RELATÓRIO “MÍDIAS SOCIAIS 360º” (#MS360FAAP) REVELA QUE INSTAGRAM E YOUTUBE DEVEM SER AS “ESTRELAS” DE 2018 PARA AS MARCAS

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Em 2014, quando nasceu o primeiro estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) – fruto da parceria entre a FAAP e a Socialbakers – a realidade das redes sociais era outra.

O relatório mais recente, referente ao último trimestre de 2017, dá conta de que o Facebook ainda é a rede em que as marcas alcançam melhores resultados em volume de fãs. No entanto, nota-se que vem perdendo destaque ao longo dos anos, devido ao crescimento de duas outras plataformas: o YouTube, que aumentou quase 800%, e o Instagram em que as marcas alcançaram mais de um milhão de seguidores em média, equivalendo a um crescimento de mais de 2000% ao longo de três anos.

A supremacia do vídeo

No segmento “Entretenimento”, entre as 100 maiores páginas em números de interações no Facebook, as postagens em vídeo foram crescendo de menos de 10%, entre 2015 e 2016, para cerca de 40% do conteúdo publicado em 2017.

No YouTube, os números são relevantes. O ano de 2014 terminou com as marcas tendo uma média de 16.598 inscritos em seus canais, número que subiu para 36.315 no ano seguinte. No fim de 2016, a quantidade de assinantes praticamente dobrou, alcançando 70.814. O ano passado, por sua vez, terminou com um total de 149.244 inscritos, ou seja, um crescimento de quase 800% em três anos.

A força do Instagram

Quando o estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) foi iniciado, o Instagram não possuía a opção de postagem de vídeos. Essa ferramenta só passou a ser oferecida no segundo trimestre de 2015. Naquele início, as postagens em vídeo tinham uma média de 999 curtidas e 38 comentários. Já as fotos ficavam por volta de 1.420 curtidas e 33 comentários. No último trimestre de 2017, os vídeos tiveram 2.448 curtidas e 71 comentários, na média, e as fotos passaram a 4.448 curtidas e 67 comentários.

O Instagram também foi a rede que mais cresceu desde 2014. No último trimestre daquele ano, um perfil de marca tinha, em média, pouco mais de 49 mil seguidores. Em 2017, o número foi de 1 milhão de seguidores, o que representa um aumento de mais de 2000%.

Ao observar os três anos do estudo, é possível, segundo os pesquisadores, visualizar algumas tendências nas redes sociais:

•Para tentar se adaptar às mudanças do algoritmo do Facebook, as marcas vêm postando mais em suas páginas. A exceção é o segmento “Bens de consumo”, que reduziu o número médio de postagens nos últimos três anos. Esse movimento de mais postagens deve continuar. No Instagram, a tendência é a mesma.

•A maior parte das marcas usa de duas a três hashtags no Instagram. Pelo bom retorno obtido, essa tática deve continuar sendo usada.

•Por conta de novos recursos como o Stories, o Instagram deve ganhar ainda mais relevância para as marcas no Brasil.

•Os vídeos no YouTube continuarão com média de 5 minutos de duração. Já a média de visualizações e comentários de cada vídeo deve crescer ao longo de 2018.

O estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) é composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas – dos setores de Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional – e de seus seguidores. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


DATA



CATEGORIA


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Em 2014, quando nasceu o primeiro estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) – fruto da parceria entre a FAAP e a Socialbakers – a realidade das redes sociais era outra.

O relatório mais recente, referente ao último trimestre de 2017, dá conta de que o Facebook ainda é a rede em que as marcas alcançam melhores resultados em volume de fãs. No entanto, nota-se que vem perdendo destaque ao longo dos anos, devido ao crescimento de duas outras plataformas: o YouTube, que aumentou quase 800%, e o Instagram em que as marcas alcançaram mais de um milhão de seguidores em média, equivalendo a um crescimento de mais de 2000% ao longo de três anos.

A supremacia do vídeo

No segmento “Entretenimento”, entre as 100 maiores páginas em números de interações no Facebook, as postagens em vídeo foram crescendo de menos de 10%, entre 2015 e 2016, para cerca de 40% do conteúdo publicado em 2017.

No YouTube, os números são relevantes. O ano de 2014 terminou com as marcas tendo uma média de 16.598 inscritos em seus canais, número que subiu para 36.315 no ano seguinte. No fim de 2016, a quantidade de assinantes praticamente dobrou, alcançando 70.814. O ano passado, por sua vez, terminou com um total de 149.244 inscritos, ou seja, um crescimento de quase 800% em três anos.

A força do Instagram

Quando o estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) foi iniciado, o Instagram não possuía a opção de postagem de vídeos. Essa ferramenta só passou a ser oferecida no segundo trimestre de 2015. Naquele início, as postagens em vídeo tinham uma média de 999 curtidas e 38 comentários. Já as fotos ficavam por volta de 1.420 curtidas e 33 comentários. No último trimestre de 2017, os vídeos tiveram 2.448 curtidas e 71 comentários, na média, e as fotos passaram a 4.448 curtidas e 67 comentários.

O Instagram também foi a rede que mais cresceu desde 2014. No último trimestre daquele ano, um perfil de marca tinha, em média, pouco mais de 49 mil seguidores. Em 2017, o número foi de 1 milhão de seguidores, o que representa um aumento de mais de 2000%.

Ao observar os três anos do estudo, é possível, segundo os pesquisadores, visualizar algumas tendências nas redes sociais:

•Para tentar se adaptar às mudanças do algoritmo do Facebook, as marcas vêm postando mais em suas páginas. A exceção é o segmento “Bens de consumo”, que reduziu o número médio de postagens nos últimos três anos. Esse movimento de mais postagens deve continuar. No Instagram, a tendência é a mesma.

•A maior parte das marcas usa de duas a três hashtags no Instagram. Pelo bom retorno obtido, essa tática deve continuar sendo usada.

•Por conta de novos recursos como o Stories, o Instagram deve ganhar ainda mais relevância para as marcas no Brasil.

•Os vídeos no YouTube continuarão com média de 5 minutos de duração. Já a média de visualizações e comentários de cada vídeo deve crescer ao longo de 2018.

O estudo “Mídias Sociais 360º” (#MS360FAAP) é composto por diferentes gráficos nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas – dos setores de Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas / Institucional – e de seus seguidores. Os relatórios estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.

Vestibular FAAP 2024

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Direito

Folha de S. Paulo destaca parceria da FAAP com universidades europeias para alunos de Direito 

Conforme destacado pelo jornal Folha de S. Paulo, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) firmou uma parceria estratégica com três universidades europeias. A colaboração visa enriquecer a experiência acadêmica dos alunos de Direito da instituição, proporcionando-lhes oportunidades únicas de intercâmbio internacional.  A notícia ganha destaque ao ressaltar que, ao participarem desse intercâmbio, os alunos da FAAP não apenas ampliam seus horizontes culturais, mas também não perdem o semestre letivo. Essa abordagem permite que os estudantes vivenciem novas perspectivas acadêmicas e culturais, sem comprometer seus estudos.  A FAAP, reconhecida por sua visão globalizada, já possui convênios com mais de 350 universidades ao redor do mundo, consolidando-se como uma instituição comprometida com a formação acadêmica internacional de seus alunos. A parceria com universidades europeias para os alunos de Direito é mais um passo em direção à excelência acadêmica e à formação de profissionais globais, prontos para enfrentar os desafios da profissão.  O coordenador do curso, Fernando José da Costa, ressalta que “Ter vivido e estudado no exterior é frequentemente valorizado pelos empregadores, destacando a adaptabilidade, a diversidade de perspectivas e o empenho em desafios impostos por conviver em outros países”.  Destacando o compromisso da FAAP em preparar profissionais capazes de lidar com as demandas contemporâneas, o curso de Direito da instituição visa formar estudantes não apenas como juristas, mas como agentes ativos em uma sociedade cada vez mais complexa. O programa oferece uma abordagem holística, permitindo que os alunos compreendam aspectos históricos, políticos e econômicos em um contexto nacional e internacional.  Leia a matéria completa: clique aqui  O CURSO DE DIREITO FAAP  O curso de Direito da FAAP proporciona uma formação abrangente e aprofundada sobre as relações humanas, as práticas legais e o funcionamento dos sistemas jurídicos. São oferecidas todas as matérias tradicionais da formação jurídica (Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual, Direito Empresarial, Direito Internacional, Ética Profissional etc.) em conjunto com atividades culturais e disciplinas humanísticas (Teatro, Oratória, Filosofia, Psicologia etc.), que permitem conhecimentos sobre Justiça e Poder, Segurança Pública e Segurança Jurídica, Tecnologia e Relações Digitais, Direito Ambiental Empresarial, Direito Desportivo, Direito do Entretenimento


Design

Da FAAP para o mundo: Bianca Cutait fala sobre sua trajetória como marchand em Nova York

A ex-aluna Bianca Cutait voltou ao campus da FAAP nesta terça-feira, 06, para falar sobre a carreira de sucesso que vem construindo como marchand no disputado mercado de artes em Nova York. Ela participou de uma live conduzida pelo professor Rubens Fernandes Junior. Desde que saiu da FAAP, Bianca se especializou no mercado de artes, galerias e grandes exposições. Ela tem o orgulho de dizer que é a primeira (e única!) executiva latina da casa de leilões Bonhams, uma das maiores e mais renomadas do mundo. De passagem no Brasil para captar obras para consignar para os Estados Unidos, Europa e outros lugares, a executiva acredita que os olhos estão voltados para o mercado de arte brasileiro. Bianca contou que já ocupou cargos em diversas posições na indústria da arte no Brasil, Estados Unidos e Suíça. De perfil “mão na massa”, ela chegou a varrer o chão e pintar paredes de galerias, até alcançar a importante posição que ocupa hoje. A paulistana também já escreveu sobre o mercado de arte para publicações de grande porte, como Robb Report Brasil, Forbes e Vogue. “A educação formal universitária é extremamente importante para os passos que você vai dar na frente”, disse Bianca. Ela contou que a FAAP foi um dos principais pilares de sua carreira. Ela ingressou como aluna de Administração, mas no meio do curso decidiu fazer uma transferência interna para Relações Públicas, área na qual se formou. Bianca hoje trabalha na Bonhams como especialista em arte do pós-guerra e contemporânea. E, além disso, também fundou uma consultoria de arte internacional com uma galeria em Miami, exibindo tanto artistas americanos quanto latino-americanos. Ela também é proprietária em um negócio de produtos de canabidiol nos Estados Unidos e especialista em NFTs. Durante a entrevista, Bianca revelou que é fluente em português, inglês, espanhol, italiano e estudante de francês. Diz que é curiosa e nerd, e aprendeu línguas para poder ler histórias e textos nas suas línguas nativas, não só as peças traduzidas. Assista aqui a entrevista na íntegra. A entrevista foi conduzida pelo professor Rubens Fernandes Junior, que além de uma belíssima carreira de mais de quatro décadas na FAAP é um importante pesquisador, colecionador e crítico de fotografia, ex-curador de fotos da Pinacoteca e do MASP e organizador de diversos livros e exposições sobre o


Na FAAP

Calouro: preparamos um espaço com dicas para o início da sua jornada na FAAP! 

Matrícula, lugares, pessoas, acessos… quanta coisa nova, não é mesmo? Por isso, preparamos uma página com as respostas das dúvidas mais comuns para te ajudar neste início por aqui.   Acesse: https://www2.faap.br/welcome/ e fique por dentro do universo da FAAP!   Quais são as dúvidas mais comuns dos calouros?   Como localizar as salas de aula?   Encontrar sua sala de aula é muito fácil! Os números das salas na FAAP são compostos por três informações em apenas um código: o prédio, o andar e a sala. Por exemplo, a sala 4312 estará no prédio quatro, no terceiro andar, e na sala 12. Outra dica: as salas de número par ficam nos corredores à esquerda e as ímpares, à direita. Agora não tem mais erro!   Como sei qual é minha turma? Onde encontro a grade horária do meu curso?   Pelo app FAAP Alunos, você pode ter acesso a informações sobre sua turma, grade horária e locais de aula.     Onde posso consultar conteúdos adicionais encaminhados pelos professores?   Por meio do Canvas/AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), você terá acesso aos materiais e atividades complementares do seu curso, além de acessar discussões e fóruns dos trabalhos em grupo, calendário, lista de disciplinas que você está matriculado, entre outros serviços.    Em que lugar posso resolver questões administrativas, como documentação pendente, emissão de boletos, entre outras?   Procure a Central de Relacionamento no térreo do prédio 2, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.   O que preciso para usar o acervo da Biblioteca?   A biblioteca tem mais de 216 mil exemplares disponíveis para empréstimo e conta com um processo simples de retirada e entrega: basta apresentar sua carteirinha de estudante. Pelo site da Biblioteca da FAAP, você consegue, ainda, fazer pesquisas, renovações, reservas e empréstimos de volumes de outras bibliotecas. Pelo aplicativo FAAP você também pode fazer consultas e renovação dos empréstimos.    Posso acessar a infraestrutura da FAAP, como a academia ou a quadra de Beach Tennis, fora do meu turno de aulas?   Sim. Todos os ambientes extraclasse estão disponíveis aos alunos em quaisquer turnos, de acordo com o horário de funcionamento de cada um.   Posso reprovar por faltas?    O controle de frequência é realizado pelo professor, uma vez computada, a falta não será anulada. Fique atento: ausência a mais desuperior a 25% no semestre reprova automaticamente, independente da nota.    Como funcionam as avaliações do meu curso?    A aprovação ou reprovação em cada disciplina acontece por semestre. Você será aprovado na disciplina se obtiver média final igual ou maior à estabelecida no regimento do seu curso e tiver, no mínimo, 75% de presença no total das aulas de cada disciplina no semestre.    Posso solicitar revisão de notas e faltas?    Sim, você deve solicitar por meio de requerimento na Central do Aluno. Mas, fique ligado: não são aceitos pedidos fora do prazo do calendário do seu curso. Por isso, não deixe de acompanhar os comunicados da FAAP por e-mail e murais no campus.    Posso solicitar revisão de prova?    A revisão de prova pode ser efetuada com o professor, em sala de aula, durante o período letivo da avaliação.    O estágio é obrigatório para todos os cursos?   Não, o estágio não é obrigatório para todos os cursos. Procure o departamento de Gestão de Carreiras para saber se o seu curso está na lista.    Seja muito bem-vindo e conte com a gente em sua

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter