RELATÓRIO “MÍDIAS SOCIAIS 360º” (#MS360FAAP) REVELA QUE INSTAGRAM E YOUTUBE DEVEM SER AS “ESTRELAS” DE 2018 PARA AS MARCAS

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Em 2014, quando nasceu o primeiro estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) – fruto da parceria entre a FAAP e a Socialbakers – a realidade das redes sociais era outra.

O relatório mais recente, referente ao último trimestre de 2017, dá conta de que o Facebook ainda é a rede em que as marcas alcançam melhores resultados em volume de fãs. No entanto, nota-se que vem perdendo destaque ao longo dos anos, devido ao crescimento de duas outras plataformas: o YouTube, que aumentou quase 800%, e o Instagram em que as marcas alcançaram mais de um milhão de seguidores em média, equivalendo a um crescimento de mais de 2000% ao longo de três anos.

A supremacia do vídeo

No segmento “Entretenimento”, entre as 100 maiores páginas em números de interações no Facebook, as postagens em vídeo foram crescendo de menos de 10%, entre 2015 e 2016, para cerca de 40% do conteúdo publicado em 2017.

No YouTube, os números são relevantes. O ano de 2014 terminou com as marcas tendo uma média de 16.598 inscritos em seus canais, número que subiu para 36.315 no ano seguinte. No fim de 2016, a quantidade de assinantes praticamente dobrou, alcançando 70.814. O ano passado, por sua vez, terminou com um total de 149.244 inscritos, ou seja, um crescimento de quase 800% em três anos.

A força do Instagram

Quando o estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) foi iniciado, o Instagram não possuía a opção de postagem de vídeos. Essa ferramenta só passou a ser oferecida no segundo trimestre de 2015. Naquele início, as postagens em vídeo tinham uma média de 999 curtidas e 38 comentários. Já as fotos ficavam por volta de 1.420 curtidas e 33 comentários. No último trimestre de 2017, os vídeos tiveram 2.448 curtidas e 71 comentários, na média, e as fotos passaram a 4.448 curtidas e 67 comentários.

O Instagram também foi a rede que mais cresceu desde 2014. No último trimestre daquele ano, um perfil de marca tinha, em média, pouco mais de 49 mil seguidores. Em 2017, o número foi de 1 milhão de seguidores, o que representa um aumento de mais de 2000%.

Ao observar os três anos do estudo, é possível, segundo os pesquisadores, visualizar algumas tendências nas redes sociais:

•Para tentar se adaptar às mudanças do algoritmo do Facebook, as marcas vêm postando mais em suas páginas. A exceção é o segmento “Bens de consumo”, que reduziu o número médio de postagens nos últimos três anos. Esse movimento de mais postagens deve continuar. No Instagram, a tendência é a mesma.

•A maior parte das marcas usa de duas a três hashtags no Instagram. Pelo bom retorno obtido, essa tática deve continuar sendo usada.

•Por conta de novos recursos como o Stories, o Instagram deve ganhar ainda mais relevância para as marcas no Brasil.

•Os vídeos no YouTube continuarão com média de 5 minutos de duração. Já a média de visualizações e comentários de cada vídeo deve crescer ao longo de 2018.

O estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) é composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas – dos setores de Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional – e de seus seguidores. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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Em 2014, quando nasceu o primeiro estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) – fruto da parceria entre a FAAP e a Socialbakers – a realidade das redes sociais era outra.

O relatório mais recente, referente ao último trimestre de 2017, dá conta de que o Facebook ainda é a rede em que as marcas alcançam melhores resultados em volume de fãs. No entanto, nota-se que vem perdendo destaque ao longo dos anos, devido ao crescimento de duas outras plataformas: o YouTube, que aumentou quase 800%, e o Instagram em que as marcas alcançaram mais de um milhão de seguidores em média, equivalendo a um crescimento de mais de 2000% ao longo de três anos.

A supremacia do vídeo

No segmento “Entretenimento”, entre as 100 maiores páginas em números de interações no Facebook, as postagens em vídeo foram crescendo de menos de 10%, entre 2015 e 2016, para cerca de 40% do conteúdo publicado em 2017.

No YouTube, os números são relevantes. O ano de 2014 terminou com as marcas tendo uma média de 16.598 inscritos em seus canais, número que subiu para 36.315 no ano seguinte. No fim de 2016, a quantidade de assinantes praticamente dobrou, alcançando 70.814. O ano passado, por sua vez, terminou com um total de 149.244 inscritos, ou seja, um crescimento de quase 800% em três anos.

A força do Instagram

Quando o estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) foi iniciado, o Instagram não possuía a opção de postagem de vídeos. Essa ferramenta só passou a ser oferecida no segundo trimestre de 2015. Naquele início, as postagens em vídeo tinham uma média de 999 curtidas e 38 comentários. Já as fotos ficavam por volta de 1.420 curtidas e 33 comentários. No último trimestre de 2017, os vídeos tiveram 2.448 curtidas e 71 comentários, na média, e as fotos passaram a 4.448 curtidas e 67 comentários.

O Instagram também foi a rede que mais cresceu desde 2014. No último trimestre daquele ano, um perfil de marca tinha, em média, pouco mais de 49 mil seguidores. Em 2017, o número foi de 1 milhão de seguidores, o que representa um aumento de mais de 2000%.

Ao observar os três anos do estudo, é possível, segundo os pesquisadores, visualizar algumas tendências nas redes sociais:

•Para tentar se adaptar às mudanças do algoritmo do Facebook, as marcas vêm postando mais em suas páginas. A exceção é o segmento “Bens de consumo”, que reduziu o número médio de postagens nos últimos três anos. Esse movimento de mais postagens deve continuar. No Instagram, a tendência é a mesma.

•A maior parte das marcas usa de duas a três hashtags no Instagram. Pelo bom retorno obtido, essa tática deve continuar sendo usada.

•Por conta de novos recursos como o Stories, o Instagram deve ganhar ainda mais relevância para as marcas no Brasil.

•Os vídeos no YouTube continuarão com média de 5 minutos de duração. Já a média de visualizações e comentários de cada vídeo deve crescer ao longo de 2018.

O estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) é composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas – dos setores de Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional – e de seus seguidores. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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Master em Liderança, Política e Gestão Pública

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Na FAAP

Tudo sobre o debate entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo que acontecerá na FAAP 

No dia 14 de agosto, o Teatro FAAP será palco de um debate entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo. O evento, promovido pelo Estadão, Terra e FAAP, acontecerá a partir das 10h, entre os pré-candidatos anunciados até o momento estão Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Kim Kataguiri (União Brasil), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).  Os temas a serem discutidos serão sorteados no início de cada bloco, garantindo um debate dinâmico e abrangente sobre questões de interesse do eleitorado. A jornalista Roseann Kennedy será a mediadora do evento, iniciando cada bloco com uma pergunta. Os convidados terão a oportunidade de dirigir questões aos candidatos, que serão divididos em três duplas ao longo dos blocos, permitindo uma interação entre todos.  Além das perguntas dos convidados e de Roseann, os pré-candidatos também poderão questionar uns aos outros, com direito à réplica para quem fizer a primeira pergunta. Em três momentos do debate, dois candidatos responderão individualmente a perguntas gravadas previamente pelo público, garantindo a participação direta da sociedade no evento.  Luis Sobral, CEO da FAAP, destaca a importância deste evento como uma evolução das sabatinas individuais já realizadas na instituição.  “Como fundação educacional, acreditamos que o debate é essencial para conhecermos melhor nossos futuros governantes. A FAAP já promove reflexão sobre candidatos de várias formas e, agora, oferece um debate em parceria com o Estadão para garantir que essa reflexão seja o mais democrática possível, alcançando o maior número de pessoas”.  Para mais detalhes, acesse a matéria completa publicada pelo Estadão. Não perca a transmissão ao vivo do debate pelos canais digitais do Estadão, do Terra e da


Na FAAP

Inscrições abertas para o Master em Liderança, Política e Gestão Pública com missão internacional 

A FAAP, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), está com inscrições abertas para a 9ª turma do Master em Liderança, Política e Gestão Pública (MLG). Este programa de pós-graduação lato sensu visa formar líderes que atuem na lógica pública em diversos setores e esferas de poder no Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, e as aulas terão início no dia 20 de fevereiro de 2025.  Destinado a gestores públicos, agentes políticos, lideranças do terceiro setor e profissionais do universo empresarial envolvidos com políticas públicas e relações governamentais, o objetivo do MLG é preparar estadistas capazes de implementar políticas públicas que deixem um legado relevante para a sociedade. O curso é estruturado em quatro trilhas de conhecimento: Liderança, Métodos, Gestão Pública e Política, e utiliza uma abordagem diversificada de ensino que inclui debates, pesquisas, leituras, aulas expositivas e trabalhos em grupo.  Este é o segundo ano consecutivo que o curso é oferecido em parceria com o CLP aqui na FAAP. O corpo docente conta com professores com sólida experiência acadêmica e profissional em diversas áreas, sob coordenação da professora Anny Medeiros. Nossa rede é formada por 222 líderes públicos distribuídos em mais de 21 estados, 64 municípios e até 4 países.  Um dos destaques do MLG é a missão internacional, que será realizada em local a ser definido no primeiro trimestre de 2025, visando compartilhar e acompanhar práticas inovadoras em gestão pública. As três primeiras turmas do curso foram para a escola de governo de Harvard, nos Estados Unidos. Já a quarta, quinta e sexta turma viajaram para a Blavatnik School of Government, em Oxford, na Inglaterra. Por fim, a sétima turma esteve na Finlândia e na Estônia, onde visitaram políticas públicas de impacto desses países em diferentes áreas, como transformação digital, pesquisa, economia, educação, saúde, segurança, infraestrutura e transportes, entre outras.   “Oferecemos todo o suporte para fomentar uma rede de líderes públicos que transforme o Brasil. Os servidores estão cada vez mais conscientes que mudanças de impacto na administração pública só acontecem com capacidade de liderança, conhecimento técnico e habilidade de articulação política. O MLG forma bons gestores a partir dessas premissas”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.  Para mais informações sobre o curso e para se inscrever, acesse:


Cinema

Diretor M. Night Shyamalan visita a FAAP e ministra uma masterclass exclusiva para alunos e ex-alunos 

Hoje, dia 19 de julho, a FAAP recebeu o famoso diretor M. Night Shyamalan, que conduziu uma masterclass exclusiva para os alunos. O evento faz parte do tour de divulgação do novo filme “Armadilha”, promovido pela Warner Bros., que estreia nos cinemas no dia 8 de agosto.  A masterclass, que contou com tradução simultânea, proporcionou uma experiência única para os alunos da FAAP. Durante o evento, Shyamalan sorteou cinco estudantes que tiveram a oportunidade de subir ao palco, ganhar pôsteres autografados e tirar fotos com o diretor.  O diretor indiano-norte-americano é conhecido pelos filmes “Olhos Abertos” (1998), “O Sexto Sentido” (1999), “Sinais” (2002), “Fragmentado” (2016), entre muitos outros títulos de sucesso. Além de ser muito reconhecido internacionalmente, o diretor possui muitos seguidores brasileiros nas redes sociais, e por isso o Brasil foi a primeira parada oficial da turnê global do filme. Após o Brasil, o tour seguirá para o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos.  Conversa com o diretor  Shyamalan compartilhou com os alunos a relevância da formação acadêmica em sua trajetória. Afirmou que a faculdade permitiu que ele se concentrasse totalmente no cinema, desconsiderando outras distrações da vida. Ele aconselhou os alunos da FAAP a valorizarem as oportunidades acadêmicas e a se dedicarem ao aprendizado, mais do que ao diploma ou às festas. “Eu fiz o que vocês estão fazendo, eu fui para uma faculdade e isso me permitiu deixar o resto da vida de lado e focar inteiramente no cinema e tratá-lo com respeito”.  Durante a masterclass, ele discutiu seu processo de produção de filmes de suspense, como ele se concentra nos sentimentos dos personagens ao invés de seguir uma receita clichê de filmes do gênero. Ele também contou um pouco do que podemos esperar de seu novo filme “Armadilha” e os desafios de produzir um filme que se passa durante um show, exigindo coordenação entre duas produções complexas.  O diretor também compartilhou momentos inspiradores e emocionantes de sua trajetória, como o impacto de um comentário encorajador de uma assistente em um momento de dúvida no início da carreira e a influência de sua filha em seu último trabalho. Duas figuras jovens que o fizeram lembrar da importância de manter a humildade e a conexão com todos os aspectos da produção cinematográfica, independentemente dos recursos disponíveis, para que o sucesso não afaste do que realmente importa durante a produção.  Shyamalan encerrou com um conselho inspirador: “Enquanto vocês estiverem tentando ser aceitos [falando sobre trabalhos] ou conquistar algo, vocês precisam de um propósito. O pagamento, dinheiro e outras coisas virão se você fizer as coisas corretamente. Então lembrem-se do objetivo final de vocês”. Ele também enfatizou a importância de não buscar aprovação externa, mas de serem honestos e fiéis a si e ao trabalho.  Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema, comentou após a palestra: “Isso para os alunos é incrível, porque eles vão entender um pouco do processo da produção, um pouco das agruras que um diretor passa, como escreve um roteiro. Então profissionalmente isso não tem preço, você traz in loco um diretor de tamanha expressão como ele, que traz toda sua experiência para os alunos e ex-alunos ouvirem, sentirem e aprender um pouco sobre essa loucura que é fazer cinema”.     Durante a aula, o diretor respondeu perguntas de alunos e professores, proporcionando uma oportunidade única de interação com um dos diretores mais influentes de Hollywood. Esta foi mais uma experiência enriquecedora proporcionada pela FAAP, promovendo um aprendizado inspirador para seus

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