de receber o professor Paolo Carbone, renomado acadêmico da Università Roma Tre, para um debate significativo sobre o avanço da Inteligência Artificial (IA). Reconhecido como uma autoridade no campo do Direito, o professor Carbone é notório por suas contribuições para o desenvolvimento da IA, cujo impacto é muito grande em diversas esferas e implicações jurídicas. 

A presença do professor Carbone na FAAP reforça ainda mais a iniciativa instituição em estreitar relações de intercâmbio e parceria com diferentes instituições de ensino ao redor do mundo com benefício para ambas as partes. “Estamos trabalhando para um importante convênio da FAAP com a Università Roma Tre, que dará oportunidade para os alunos fazerem a dupla titulação, estudando aqui e na Itália; assim como os alunos da Itália estudarem aqui no Brasil. E dos professores da FAAP poderem lecionar na universidade italiana, e aos professores da Itália a oportunidade de lecionar aqui no Brasil.” disse o Prof. Fernando José da Costa, coordenador de Direito. 

A palestra ministrada pelo professor Carbone serviu como um estímulo para reflexões profundas sobre as fronteiras ainda não alcançadas pela Inteligência Artificial, bem como a necessidade de identificar denominadores comuns em situações aparentemente sem conexão. Ele destacou a transição digital em curso, evidenciando a importância das organizações se adaptarem a novos modelos de negócios para aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes, ressaltando a necessidade de uma abordagem cautelosa e estratégica nesse processo. 

“Hoje, nós estamos delegando muito da nossa vida às máquinas externas. (…) Um ataque no meio digital pode causar um dano bem maior do que uma bomba. Usada de forma adequada, a inteligência artificial nos oferece oportunidades”, disse o professor Paolo Carbone. 

Além disso, o professor Carbone apresentou uma análise comparativa dos modelos adotados pelos Estados Unidos, China e Europa no que diz respeito à regulação da IA, compartilhando insights valiosos sobre a nova legislação europeia que entrará em vigor em maio deste ano. Ele sublinhou os objetivos de longo prazo dessa legislação, destacando a importância dos direitos fundamentais, democracia, Estado de direito e sustentabilidade ambiental na formulação de políticas para o avanço responsável da IA. Sua conclusão ressalta a expectativa de que, mesmo daqui a um ano, estaremos ainda discutindo as primeiras aplicações legais desse fenômeno em constante evolução. 

“O AI ACT incentiva a inovação por meio da regulamentação que facilita experimentação e adaptação”, o professor conclui que espera que daqui um ano, ainda estaremos discutindo sobre as primeiras aplicações da lei. 

O CURSO DE DIREITO FAAP

O curso de Direito da FAAP é um bacharelado com duração de 5 anos, dividido em dez semestres no turno da manhã.

O curso é organizado em três etapas. Na primeira etapa são identificadas e desenvolvidas as habilidades individuais de cada estudante, ampliando sua formação cultural e humanística, para estimular a compreensão dos fatos e dos valores sociais de maior relevância para o mundo jurídico contemporâneo. A segunda etapa oferece a cada estudante o arcabouço técnico-profissional para o raciocínio jurídico e a operação de leis e julgamentos. Por fim, a terceira etapa possibilita a aplicação do conteúdo em práticas jurídicas tanto simuladas quanto reais.

Direito na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


MAB FAAP

FAAP será palco de exposição histórica sobre Salvador Dalí

A FAAP, conhecida por abrigar exposições históricas em seus salões, recebe agora a estreia mundial de Desafio Salvador Dalí: Uma Exposição Surreal na FAAP. A exposição, produzida pela Conteúdo Criativo, foi concebida pela empresa espanhola ArtDidaktik, sob licença e supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí. Apresenta reproduções idênticas de 100 obras de um dos artistas mais inventivos e importantes da arte mundial, a partir do dia 1º de maio, no MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira). A exposição é uma produção inédita e apresenta a vida e obra do artista exposta com novos suportes contemporâneos originais. As 100 obras mais importantes do artista espanhol estarão pela primeira vez juntas, em painéis gigantes fabricados na Espanha com as características exatas das pinturas originais, apresentadas com recursos de realidade aumentada. Além das obras, a exposição faz uma reconstrução fiel do ateliê onde Dalí materializou seu legado incluindo partes originais de sua residência litorânea em Port Lligat e as imagens de Gala, sua esposa e musa inspiradora. Apresenta também uma galeria audiovisual multimídia de última geração, composta por acervos exclusivos de Dalí como cineasta, designer, ilustrador, cenógrafo, diretor de arte e personagem publicitário com conteúdos originais. O público poderá interagir com as suas obras e baixar vídeos, e haverá, ainda, uma sala em que óculos de realidade aumentada irão aprofundar a experiência de criação do

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter