NOVO ESTUDO #MS360FAAP APONTA QUE O NÚMERO DE SEGUIDORES DE EMPRESAS NO INSTAGRAM CRESCEU 33% EM 2018

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Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais cresceu nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018, essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.

O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório do ano – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março –, as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No fim do ano, terminaram com média de 1.653.506.

Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.

 

Twitter

 

A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.

Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não Marcas” tinham, em média, 3.600.522 de seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.

 

Instagram

Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534.

 

Outros achados da pesquisa

•No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.

•As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.

•No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.

 

Todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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Compartilhar fotos com os amigos, seguir os ídolos, interagir e conversar diretamente com a marca preferida são alguns dos atrativos do Instagram, plataforma que mais cresceu nos últimos anos. Segundo o mais recente estudo Mídias Sociais 360º (#MS360FAAP), em 2018, essa mídia social teve um crescimento de 33,83% no número de seguidores, considerados os 100 perfis de marcas brasileiras com mais interações.

O levantamento – realizado trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD) da FAAP em parceria com a plataforma de monitoramento Socialbakers – mede as atividades dos 100 primeiros perfis de negócios dentro dos setores Mídias e Notícias, Bens de Consumo, Entretenimento, E-Commerce e Marcas/Institucional. Traz, ainda, dados dos 100 perfis de influenciadores digitais com mais interações.

De acordo com o estudo, o setor “E-Commerce” no Facebook foi o único que demostrou um leve crescimento em 2018. No primeiro relatório do ano – referente aos meses de janeiro, fevereiro e março –, as marcas de E-commerce que fazem parte do levantamento possuíam juntas 1.605.398 fãs. No fim do ano, terminaram com média de 1.653.506.

Nas demais categorias, houve perda, com destaque para a de “Marcas/Institucional”, que caiu 14% na média de fãs durante 2018. Esse número pode explicar a diminuição do investimento publicitário desse segmento no Facebook. No primeiro trimestre do ano passado, 77% dos posts feitos nessas páginas eram impulsionados. Já nos meses de outubro, novembro e dezembro, essa porcentagem caiu para 63%.

 

Twitter

 

A plataforma mais utilizada por políticos, tanto no Brasil quanto no exterior, não passou incólume por 2018. No Twitter, o estudo #MS360FAAP divide a avaliação dos perfis por “Marcas” e “Não Marcas”, considerando celebridades, artistas e outras figuras públicas nessa última categoria.

Em janeiro, fevereiro e março de 2018, as 100 principais “Não Marcas” tinham, em média, 3.600.522 de seguidores. Esse número caiu para 3.185.652 no último trimestre do ano. Já para as “Marcas”, o número médio de seguidores, dentro da mesma comparação, caiu de 324.135 para 313.158.

 

Instagram

Acompanhando a subida no número de seguidores das marcas no Instagram, aumentou também a interação dos usuários com esses perfis. No início do ano passado, havia uma média de 4.617 interações nas postagens, terminando com 4.835. Já entre os perfis de celebridades, essa relação caiu de 163.980 para 104.534.

 

Outros achados da pesquisa

•No último trimestre de 2018, 89% das publicações do segmento de “Mídia/Notícias” no Facebook foram patrocinadas.

•As páginas de “E-Commerce” demoraram, em média, 5 horas e 31 minutos para responder aos usuários no Facebook no último período do ano.

•No 4º trimestre, quase um terço das publicações (29%) dos 100 maiores perfis brasileiros no Instagram não usou nenhuma hashtag.

 

Todos os relatórios do #MS360FAAP estão disponíveis no site www.faap.br/ms360faap.


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Na FAAP

FAAP inaugura Cinema e nova ala de Audiovisual 

FAAP inaugurou, nesta terça-feira, a mais completa, tecnológica e sofisticada ala acadêmica de Audiovisual do Brasil, com evento lotado. Localizada no prédio 1 da Fundação, a nova ala atende os cursos de Cinema, Produção Audiovisual, Jornalismo e todos os outros cursos que de uma forma ou de outra transitam pelo mundo da comunicação. “Sinto uma enorme satisfação em poder inaugurar, hoje, esta ala de Audiovisual que, com certeza, vai perpetuar na linha do tempo de acontecimentos históricos e relevantes da FAAP”, comentou a Sra. Pilar Guillon Liotti, Membro do Conselho do MAB FAAP. O grande destaque da ala fica por conta do CINE FAAP, um cinema profissional de última geração, com capacidade para 88 pessoas. A sala de projeção é equipada com tecnologia de ponta e é a única sala digital do país, situada em uma instituição de ensino superior, que possui projeção 2K com sistema DCP, um projetor Christie Laser e som Dolby digital 5.1. Na entrada do cinema temos uma exposição permanente de cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca da FAAP. Além do cinema, a nova ala conta com dois superestúdios. Um de 114m² e outro de 133m², em 8,5m de pé-direito livre, totalizando 247 metros quadrados de espaço dedicados a filmagens, cenografias e afins. Chama a atenção também, um imponente estúdio de vidro para gravações de podcasts, além de mais 4 estúdios multiusos, estúdio de fotografia com um novíssimo laboratório de revelação analógica, sala de rádio, entre outras produções audiovisuais. Diversas ilhas de edição e equipamentos de última geração permitem ao aluno a experiência de aprender com o que há de mais atualizado no mercado profissional. Os estudantes têm à disposição Câmeras Blackmagic 4K, Sony PMW – F55 4K, mesa Pro Tools e Avid, salas de edição com isolamento acústico, ilha de edição 3D, computadores, pacote Adobe e todos os acessórios necessários para as produções mais complexas do cinema, entretenimento, jornalismo e audiovisuais no geral. Vale lembrar que a Filmoteca da FAAP é uma das três maiores do país, junto com a da Cinemateca Brasileira e a do MAM. Sua coleção inclui mais de 10 mil películas, 8 mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o Brasil. Com esta inauguração, a FAAP, uma instituição contemporânea que se atualiza todos os dias há 77 anos, se consolida como a maior referência no ensino de audiovisual do Brasil, oferecendo aos alunos as melhores ferramentas e tecnologias do mercado para o desenvolvimento de suas habilidades e projetos


Business and International Affairs

Helio Bertachini apresenta palestra ‘Bancos Multilaterais e a carreira do Internacionalista’ 

Nessa última terça-feira, 11, os alunos do BIA participaram da palestra “Bancos Multilaterais e a carreira do Internacionalista” com o mestre em Relações Internacionais e Economia pela UC San Diego School of Global Policy and Strategy, Helio Bertachini, responsável atualmente pelo setor de monitoramento e avaliação de projetos no African Development Bank Group.   “Muitas vezes, é através de eventos como esse que vocês mantêm um objetivo profissional ou o eliminam. Então essa versatilidade é muito boa, bem como trazer profissionais da área para falar a respeito do assunto”, reforça a mediadora Vanessa Braga, professora de Relações Internacionais da FAAP. Bertachini é ex-aluno da FAAP, bacharel em RI e mora atualmente em Joanesburgo, África do Sul. O internacionalista compartilhou com os alunos a sua trajetória profissional no exterior, os desafios, e as oportunidades dentro do setor de bancos públicos internacionais.   O que são os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento?   Os Bancos Multilaterais são instituições financeiras públicas que surgiram na década de 1940 com objetivo de reestruturar os países no período pós-guerras mundiais. “Eles basicamente têm a mesma função, falam sobre as mesmas coisas. Como a redução da pobreza, prosperidade compartilhada, desenvolvimento econômico, crescimento sustentável e socioambiental. Basicamente eles trabalham com os mesmos objetivos”, explica Helio.   Os Bancos de Desenvolvimento são divididos em 3 campos de ação. O primeiro está vinculado aos setores reais, tais como infraestrutura, agricultura e educação. O segundo é referente às políticas públicas, uma vez que emprestam dinheiro para que algumas reformas econômicas aconteçam nos países.   Helio ainda complementa: “e tem toda uma parte de pesquisa e produção de conhecimento. Se você entrar no Banco Mundial tem todo um setor de economia aplicada. Tem todo um setor que faz estudos sobre quais políticas públicas fazem mais efeito, muita avaliação de impacto. Tem todo um trabalho sobre tentar investigar qual o real impacto do banco e dos projetos que a gente faz nos países em desenvolvimento”.  As possíveis carreiras  Partindo do alinhamento sobre o que é o Banco Multilateral e quais são as suas frentes de ação, Bertachini destacou a importância do networking, da viagem ao exterior e ainda explicou aos alunos sobre as possíveis carreiras desse setor, como funciona o preparo para as vagas disponíveis no mercado, quais os salários de cada cargo, assim como elucidou como funcionam as equipes de projetos.   São muitas as possibilidades e, entre elas, destacou as equipes responsáveis pela área jurídica, áreas de risco, os especialistas em questões socioambientais, aquisições, front office e country office, economistas, entre outros.     Para qualquer dúvida ou interesse sobre a carreira, os prós e contras, desafios e oportunidades, deixou o seu contato disponível:


Na FAAP

Luiz Felipe Pondé ministra aula inaugural de sua Pós na FAAP

Nessa segunda-feira, 10, Luiz Felipe Pondé ministrou aula inaugural de sua Pós-Graduação “Mercado e Comportamento no Século XXI”, na FAAP. As aulas da pós-graduação serão online. Uma parte dos conteúdos será gravada, e outra será em formato de live. Todas as lives ficarão disponíveis para consultas. O curso terá duração de até 12 meses e vai contar com nomes de peso do mercado como: Walter Longo, publicitário especialista em comunicação e interatividade. Rodrigo Petronio, filósofo e escritor. João Braga, historiador da moda e professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Moda da FAAP. Davi Lago, professor de Filosofia do Direito e colunista da revista Veja, Estado da Arte/Estadão, Jornal Em Tempo e G1. Eduardo Wolf, filósofo e colaborador da revista Veja e editor da plataforma multimídia O Estado da Arte, no jornal O Estado de São Paulo. Juliana de Albuquerque, filósofa e colunista da Folha de São Paulo. Martha Gabriel, especialista em inovação, palestrante keynote internacional premiada, 8 TEDx. João Pereira Coutinho, cientista político, cronista e colunista da Folha de São Paulo e Colaborador do jornal diário português Correio da Manhã. Para estar à frente do mercado é preciso desenvolver um pensamento crítico capaz de antecipar tendências e navegar com destreza por esse novo mundo. Esse é o foco da pós-graduação “Mercado e Comportamento no Século XXI”, concebida por Luiz Felipe Pondé, o renomado filósofo, escritor e ensaísta brasileiro. Se interessou? Garanta sua

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