Filme de alunos do curso de cinema, “Solos” é selecionado para competição da La Cinef, mostra do festival de Cannes


DATA


COMPARTILHE



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Filme é o único latino na competição da mostra que é voltada para filmes universitários

Solos, curta-metragem produzido como trabalho de conclusão do curso de Cinema do Centro Universitário FAAP, terá sua estreia mundial na mostra “La Cinef”, parte do Festival de Cannes, que ocorre de 16 a 27 de maio em Cannes, França. 

A produção foi o filme de conclusão de curso, de 2022, dos alunos Pedro Vargas, Raffella Rosset, Paula Soares e Miguel Monori, tendo como chefes de equipe os alunos e ex-alunos Nathalya Macchia, Marina Kosa, Igor Yamawaki e Giulia Zanini e conta a história de Leonardo, interpretado por Jorge Neto, um jovem pedreiro que passa a escutar um estranho som vindo do chão na obra em que está trabalhando. O filme passa por temas como a expansão desenfreada do mercado imobiliário e a ligação desse fato com o apagamento das nossas memórias ancestrais e originárias. 

A La Cinef é uma seção do Festival de Cannes voltada para filmes universitários, criada para inspirar e apoiar a próxima geração de cineastas. Para a 26ª edição da La Cinef, 16 filmes foram selecionados, entre os dois mil inscritos por escolas e universidades de cinema do mundo todo. A lista conta com 14 ficções e 2 animações, de 13 países. Solos é o único filme latino na competição da mostra deste ano. 

Escrito e dirigido por Pedro Vargas, foi produzido durante a pandemia e contou com muitos cuidados e precauções durante as filmagens. A temporalidade da obra ficou registrada nas máscaras usadas pelos personagens, mas sem transformar a Covid-19 no tema principal do filme. 

Pedro conta que a FAAP foi parceira no processo de produção do curta-metragem, com um grupo de professores comprometidos e uma equipe técnica que os apoiou durante toda as etapas da filmagem, fornecendo equipamentos como a câmera 16mm utilizada na obra. 

“Também gostaria de registrar a inspiração que foram os professores Eliseu de Souza e Máximo Barro em toda minha formação. Máximo por ter idealizado o curso, e ser um dos maiores nomes do cinema nacional. E Eliseu, que foi meu orientador na monitoria de animação no primeiro ano de faculdade, e com quem pude aprender muito sobre como fazer cinema com paixão”, finaliza Pedro. 

Clique aqui para assistir ao trailer. 


DATA


Cinema na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

FAAP inaugura Cinema e nova ala de Audiovisual 

FAAP inaugurou, nesta terça-feira, a mais completa, tecnológica e sofisticada ala acadêmica de Audiovisual do Brasil, com evento lotado. Localizada no prédio 1 da Fundação, a nova ala atende os cursos de Cinema, Produção Audiovisual, Jornalismo e todos os outros cursos que de uma forma ou de outra transitam pelo mundo da comunicação. “Sinto uma enorme satisfação em poder inaugurar, hoje, esta ala de Audiovisual que, com certeza, vai perpetuar na linha do tempo de acontecimentos históricos e relevantes da FAAP”, comentou a Sra. Pilar Guillon Liotti, Membro do Conselho do MAB FAAP. O grande destaque da ala fica por conta do CINE FAAP, um cinema profissional de última geração, com capacidade para 88 pessoas. A sala de projeção é equipada com tecnologia de ponta e é a única sala digital do país, situada em uma instituição de ensino superior, que possui projeção 2K com sistema DCP, um projetor Christie Laser e som Dolby digital 5.1. Na entrada do cinema temos uma exposição permanente de cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca da FAAP. Além do cinema, a nova ala conta com dois superestúdios. Um de 114m² e outro de 133m², em 8,5m de pé-direito livre, totalizando 247 metros quadrados de espaço dedicados a filmagens, cenografias e afins. Chama a atenção também, um imponente estúdio de vidro para gravações de podcasts, além de mais 4 estúdios multiusos, estúdio de fotografia com um novíssimo laboratório de revelação analógica, sala de rádio, entre outras produções audiovisuais. Diversas ilhas de edição e equipamentos de última geração permitem ao aluno a experiência de aprender com o que há de mais atualizado no mercado profissional. Os estudantes têm à disposição Câmeras Blackmagic 4K, Sony PMW – F55 4K, mesa Pro Tools e Avid, salas de edição com isolamento acústico, ilha de edição 3D, computadores, pacote Adobe e todos os acessórios necessários para as produções mais complexas do cinema, entretenimento, jornalismo e audiovisuais no geral. Vale lembrar que a Filmoteca da FAAP é uma das três maiores do país, junto com a da Cinemateca Brasileira e a do MAM. Sua coleção inclui mais de 10 mil películas, 8 mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o Brasil. Com esta inauguração, a FAAP, uma instituição contemporânea que se atualiza todos os dias há 77 anos, se consolida como a maior referência no ensino de audiovisual do Brasil, oferecendo aos alunos as melhores ferramentas e tecnologias do mercado para o desenvolvimento de suas habilidades e projetos


Animação

FAAPCAST | Ex-alunas compartilham experiências sobre o mundo da Animação

Apresentado pela professora Ana Julia Ribeiro, o FAAPCAST recebeu, nesta quarta-feira, as ex-alunas do curso de Animação, Laura Orefice Folkmann e Luiza Pugliesi. Criadoras do premiado curta “Cadim” e de um novo projeto chamado “Absorta”, as animadoras dividiram todas as dificuldades que passaram durante a produção dos curtas e sobre os resultados positivos, além dos prêmios nacionais e internacionais, das obras produzidas pela dupla.  Ao serem questionadas por Ana Julia sobre como escolher um festival para inscrever sua obra, Luiza Pugliesi responde que “qualquer festival vai te trazer uma visibilidade. O negócio é ser visto, independentemente de onde for”.  Para todos os que desejam fazer animação, mas têm receio sobre as habilidades de desenho, a ex-aluna e produtora, Laura, divide que “A dedicação é o principal requisito para a animação. Não precisa saber desenhar. Ajuda, mas não precisa”.  As alunas também compartilharam que “Cadim” nasceu com um desafio. A partir de uma música do cantor e compositor Cartola, Luiza conta que a letra e melodia de “Preciso me Encontrar” foi a principal inspiração para realização do curta, que tem a ambientação no Cerrado. Então, com o pitch aprovado, Laura e Luiza se juntam para a realização deste filme que segue ganhando prêmios até os dias de hoje.  O próximo projeto da dupla se chama “Absorta”, em que dividem algumas dicas e observações sobre este projeto que puderam colocar todos os ensinamentos que aprenderam com “Cadim”. Além disso, compartilharam suas experiências no mundo da animação, com dicas, memórias da infância, a importância de referências e outros processos para um filme.  Confira o episódio completo clicando aqui.  O CURSO DE ANIMAÇÃO NA FAAP  Na faculdade de Animação, estudantes desenvolvem habilidades e aprendem conhecimentos fundamentais para a indústria, como criação e direção de som, animação 2D, 3D e stop motion. Terá conhecimento pleno no desenvolvimento de games e interatividades. Mais que aptidões práticas, haverá o estímulo à pesquisa e à crítica; para a produção e descoberta de nichos no mercado de animação. Tudo tendo base nas teorias de arte, filosofia, antropologia, sociologia, psicologia, análise da imagem, mitologia mundial e

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter