Aula magna do curso de Relações Internacionais recebeu o embaixador Marcos Azambuja e o economista Roberto Teixeira da Costa


DATA


COMPARTILHE



DATA



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Os alunos do curso de Relações Internacionais tiveram a oportunidade de ouvir um pouco sobre a trajetória do economista Roberto Teixeira da Costa, que acompanhado do embaixador Marcos Azambuja, estiveram na FAAP, em 09 de agosto, para a aula magna do curso e lançamento do livro do economista, “Is Brazil Afraid of the World? Discussing Brazilian Foreign Affairs and Challenges”.


Roberto Teixeira contou histórias interessantes sobre os primeiros passos da sua carreira e a escolha pela Economia, que o tornaram um dos mais importantes nomes do mercado financeiro no Brasil. “A Economia abriu meus horizontes em uma época que não era uma área muito disputada”, disse o convidado.

O embaixador Marcos Azambuja falou sobre o livro, cujo prefácio foi escrito por ele: “as pesquisas feitas por Roberto no livro, são o resultado de uma madura e sempre atualizada reflexão e de contatos frequentes, em vários países, com atores públicos e privados que promovem as mudanças de expectativas e das regras do jogo com que hoje nos defrontamos”.

A obra aborda assuntos importantes sobre a inserção internacional do país, discute hipóteses sobre o isolamento do Brasil no cenário global e fala sobre parcerias estratégicas.

Sobre a política externa, o embaixador frisou que o país está vivendo o seu melhor momento. “O Brasil é um ator essencial na tomada de decisão e há um consenso na importância da voz do país lá fora. Temos uma matriz energética dos sonhos, território, população e PIB impossíveis de ignorar. Com isso vem as responsabilidades ambientais, sociais e políticas”, concluiu.

Com mediação da coordenadora do curso, Fernanda Magnotta, e com o tema “O Brasil tem medo do mundo? Discutindo relações exteriores e desafios brasileiros”, os convidados responderam a questões dos alunos quanto à participação do Brasil no G20, como os jovens podem atuar nas discussões internacionais que envolvem diplomacia e lideranças, e se os outros países também têm medo do Brasil e o porquê. Ao final do evento foram sorteados 40 livros entre os estudantes.


Fotos: Fernando Silveira/FAAP

Mercado e comportamento no Século XXI

Garanta sua vaga

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAPCAST | Professores falam sobre “O Caos Contemporâneo” 

O FAAPCAST da semana, apresentado pela profa. Ana Julia Ribeiro, recebeu os professores Luiz Felipe Pondé e Gabriela Tessitore para uma conversa que envolveu a trajetória de ambos e assuntos sobre Pós-Graduação e a sociedade contemporânea.  A trajetória educacional influencia de maneira significativa suas escolhas e realizações profissionais. Um exemplo concreto desse fenômeno é Gabriela Tessitore, cuja jornada na FAAP começou no curso de Direito. No entanto, ao ingressar no mercado de trabalho como estagiária, percebeu que a advocacia não correspondia às suas expectativas. Foi somente após o convite de uma amiga para assistir às aulas de Comunicação que Gabriela decidiu trocar de curso. Movida por esse novo interesse, foi para o curso de Cinema, no qual se formou e, hoje, integra a Coordenação de Pós-Graduação da instituição.   Outro exemplo notável é o do renomado Luiz Felipe Pondé, cuja relação com a FAAP ultrapassa 28 anos. Sua jornada como professor teve início quando uma colega, que já era docente na instituição, o convidou para lecionar no campo da Comunicação, convite esse que ele aceitou prontamente e segue até os dias atuais.   Em conversas sobre os tempos de pandemia e ascensão do ensino à distância, Pondé destaca a importância do conteúdo de qualidade, independentemente da plataforma de entrega. Ele ressalta as mudanças no mercado da comunicação ao longo dos anos e enfatiza a necessidade de adaptação e inovação nesse contexto.   A doutoranda em filosofia, Gabriela, compartilha sua perspectiva sobre o impacto dos estudos multidisciplinares em sua formação acadêmica. Com vasta experiência internacional, ela enfatiza que a Pós-Graduação é ideal para o ensino a distância, desde que mantida a qualidade do conteúdo. Como coordenadora de Pós-Graduação na FAAP, ela assume o compromisso de garantir a excelência educacional aos alunos, seja qual for a modalidade de ensino.   Ao discorrer sobre o curso mais recente e sobre o conceito de Caos Contemporâneo, Pondé o define como uma representação estética das incertezas e desafios do mundo atual. Ele enfatiza a importância desse conceito como uma ferramenta para enfrentar os dilemas da contemporaneidade.  “Para nós, o Caos Contemporâneo é um conceito que ajuda você a enfrentar um mundo no qual você está inserido, onde existem poucas certezas, mas muitos problemas que a gente precisa lidar”. disse Pondé.  Gabriela Tessitore e Luiz Felipe Pondé colaboraram na organização de um curso intitulado “O Caos Contemporâneo”, que será ministrado por Pondé de forma gratuita e on-line de 24 até o dia 29 de abril. Este curso servirá como prelúdio para uma Pós-Graduação de um ano de duração.   O podcast com a conversa toda está disponível no canal do YouTube da FAAP, clicando aqui. E, para garantir a vaga no curso gratuito do Luiz Felipe Pondé, é só clicar aqui.

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter