FAAPCAST entrevistou o empresário e artista plástico Marcos Amaro

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE



DATA



CATEGORIA


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O convidado do FAAPCAST desta semana foi acionista e membro do conselho das empresas TAM Aviação Executiva e TAM Linhas Aéreas, ex-aluno do curso de Economia, Marcos Amaro fundou a empresa Amaro Aviation, foi representante das marcas de óculos Tag Heuer, Alain Mikli e Philippe Stark no Brasil, proprietário e presidente do conselho das Óticas Carol e um dos responsáveis por transformar a companhia em uma das maiores redes óticas do Brasil.


“Durante o período em que estive à frente da empresa, vimos uma oportunidade de criar um modelo de franquias que pudesse ter uma projeção nacional. Vendi as óticas Carol em 2013 com cerca de 550 lojas, e hoje a empresa tem mais de 1.550 lojas no Brasil. Considero que essa foi uma das principiais contribuições que fiz para o mundo dos negócios”, disse o entrevistado.

Formado também em Filosofia e Artes Plásticas, Amaro é investidor imobiliário e sócio da empresa LOGBRAS. Como artista plástico, fez exposições em Bienais Internacionais e em importantes Museus brasileiros e criou o FAMA Museu, um dos maiores museus de arte do país, no centro histórico de Itu.

Sobre sua formação multidisciplinar explicou que sempre gostou de desenhar, e que se considera artista antes de ser empresário. “As artes sempre estiveram presentes na minha vida, e hoje minha principal atividade nesse sentido, é a manutenção do FAMA, que tem um acervo de duas mil obras de arte brasileiras e oito salas expositivas, com o propósito de contribuir com as Artes Visuais no país”.

Com um extenso currículo nas mais diferentes áreas, foi criador do Instituto Brasis Estudos & Ações, que desenvolveu um projeto em fotografia para recuperação da autoestima de adultos em situação de rua no centro histórico de São Paulo, foi proprietário da Galeria da Rua, Emmathomas Galeria e Galeria Kogan Amaro, com filiais em São Paulo e Zurich.

Foi conselheiro e patrono do MAM e do MASP, e um dos doadores para a expansão do prédio novo do museu na Avenida. Paulista. “Respeito e confio muito no trabalho das pessoas que dirigem o museu, que estava em uma situação muito difícil e hoje é um ícone em São Paulo e no mundo. Eu e minha esposa nos sentimos honrados em poder contribuir coma a expansão do prédio novo”.

Filho do comandante Rolim Adolfo Amaro, fundador da TAM, Marcos explica que perder o pai com 17 anos alterou sua trajetória, “infelizmente meu pai faleceu quando eu era muito jovem, tive que amadurecer rapidamente. Meu plano era trabalhar com ele por mais tempo, mas acabei voltando para aviação para estar mais perto das minhas origens”.

A Amaro Aviation trabalha com fretamento, aluguel e propriedade compartilhada de aeronaves executivas, para oito passageiros. “O propósito da empresa é fazer as pessoas felizes, mantendo o legado do meu pai e oferecendo um serviço de qualidade”, explica.

Para os apaixonados como ele, pela área de aviação, Marcos disse que a empresa tem espaço e oportunidades para os alunos interessados em seguir carreira e falou também sobre o futuro da aviação no Brasil. “Combustíveis híbridos, hidrogênio e eletrificação são o futuro da aviação. Precisamos encontrar a solução para a questão dos combustíveis, a estimativa é que até 2050 tenhamos uma aviação livre de carbono”.

Para finalizar deixou alguns conselhos para os estudantes presentes na plateia, sobre empreendedorismo e diferencial competitivo. “Quanto mais claro for para nós o caminho do que não queremos fazer, mais fácil vai ser encontrar o caminho do que queremos fazer. O empreendedor tem que se acostumar com a frustração e saber que dinheiro não resolve todos os problemas. A competição faz parte do jogo, mas o diferencial competitivo é muito importante para o empreendedor começar uma coisa nova”.

Assista aqui o episódio na íntegra.

Apresentado pela professora Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCAST é um videocast semanal, transmitido ao vivo do B-Hub, espaço de inovação da FAAP, que entrevista ex-alunos que se destacam em suas áreas de atuação.

Os alunos podem assistir as entrevistas e colaborar com perguntas. O conteúdo pode ser acompanhado ao vivo pelos canais oficiais da FAAP no YouTube e no Spotify e ficará disponível para consumo nessas plataformas.

Fotos: Rafayane Carvalho

Cursos Livres e Idiomas FAAP 2024

Confira a lista de cursos

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Fernanda Magnotta compõe o grupo Global Fellows do Wilson Center

A professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e liderança à frente do BIA, o novo programa na área de negócios da instituição, acaba de ser convidada para compor o seleto grupo de “Global Fellows” do Wilson Center, de Washinton, DC. Trata-se de um dos mais poderosos think tanks do mundo e dos maiores dos Estados Unidos. Esse gesto reconhece a Profa. Magnotta como uma liderança intelectual no Brasil e a inclui como parte de uma das redes de relacionamento mais prestigiadas do planeta. Fernanda é prata da casa. Graduou-se na FAAP, em 2009, tornou-se parte do corpo docente ainda como “jovem professora”, em 2010, e ocupa a coordenação do curso de Relações Internacionais desde 2013. Ao todo, já são 14 anos de docência e dedicação a inúmeros projetos. Fernanda tem mestrado e doutorado na área, é especialista em política dos EUA, com foco nas relações entre EUA-China-América Latina. Seu trabalho inclui publicações acadêmicas e artigos de opinião especializados com circulação em diferentes idiomas. Já foi consultora da Comissão de Relações Internacionais da OAB, em São Paulo, e atualmente é Senior Fellow do CEBRI, do Rio de Janeiro. Além disso, contribui regularmente como colunista para o Portal UOL e para a Rádio CBN. Reconhecida internacionalmente, liderou a delegação da Cúpula da Juventude do G20 do Brasil na China, e observou as eleições dos EUA de 2016 em Ohio, convidada pela Embaixada dos EUA. Selecionada para o Programa W30 da UCLA em 2017, está entre os top 30 em gestão acadêmica global. Recebeu uma concorrida bolsa Fulbright para realizar pesquisa na University of Southern California em 2022. Suas análises aparecem nos principais meios de comunicação no Brasil, nos EUA e na Europa frequentemente. Magnotta é palestrante regular de cursos e treinamentos para diplomatas e oficiais militares, lidera projetos envolvendo autoridades, pesquisadores e o setor privado principalmente no Brasil e nos Estados


Na FAAP

B-Hub anuncia nova fase com lançamento de produtos e serviços

O Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o B-Hub, se prepara para entrar em uma nova fase. O espaço, conhecido por sua dedicação ao empreendedorismo, agora oferece uma variedade de serviços e mentorias especializadas, além de apresentar uma equipe de professores renomados prontos para orientar e impulsionar ideias únicas. Novos Serviços e Professores: Transformando Ideias em Oportunidades O programa “START” oferece uma oportunidade de transformar ideias em ações concretas. Composto por 6 encontros, a equipe do FAAP Business Hub guiará os participantes na jornada de iniciar, organizar e priorizar projetos. Início: 05 de marçoQuando: Terças e quintas | das 14h às 16h30 Este curso gratuito é exclusivo para alunos e válido como atividade complementar. As vagas são limitadas! Inscreva-se clicando aqui. Para os momentos em que um projeto trava, o B-Hub oferece mentorias personalizadas com professores especialistas. Seja em encontros presenciais ou on–line, essas mentorias são projetadas para desbloquear ideias e proporcionar insights para alunos e ex-alunos. Entre em contato com a equipe para agendar a sua mentoria. O programa “FAABRICA” é destinado ao desenvolvimento de business plans, planos de marketing e protótipos, fornecendo suporte fundamental para projetos em estágios iniciais. Uma equipe de professores estará à disposição dos interessados: Marcelo de Almeida Westermann – Arquitetura e DesignJulio Cesar de Freitas – DesignMayara Ferreira Longuini – DireitoJosé Sarkis Arakelian – AdministraçãoMarco Antônio Di Lorenzi Andreoni – Artes, Design e Moda B-Hub – O Espaço para Desenvolvimento de Projetos Além de apresentar os novos produtos e serviços, é importante destacar que o B-Hub é um espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos. Seja dando os primeiros passos na jornada empreendedora ou buscando aprimoramento para projetos já existentes, o B-Hub continua a ser o ambiente propício para o crescimento e inovação. Com estes novos projetos, o B-Hub reafirma seu compromisso em ser um catalisador para o empreendedorismo na comunidade FAAP e no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter