NOVO ESTUDO DO NiMD FAAP REVELA TENDÊNCIAS DE PODCASTS NO BRASIL

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Os podcasts vêm ganhando o gosto dos veículos de comunicação e de plataformas de redes sociais, que encontraram na ferramenta uma nova forma de levar informação e entreter o seu público. Tendo em vista o crescimento das produções e do hábito de consumi-las, o Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP) desenvolveu um novo estudo que traz à tona insights sobre o caminho dessa forma de distribuição de conteúdo no Brasil.

O estudo foi desenvolvido a partir do cruzamento de dados de duas pesquisas distintas. A primeira, com informações trazidas pela PodPesquisa, que teve sua quarta edição divulgada no final de 2018. Com o apoio da Rádio CBN, recebeu mais de 22 mil respostas, o que a torna, até agora, a maior pesquisa sobre o universo de podcasts já realizada no País.

Foram extraídos deste universo 1.079 podcasts brasileiros para inicialmente analisar quais os formatos e gêneros mais usuais e, a partir daí, levantar possíveis demandas que oferecem nichos a serem mais bem explorados na podosfera.

A outra pesquisa utilizada é um levantamento de dados qualitativos com 300 respondentes feito com o apoio da empresa de tecnologia MindMiners, especializada em pesquisa digital.

Um dos primeiros dados levantados pelo estudo do NiMD FAAP diz respeito às principais categorias de podcasts existentes no Brasil. Cinema, Séries e Cultura Pop alcançaram a primeira colocação, com 20,9% do conteúdo, seguidos por Esporte e Recreação (10,1%), Comportamento (9,5%), Notícias e Política (7,6%) e Games (6,9%).

Temas que são normalmente encontrados em blogs e redes sociais como Moda e Beleza, Crianças e Família, e Gastronomia obtiveram baixíssima porcentagem de podcasts exclusivamente dedicados aos temas: 0,3%, 05% e 0,7%, respectivamente.

Não foi encontrado nenhum conteúdo sobre Adulto/Erotismo na pesquisa quantitativa. Mas, apesar de haver uma dificuldade das pessoas em admitir que consomem esse tipo de produto, na pesquisa qualitativa, feita pela MindMiners, quase um em cada quatro respondentes citou que gostaria de encontrar mais esse tipo de conteúdo.

Entre os 1.079 podcasts analisados, também foram identificados os formatos mais existentes: mais da metade (55,3%) está no formato bate-papo, quando há dois ou mais integrantes conversando entre si. Pouco explorados, ou com demanda reprimida, mas que se configuram um caminho para os produtores, estão os formatos de debate (9,7%), documentário/jornalismo (5,5%), jogos/games shows (0,6%) e storytelling/audiodrama (1,9%).

 

Outros dados apontados no estudo do NiMD FAAP:

 

•O termo podcast ainda apresenta uma difícil associação com o que representa: 30% dos respondentes não souberam defini-lo; mas mais da metade já compreende o nome.

 

•Entre os 108 respondentes ouvintes de podcasts (36% do total), alguns dos assuntos preferidos são: Comédia, Tecnologia, Música, Cinema/Séries/Cultura Pop, Arte e Cultura, Games e Educação.

 

•A aceitação a podcasts com mais de uma hora de duração é pequena: apenas 8%.

 

•A frequência de publicação dos episódios deve ser semanal para 29% dos que acompanham podcasts; 44% deles avaliam que é melhor que haja de duas a três atualizações semanais; apenas 21% demostra preferência por conteúdos diários.

 

Além do professor Marcelo Abud, crítico de rádio, o estudo do NiMD FAAP também tem como coautores os ex-alunos da FAAP Cesar Yuji Ishikawa e Luiz Dias Gonzaga. O conteúdo completo pode ser conferido na área de Artigos e Insights no link: http://www.faap.br/nimd/

 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Os podcasts vêm ganhando o gosto dos veículos de comunicação e de plataformas de redes sociais, que encontraram na ferramenta uma nova forma de levar informação e entreter o seu público. Tendo em vista o crescimento das produções e do hábito de consumi-las, o Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP) desenvolveu um novo estudo que traz à tona insights sobre o caminho dessa forma de distribuição de conteúdo no Brasil.

O estudo foi desenvolvido a partir do cruzamento de dados de duas pesquisas distintas. A primeira, com informações trazidas pela PodPesquisa, que teve sua quarta edição divulgada no final de 2018. Com o apoio da Rádio CBN, recebeu mais de 22 mil respostas, o que a torna, até agora, a maior pesquisa sobre o universo de podcasts já realizada no País.

Foram extraídos deste universo 1.079 podcasts brasileiros para inicialmente analisar quais os formatos e gêneros mais usuais e, a partir daí, levantar possíveis demandas que oferecem nichos a serem mais bem explorados na podosfera.

A outra pesquisa utilizada é um levantamento de dados qualitativos com 300 respondentes feito com o apoio da empresa de tecnologia MindMiners, especializada em pesquisa digital.

Um dos primeiros dados levantados pelo estudo do NiMD FAAP diz respeito às principais categorias de podcasts existentes no Brasil. Cinema, Séries e Cultura Pop alcançaram a primeira colocação, com 20,9% do conteúdo, seguidos por Esporte e Recreação (10,1%), Comportamento (9,5%), Notícias e Política (7,6%) e Games (6,9%).

Temas que são normalmente encontrados em blogs e redes sociais como Moda e Beleza, Crianças e Família, e Gastronomia obtiveram baixíssima porcentagem de podcasts exclusivamente dedicados aos temas: 0,3%, 05% e 0,7%, respectivamente.

Não foi encontrado nenhum conteúdo sobre Adulto/Erotismo na pesquisa quantitativa. Mas, apesar de haver uma dificuldade das pessoas em admitir que consomem esse tipo de produto, na pesquisa qualitativa, feita pela MindMiners, quase um em cada quatro respondentes citou que gostaria de encontrar mais esse tipo de conteúdo.

Entre os 1.079 podcasts analisados, também foram identificados os formatos mais existentes: mais da metade (55,3%) está no formato bate-papo, quando há dois ou mais integrantes conversando entre si. Pouco explorados, ou com demanda reprimida, mas que se configuram um caminho para os produtores, estão os formatos de debate (9,7%), documentário/jornalismo (5,5%), jogos/games shows (0,6%) e storytelling/audiodrama (1,9%).

 

Outros dados apontados no estudo do NiMD FAAP:

 

•O termo podcast ainda apresenta uma difícil associação com o que representa: 30% dos respondentes não souberam defini-lo; mas mais da metade já compreende o nome.

 

•Entre os 108 respondentes ouvintes de podcasts (36% do total), alguns dos assuntos preferidos são: Comédia, Tecnologia, Música, Cinema/Séries/Cultura Pop, Arte e Cultura, Games e Educação.

 

•A aceitação a podcasts com mais de uma hora de duração é pequena: apenas 8%.

 

•A frequência de publicação dos episódios deve ser semanal para 29% dos que acompanham podcasts; 44% deles avaliam que é melhor que haja de duas a três atualizações semanais; apenas 21% demostra preferência por conteúdos diários.

 

Além do professor Marcelo Abud, crítico de rádio, o estudo do NiMD FAAP também tem como coautores os ex-alunos da FAAP Cesar Yuji Ishikawa e Luiz Dias Gonzaga. O conteúdo completo pode ser conferido na área de Artigos e Insights no link: http://www.faap.br/nimd/

 


DATA



CATEGORIA

Master em Liderança, Política e Gestão Pública

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Tudo sobre o debate entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo que acontecerá na FAAP 

No dia 14 de agosto, o Teatro FAAP será palco de um debate entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo. O evento, promovido pelo Estadão, Terra e FAAP, acontecerá a partir das 10h, entre os pré-candidatos anunciados até o momento estão Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Kim Kataguiri (União Brasil), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).  Os temas a serem discutidos serão sorteados no início de cada bloco, garantindo um debate dinâmico e abrangente sobre questões de interesse do eleitorado. A jornalista Roseann Kennedy será a mediadora do evento, iniciando cada bloco com uma pergunta. Os convidados terão a oportunidade de dirigir questões aos candidatos, que serão divididos em três duplas ao longo dos blocos, permitindo uma interação entre todos.  Além das perguntas dos convidados e de Roseann, os pré-candidatos também poderão questionar uns aos outros, com direito à réplica para quem fizer a primeira pergunta. Em três momentos do debate, dois candidatos responderão individualmente a perguntas gravadas previamente pelo público, garantindo a participação direta da sociedade no evento.  Luis Sobral, CEO da FAAP, destaca a importância deste evento como uma evolução das sabatinas individuais já realizadas na instituição.  “Como fundação educacional, acreditamos que o debate é essencial para conhecermos melhor nossos futuros governantes. A FAAP já promove reflexão sobre candidatos de várias formas e, agora, oferece um debate em parceria com o Estadão para garantir que essa reflexão seja o mais democrática possível, alcançando o maior número de pessoas”.  Para mais detalhes, acesse a matéria completa publicada pelo Estadão. Não perca a transmissão ao vivo do debate pelos canais digitais do Estadão, do Terra e da


Na FAAP

Inscrições abertas para o Master em Liderança, Política e Gestão Pública com missão internacional 

A FAAP, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), está com inscrições abertas para a 9ª turma do Master em Liderança, Política e Gestão Pública (MLG). Este programa de pós-graduação lato sensu visa formar líderes que atuem na lógica pública em diversos setores e esferas de poder no Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, e as aulas terão início no dia 20 de fevereiro de 2025.  Destinado a gestores públicos, agentes políticos, lideranças do terceiro setor e profissionais do universo empresarial envolvidos com políticas públicas e relações governamentais, o objetivo do MLG é preparar estadistas capazes de implementar políticas públicas que deixem um legado relevante para a sociedade. O curso é estruturado em quatro trilhas de conhecimento: Liderança, Métodos, Gestão Pública e Política, e utiliza uma abordagem diversificada de ensino que inclui debates, pesquisas, leituras, aulas expositivas e trabalhos em grupo.  Este é o segundo ano consecutivo que o curso é oferecido em parceria com o CLP aqui na FAAP. O corpo docente conta com professores com sólida experiência acadêmica e profissional em diversas áreas, sob coordenação da professora Anny Medeiros. Nossa rede é formada por 222 líderes públicos distribuídos em mais de 21 estados, 64 municípios e até 4 países.  Um dos destaques do MLG é a missão internacional, que será realizada em local a ser definido no primeiro trimestre de 2025, visando compartilhar e acompanhar práticas inovadoras em gestão pública. As três primeiras turmas do curso foram para a escola de governo de Harvard, nos Estados Unidos. Já a quarta, quinta e sexta turma viajaram para a Blavatnik School of Government, em Oxford, na Inglaterra. Por fim, a sétima turma esteve na Finlândia e na Estônia, onde visitaram políticas públicas de impacto desses países em diferentes áreas, como transformação digital, pesquisa, economia, educação, saúde, segurança, infraestrutura e transportes, entre outras.   “Oferecemos todo o suporte para fomentar uma rede de líderes públicos que transforme o Brasil. Os servidores estão cada vez mais conscientes que mudanças de impacto na administração pública só acontecem com capacidade de liderança, conhecimento técnico e habilidade de articulação política. O MLG forma bons gestores a partir dessas premissas”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.  Para mais informações sobre o curso e para se inscrever, acesse:


Cinema

Diretor M. Night Shyamalan visita a FAAP e ministra uma masterclass exclusiva para alunos e ex-alunos 

Hoje, dia 19 de julho, a FAAP recebeu o famoso diretor M. Night Shyamalan, que conduziu uma masterclass exclusiva para os alunos. O evento faz parte do tour de divulgação do novo filme “Armadilha”, promovido pela Warner Bros., que estreia nos cinemas no dia 8 de agosto.  A masterclass, que contou com tradução simultânea, proporcionou uma experiência única para os alunos da FAAP. Durante o evento, Shyamalan sorteou cinco estudantes que tiveram a oportunidade de subir ao palco, ganhar pôsteres autografados e tirar fotos com o diretor.  O diretor indiano-norte-americano é conhecido pelos filmes “Olhos Abertos” (1998), “O Sexto Sentido” (1999), “Sinais” (2002), “Fragmentado” (2016), entre muitos outros títulos de sucesso. Além de ser muito reconhecido internacionalmente, o diretor possui muitos seguidores brasileiros nas redes sociais, e por isso o Brasil foi a primeira parada oficial da turnê global do filme. Após o Brasil, o tour seguirá para o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos.  Conversa com o diretor  Shyamalan compartilhou com os alunos a relevância da formação acadêmica em sua trajetória. Afirmou que a faculdade permitiu que ele se concentrasse totalmente no cinema, desconsiderando outras distrações da vida. Ele aconselhou os alunos da FAAP a valorizarem as oportunidades acadêmicas e a se dedicarem ao aprendizado, mais do que ao diploma ou às festas. “Eu fiz o que vocês estão fazendo, eu fui para uma faculdade e isso me permitiu deixar o resto da vida de lado e focar inteiramente no cinema e tratá-lo com respeito”.  Durante a masterclass, ele discutiu seu processo de produção de filmes de suspense, como ele se concentra nos sentimentos dos personagens ao invés de seguir uma receita clichê de filmes do gênero. Ele também contou um pouco do que podemos esperar de seu novo filme “Armadilha” e os desafios de produzir um filme que se passa durante um show, exigindo coordenação entre duas produções complexas.  O diretor também compartilhou momentos inspiradores e emocionantes de sua trajetória, como o impacto de um comentário encorajador de uma assistente em um momento de dúvida no início da carreira e a influência de sua filha em seu último trabalho. Duas figuras jovens que o fizeram lembrar da importância de manter a humildade e a conexão com todos os aspectos da produção cinematográfica, independentemente dos recursos disponíveis, para que o sucesso não afaste do que realmente importa durante a produção.  Shyamalan encerrou com um conselho inspirador: “Enquanto vocês estiverem tentando ser aceitos [falando sobre trabalhos] ou conquistar algo, vocês precisam de um propósito. O pagamento, dinheiro e outras coisas virão se você fizer as coisas corretamente. Então lembrem-se do objetivo final de vocês”. Ele também enfatizou a importância de não buscar aprovação externa, mas de serem honestos e fiéis a si e ao trabalho.  Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema, comentou após a palestra: “Isso para os alunos é incrível, porque eles vão entender um pouco do processo da produção, um pouco das agruras que um diretor passa, como escreve um roteiro. Então profissionalmente isso não tem preço, você traz in loco um diretor de tamanha expressão como ele, que traz toda sua experiência para os alunos e ex-alunos ouvirem, sentirem e aprender um pouco sobre essa loucura que é fazer cinema”.     Durante a aula, o diretor respondeu perguntas de alunos e professores, proporcionando uma oportunidade única de interação com um dos diretores mais influentes de Hollywood. Esta foi mais uma experiência enriquecedora proporcionada pela FAAP, promovendo um aprendizado inspirador para seus

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter