Aula magna do curso de Relações Internacionais recebeu o embaixador Marcos Azambuja e o economista Roberto Teixeira da Costa


DATA


COMPARTILHE



DATA



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Os alunos do curso de Relações Internacionais tiveram a oportunidade de ouvir um pouco sobre a trajetória do economista Roberto Teixeira da Costa, que acompanhado do embaixador Marcos Azambuja, estiveram na FAAP, em 09 de agosto, para a aula magna do curso e lançamento do livro do economista, “Is Brazil Afraid of the World? Discussing Brazilian Foreign Affairs and Challenges”.


Roberto Teixeira contou histórias interessantes sobre os primeiros passos da sua carreira e a escolha pela Economia, que o tornaram um dos mais importantes nomes do mercado financeiro no Brasil. “A Economia abriu meus horizontes em uma época que não era uma área muito disputada”, disse o convidado.

O embaixador Marcos Azambuja falou sobre o livro, cujo prefácio foi escrito por ele: “as pesquisas feitas por Roberto no livro, são o resultado de uma madura e sempre atualizada reflexão e de contatos frequentes, em vários países, com atores públicos e privados que promovem as mudanças de expectativas e das regras do jogo com que hoje nos defrontamos”.

A obra aborda assuntos importantes sobre a inserção internacional do país, discute hipóteses sobre o isolamento do Brasil no cenário global e fala sobre parcerias estratégicas.

Sobre a política externa, o embaixador frisou que o país está vivendo o seu melhor momento. “O Brasil é um ator essencial na tomada de decisão e há um consenso na importância da voz do país lá fora. Temos uma matriz energética dos sonhos, território, população e PIB impossíveis de ignorar. Com isso vem as responsabilidades ambientais, sociais e políticas”, concluiu.

Com mediação da coordenadora do curso, Fernanda Magnotta, e com o tema “O Brasil tem medo do mundo? Discutindo relações exteriores e desafios brasileiros”, os convidados responderam a questões dos alunos quanto à participação do Brasil no G20, como os jovens podem atuar nas discussões internacionais que envolvem diplomacia e lideranças, e se os outros países também têm medo do Brasil e o porquê. Ao final do evento foram sorteados 40 livros entre os estudantes.


Fotos: Fernando Silveira/FAAP

Cursos Livres e Idiomas FAAP 2024

Confira a lista de cursos

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Relações Internacionais

Fernanda Magnotta compõe o grupo Global Fellows do Wilson Center

A professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e liderança à frente do BIA, o novo programa na área de negócios da instituição, acaba de ser convidada para compor o seleto grupo de “Global Fellows” do Wilson Center, de Washinton, DC. Trata-se de um dos mais poderosos think tanks do mundo e dos maiores dos Estados Unidos. Esse gesto reconhece a Profa. Magnotta como uma liderança intelectual no Brasil e a inclui como parte de uma das redes de relacionamento mais prestigiadas do planeta. Fernanda é prata da casa. Graduou-se na FAAP, em 2009, tornou-se parte do corpo docente ainda como “jovem professora”, em 2010, e ocupa a coordenação do curso de Relações Internacionais desde 2013. Ao todo, já são 14 anos de docência e dedicação a inúmeros projetos. Fernanda tem mestrado e doutorado na área, é especialista em política dos EUA, com foco nas relações entre EUA-China-América Latina. Seu trabalho inclui publicações acadêmicas e artigos de opinião especializados com circulação em diferentes idiomas. Já foi consultora da Comissão de Relações Internacionais da OAB, em São Paulo, e atualmente é Senior Fellow do CEBRI, do Rio de Janeiro. Além disso, contribui regularmente como colunista para o Portal UOL e para a Rádio CBN. Reconhecida internacionalmente, liderou a delegação da Cúpula da Juventude do G20 do Brasil na China, e observou as eleições dos EUA de 2016 em Ohio, convidada pela Embaixada dos EUA. Selecionada para o Programa W30 da UCLA em 2017, está entre os top 30 em gestão acadêmica global. Recebeu uma concorrida bolsa Fulbright para realizar pesquisa na University of Southern California em 2022. Suas análises aparecem nos principais meios de comunicação no Brasil, nos EUA e na Europa frequentemente. Magnotta é palestrante regular de cursos e treinamentos para diplomatas e oficiais militares, lidera projetos envolvendo autoridades, pesquisadores e o setor privado principalmente no Brasil e nos Estados


Na FAAP

Curso de Relações Internacionais da FAAP fica no top 5 de instituições privadas do Brasil segundo Ruf-Folha 2023

O curso de Relações Internacionais do Centro Universitário FAAP, ocupa a 5ª posição entre as universidades particulares no Brasil, no ranking universitário da Folha. O ranking abrange a avaliação de mais de 2.200 instituições de ensino, incluindo universidades, centros universitários e faculdades. A metodologia atual, desenvolvida em 2012, avalia as universidades com base em cinco indicadores: pesquisa científica, internacionalização, inovação, qualidade do ensino e avaliação do mercado de trabalho. Sobre o curso: O curso de Relações Internacionais na FAAP integra o programa Business and International Affairs, que permite que o aluno obtenha três diplomas nas áreas de Economia, Administração e Relações Internacionais, em seis anos de estudo, personalizando sua formação de acordo com seus interesses e aspirações profissionais. Uma novidade no cenário educacional, o BIA tem o objetivo de formar profissionais com olhar internacional e amplo repertório político, econômico e cultural, além de fortalecer conhecimentos nos campos da estratégia, lógica, negociação e comunicação, preparando os alunos para se destacarem em um mercado de trabalho cada vez mais complexo e competitivo. Com uma ênfase em habilidades práticas, resolução de problemas e compreensão dos mercados globais, os estudantes passarão por imersões e missões ao longo de sua jornada acadêmica, terão acesso a laboratórios e parcerias para práticas especializadas e participarão de projetos e iniciativas de internacionalização. Saiba mais sobre o curso

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter