Filme de alunos do curso de cinema, “Solos” é selecionado para competição da La Cinef, mostra do festival de Cannes


DATA


COMPARTILHE



DATA



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Filme é o único latino na competição da mostra que é voltada para filmes universitários

Solos, curta-metragem produzido como trabalho de conclusão do curso de Cinema do Centro Universitário FAAP, terá sua estreia mundial na mostra “La Cinef”, parte do Festival de Cannes, que ocorre de 16 a 27 de maio em Cannes, França. 

A produção foi o filme de conclusão de curso, de 2022, dos alunos Pedro Vargas, Raffella Rosset, Paula Soares e Miguel Monori, tendo como chefes de equipe os alunos e ex-alunos Nathalya Macchia, Marina Kosa, Igor Yamawaki e Giulia Zanini e conta a história de Leonardo, interpretado por Jorge Neto, um jovem pedreiro que passa a escutar um estranho som vindo do chão na obra em que está trabalhando. O filme passa por temas como a expansão desenfreada do mercado imobiliário e a ligação desse fato com o apagamento das nossas memórias ancestrais e originárias. 

A La Cinef é uma seção do Festival de Cannes voltada para filmes universitários, criada para inspirar e apoiar a próxima geração de cineastas. Para a 26ª edição da La Cinef, 16 filmes foram selecionados, entre os dois mil inscritos por escolas e universidades de cinema do mundo todo. A lista conta com 14 ficções e 2 animações, de 13 países. Solos é o único filme latino na competição da mostra deste ano. 

Escrito e dirigido por Pedro Vargas, foi produzido durante a pandemia e contou com muitos cuidados e precauções durante as filmagens. A temporalidade da obra ficou registrada nas máscaras usadas pelos personagens, mas sem transformar a Covid-19 no tema principal do filme. 

Pedro conta que a FAAP foi parceira no processo de produção do curta-metragem, com um grupo de professores comprometidos e uma equipe técnica que os apoiou durante toda as etapas da filmagem, fornecendo equipamentos como a câmera 16mm utilizada na obra. 

“Também gostaria de registrar a inspiração que foram os professores Eliseu de Souza e Máximo Barro em toda minha formação. Máximo por ter idealizado o curso, e ser um dos maiores nomes do cinema nacional. E Eliseu, que foi meu orientador na monitoria de animação no primeiro ano de faculdade, e com quem pude aprender muito sobre como fazer cinema com paixão”, finaliza Pedro. 

Clique aqui para assistir ao trailer. 

Cinema na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

Semana de “Encontros de Comunicação, Entretenimento e Negócios” na FAAP recebe Juliana Lobo, diretora de arte da TV Globo

Durante a semana de “Encontros de Comunicação, Entretenimento e Negócios” realizada na FAAP entre os dias 24 e 27 de outubro de 2023, a renomada ex-aluna Juliana Lobo, diretora de arte e cenógrafa da TV Globo, compartilhou sua inspiradora trajetória profissional com os alunos do curso de Produção Audiovisual.   A visita de Juliana Lobo foi marcada por um encontro especial conduzido pelo professor e coordenador de Produção Audiovisual, Edson Gardin. No evento, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a um episódio de “Falas da Vida – Histórias (Im)Possíveis”, da TV Globo, seguido por um bate-papo com a profissional. O objetivo principal foi proporcionar aos estudantes uma compreensão mais ampla das tendências, desafios e oportunidades enfrentados pelo mercado de comunicação e entretenimento atualmente, além de possibilitar a interação direta com especialistas da área.  A Trajetória de Juliana Lobo: Uma Experiência FAAP de Sucesso   Juliana Lobo é ex-aluna da FAAP, formada em Design em 2005. Possui também um mestrado em Cinema Alternativo pela EICTV (2018) e formação em Cenografia pelo curso de JC Serroni (2003). Seu currículo inclui trabalhos recentes como diretora de arte em longas-metragens premiadas internacionalmente, como “Meu nome é Gal”, “Três Tigres Tristes”, e “Todos os Mortos”.   Além disso, Juliana é a mente por trás da direção de arte de séries notáveis, como “Histórias (Im)Possíveis” (TV Globo e Globoplay), “(Des)encontros” (Netflix) e “Fim do Mundo” (Canal Brasil). Sua contribuição para diversos projetos cinematográficos, incluindo “Joaquim” e “Que Horas ela Volta”, destaca a versatilidade e excelência de sua expertise na área.   FAAP: O Hub do Conhecimento no Audiovisual   O encontro com Juliana Lobo reforça a posição da FAAP como um verdadeiro hub de conhecimento e networking no campo audiovisual. A instituição orgulha-se de receber personalidades renomadas, como Juliana, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e inspiradora.   Vale ressaltar que a FAAP possui nota máxima (5) no MEC para o curso de Produção Audiovisual, reforçando seu compromisso em formar profissionais de destaque no cenário audiovisual. A instituição proporciona uma formação abrangente, abrindo portas para inúmeras possibilidades de carreira e promovendo a interdisciplinaridade entre diferentes cursos de graduação.   O caso de Juliana Lobo é um exemplo de como a FAAP, por meio de sua excelência acadêmica e programas eletivos, prepara seus alunos para trilharem trajetórias de sucesso nas mais diversas funções dentro da produção

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter