FAAP REALIZA ENCONTROS DE COMUNICAÇÃO – PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO – 18 A 22 DE MARÇO

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza, de 18 a 22 de março, mais uma edição dos “Encontros de Comunicação”, evento tradicional no calendário da Instituição, que reúne – em uma programação aberta ao público – profissionais das áreas de Animação, Cinema, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas.

O evento terá palestras que abordarão temas como fake news, reputação de marcas, transformação digital, inteligência artificial, além de festival de música, mostra de trabalhos, entre outros. Fazem parte ainda da programação o lançamento da 2ª temporada da série “Carcereiros”, a exibição de filmes como “Albatroz”, seguida por debate com o diretor e ex-aluno da FAAP Daniel Augusto, e “Sinfonia Amazônica”, primeiro longa-metragem animado brasileiro – uma película do acervo da Filmoteca FAAP.

Os Encontros trarão nomes como o produtor Rodrigo Teixeira, indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2018 com o sucesso “Me Chame pelo seu Nome”; o escritor Contardo Caligaris, idealizador da série “PSI”; Elisa Prado, da Vivo Telefônica; Martha Schubert, da Comunicação Digital Global na Alpargatas; entre outros.

 

Confira a programação completa:

 

18/3 (segunda-feira)

 

11h às 12h50

ComunicasomFestival de Música dos alunos da FAAP

Auditório 1, com transmissão ao vivo pela Rádio FAAP e TV FAAP

 

14h30 às 16h30

“A Cidade dos Piratas” (2019), de Otto Guerra

Exibição de longa-metragem de animação

Auditório 1

 

19h às 22h30 – Auditório 1

“O Albatroz” (2019), de Daniel Augusto

Exibição do filme seguida de debate com o diretor Daniel Augusto, ex-aluno da FAAP.

O fotógrafo Simão (Alexandre Nero), casado com Catarina (Maria Flor), uma compositora de jingles publicitários, se apaixona pela atriz judia Renée (Camila Morgado), com quem viaja a Jerusalém. Lá, ele acaba registrando um atentado terrorista, o que lhe torna mundialmente famoso. Mas, ao mesmo tempo, surgem críticas negativas por ter fotografado em vez de tentar evitar a tragédia. Simão entra em depressão e fica na fronteira entre realidade, sonho e delírio.

 

19/3 (terça-feira)

9h20 às 11h – Auditório 2

Fato ou Fake? A importância da checagem na era da desinformação

Com o jornalista Thiago Reis, coordenador do Núcleo de Dados, Fact-Checking e Projetos Especiais no Portal G1; e Marcelo Moreira, editor-chefe do RJTV da Rede Globo.

 

9h20 às 11h – Centro de Convenções

Mídia & Consumo: do marketing direto à inteligência artificial

Como a inteligência artificial tem otimizado diferentes etapas da elaboração e gestão de uma campanha de comunicação. Com Marcelo Lobianco, consultor de transformação digital (ex-CEO da agência Sapient AG2 e ex-Head of Sales do Facebook).

 

9h20 às 11h – Auditório 1

“Sinfonia Amazônica” (1953)

Película do acervo da Filmoteca FAAP, primeiro longa-metragem animado brasileiro. Produzido inteiramente por Anélio Latini Filho, que durante cerca de cinco anos produziu sozinho aproximadamente 500 mil desenhos, criando suas próprias técnicas e procedimentos para a realização das animações. O filme apresenta um conjunto de sete lendas Amazônicas contadas pelo indiozinho Curumim e um boto, seu fiel companheiro.

 

11h10 às 12h50 – Auditório 1

“Carcereiros”

Palestra seguida de exibição sobre o lançamento da 2ª temporada da série “Carcereiros”, da TV Globo.

 

11h10 às 12h50 – Centro de Convenções

Pitching de Animação

Apresentação dos alunos para os Trabalhos de Conclusão de Curso de Animação que serão desenvolvidos a partir dessa seleção.

 

19h30 às 22h – Centro de Convenções

Criação é Ciência

Como dados podem ser utilizados como fontes de insight para criação de campanhas de Publicidade e Relações Públicas. Com Rafa Caldeira, Creative Data Leader; Louis Millard, Data Scientist; e Isabela Marangoni, Creative da agência SOKO.

 

19h às 22h30 – Auditório 1

“Sobre Rodas” (2019), de Mauro D’Addio

Exibição do filme seguida de debate com o diretor.Lucas volta à escola depois de um acidente que o deixou sem movimento nas pernas. Lá, ele conhece Laís e, juntos, partem para uma aventura em busca do pai que a menina nunca conheceu. Ela vai de bicicleta e ele de cadeira de rodas.

 

20/3 (quarta-feira)

 

9h20 às 11h – Auditório 2

O jornalismo contra da desinformação

O fenômeno da desinformação e da disseminação de notícias falsas se transformou num dos maiores desafios do mundo contemporâneo. E o jornalismo profissional se apresenta como uma das mais importantes ferramentas para combater essa verdadeira ameaça à democracia e aos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.Com José Orenstein, jornalista e editor-executivo do Nexo Jornal; Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP e editora de produção do Estadão; e Uirá Machado, secretário-assistente de Redação da Folha de S. Paulo.

 

9h20 às 11h – Centro de Convenções

Out of Home: do planejamento ao encantamento

Quando o ambiente digital é integrado ao espaço urbano, a publicidade é capaz de oferecer experiências de marca ao consumidor, que encantam e geram resultados efetivos para a empresa. Com Isabel Borba, Head de Aeroportos da JCDecaux.

 

 

9h20 às 11h – Auditório 1

Mostra de Curtas FAAP

Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.

Exibição dos curtas-metragens: “Com Cassis?”; “Ego Sum Qui Sum”; “Desperados”; “Larus e Niu”; e “Raízes”.

 

11h10 às 12h50 – Auditório 1

Reflexões digitais e o impacto da inteligência artificial na comunicação e na criação e conteúdo

Com o profissional de Marketing Edson Rocha.

 

19h às 20h40 – Auditório 1

 

Mostra de Curtas FAAP

Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.

Exibição dos curtas-metragens: “Filme Morto”; “Fôrra”; “Colmeia”; e “Sentinela”.

 

19h30 às 21h30 – Centro de Convenções

A interação entre branding e reputação de marca

Silvio Sato, professor da FAAP e sócio-fundador da Casa Semio, apresenta, junto com Elisa Prado, da empresa VIVO Telefônica, seus apontamentos sobre a importância cada vez maior das empresas definirem estratégias claras tanto para construção da marca quanto para manutenção da sua reputação.

 

20h50 às 22h30 – Auditório 1

Mostra de Curtas FAAP

Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.

Exibição dos curtas-metragens: “Amor só de Mãe”; “Avise Quando Chegar”; “A Vida Privada das Árvores”; “Cetim Rosa”; e “Fofa”.

 

21/3 (quinta-feira)

 

9h20 às 11h – Auditório 2

União Europeia: Brexit, Populismo e Migrações

O curso de Jornalismo realiza, em parceria com o projeto de Public Diplomacy da União Europeia “ALUE”, o debate União Europeia: Brexit, Populismo e Migrações para promover o conhecimento das principais questões que afetam hoje a União Europeia e de que modo elas interferem na política global. Com Carlo Cauti, jornalista italiano, correspondente no Brasil das revistas italianas Limes e EastWest e da Rádio Monte Carlo; David Magalhães, professor da FAAP; e Kai Lehmann, professor da USP.

 

22/03 (sexta-feira)

 

9h20 às 11h – Auditório 2

A força da TV no mundo conectado

Vivemos uma era de transformações comportamentais que refletem os hábitos de mídia, principalmente entre as novas gerações.

Kantar Ibope Media

 

9h20 às 11h – Centro de Convenções

Transformação digital: e a criação com isso?

O consumidor mudou, as empresas se adaptaram, o mercado se transformou. E a criação, como ficou nessa história? Uma conversa com Rafael Ziggy, da Agência DPZ&T para refletir e discutir sobre as mudanças que aconteceram e as que estão por vir para quem trabalha nessa área.

 

9h20 às 11h – Auditório 1

Mostra de Curtas FAAP

Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema. Exibição dos curtas-metragens: “O Navegador”; “Como o Réu se Declara”; “Uma Longa Noite até Você Voltar”; e “Há Sexualidade”.

 

11h10 às 12h50 – Auditório 1

Como ir à Antártida e fazer uma cobertura multiplataforma

Com Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP e editora de produção do Estadão; e Clayton de Souza, repórter fotográfico do Estadão. Luciana e Clayton produziram o Diário Estadão na Antártida do dia 18 de fevereiro a 01 de março de 2019.Vagas Limitadas, inscrições no Núcleo de Inovação em Mídia Digital.

 

19h às 20h50 – Auditório 1

Me chame pelo seu nome

Encontro com Rodrigo Teixeira, fundador da RT Features, produtor dos filmes: “A Bruxa”; “Frances Há”; “Love”; “Me Chame Pelo Seu Nome” (indicado ao Oscar de Melhor Filme); entre outros sucessos do cinema.

 

19h30 às 21h30 – Centro de Convenções

Chuva de likes: quando a publicidade vira conversa e entretenimento

Ações de comunicação que engajam o consumidor. Com a ex-aluna, Nicole Cassiano, social marketing manager do Google Brasil; e Adriano Cerullo, professor da FAAP e diretor de arte da BFerraz.

 

Encontros de Comunicação

Data: 18 a 22/3

Local: FAAP SP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Programação completa: http://www.faap.br/encontros2019/

Informações: (11) 3662-7332 / facom@faap.br

Entrada gratuita


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP) realiza, de 18 a 22 de março, mais uma edição dos “Encontros de Comunicação”, evento tradicional no calendário da Instituição, que reúne – em uma programação aberta ao público – profissionais das áreas de Animação, Cinema, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV e Relações Públicas.

O evento terá palestras que abordarão temas como fake news, reputação de marcas, transformação digital, inteligência artificial, além de festival de música, mostra de trabalhos, entre outros. Fazem parte ainda da programação o lançamento da 2ª temporada da série “Carcereiros”, a exibição de filmes como “Albatroz”, seguida por debate com o diretor e ex-aluno da FAAP Daniel Augusto, e “Sinfonia Amazônica”, primeiro longa-metragem animado brasileiro – uma película do acervo da Filmoteca FAAP.

Os Encontros trarão nomes como o produtor Rodrigo Teixeira, indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2018 com o sucesso “Me Chame pelo seu Nome”; o escritor Contardo Caligaris, idealizador da série “PSI”; Elisa Prado, da Vivo Telefônica; Martha Schubert, da Comunicação Digital Global na Alpargatas; entre outros.

 

Confira a programação completa:

 

18/3 (segunda-feira)

 

11h às 12h50

ComunicasomFestival de Música dos alunos da FAAP

Auditório 1, com transmissão ao vivo pela Rádio FAAP e TV FAAP

 

14h30 às 16h30

“A Cidade dos Piratas” (2019), de Otto Guerra

Exibição de longa-metragem de animação

Auditório 1

 

19h às 22h30 – Auditório 1

“O Albatroz” (2019), de Daniel Augusto

Exibição do filme seguida de debate com o diretor Daniel Augusto, ex-aluno da FAAP.

O fotógrafo Simão (Alexandre Nero), casado com Catarina (Maria Flor), uma compositora de jingles publicitários, se apaixona pela atriz judia Renée (Camila Morgado), com quem viaja a Jerusalém. Lá, ele acaba registrando um atentado terrorista, o que lhe torna mundialmente famoso. Mas, ao mesmo tempo, surgem críticas negativas por ter fotografado em vez de tentar evitar a tragédia. Simão entra em depressão e fica na fronteira entre realidade, sonho e delírio.

 

19/3 (terça-feira)

9h20 às 11h – Auditório 2

Fato ou Fake? A importância da checagem na era da desinformação

Com o jornalista Thiago Reis, coordenador do Núcleo de Dados, Fact-Checking e Projetos Especiais no Portal G1; e Marcelo Moreira, editor-chefe do RJTV da Rede Globo.

 

9h20 às 11h – Centro de Convenções

Mídia & Consumo: do marketing direto à inteligência artificial

Como a inteligência artificial tem otimizado diferentes etapas da elaboração e gestão de uma campanha de comunicação. Com Marcelo Lobianco, consultor de transformação digital (ex-CEO da agência Sapient AG2 e ex-Head of Sales do Facebook).

 

9h20 às 11h – Auditório 1

“Sinfonia Amazônica” (1953)

Película do acervo da Filmoteca FAAP, primeiro longa-metragem animado brasileiro. Produzido inteiramente por Anélio Latini Filho, que durante cerca de cinco anos produziu sozinho aproximadamente 500 mil desenhos, criando suas próprias técnicas e procedimentos para a realização das animações. O filme apresenta um conjunto de sete lendas Amazônicas contadas pelo indiozinho Curumim e um boto, seu fiel companheiro.

 

11h10 às 12h50 – Auditório 1

“Carcereiros”

Palestra seguida de exibição sobre o lançamento da 2ª temporada da série “Carcereiros”, da TV Globo.

 

11h10 às 12h50 – Centro de Convenções

Pitching de Animação

Apresentação dos alunos para os Trabalhos de Conclusão de Curso de Animação que serão desenvolvidos a partir dessa seleção.

 

19h30 às 22h – Centro de Convenções

Criação é Ciência

Como dados podem ser utilizados como fontes de insight para criação de campanhas de Publicidade e Relações Públicas. Com Rafa Caldeira, Creative Data Leader; Louis Millard, Data Scientist; e Isabela Marangoni, Creative da agência SOKO.

 

19h às 22h30 – Auditório 1

“Sobre Rodas” (2019), de Mauro D’Addio

Exibição do filme seguida de debate com o diretor.Lucas volta à escola depois de um acidente que o deixou sem movimento nas pernas. Lá, ele conhece Laís e, juntos, partem para uma aventura em busca do pai que a menina nunca conheceu. Ela vai de bicicleta e ele de cadeira de rodas.

 

20/3 (quarta-feira)

 

9h20 às 11h – Auditório 2

O jornalismo contra da desinformação

O fenômeno da desinformação e da disseminação de notícias falsas se transformou num dos maiores desafios do mundo contemporâneo. E o jornalismo profissional se apresenta como uma das mais importantes ferramentas para combater essa verdadeira ameaça à democracia e aos direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.Com José Orenstein, jornalista e editor-executivo do Nexo Jornal; Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP e editora de produção do Estadão; e Uirá Machado, secretário-assistente de Redação da Folha de S. Paulo.

 

9h20 às 11h – Centro de Convenções

Out of Home: do planejamento ao encantamento

Quando o ambiente digital é integrado ao espaço urbano, a publicidade é capaz de oferecer experiências de marca ao consumidor, que encantam e geram resultados efetivos para a empresa. Com Isabel Borba, Head de Aeroportos da JCDecaux.

 

 

9h20 às 11h – Auditório 1

Mostra de Curtas FAAP

Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.

Exibição dos curtas-metragens: “Com Cassis?”; “Ego Sum Qui Sum”; “Desperados”; “Larus e Niu”; e “Raízes”.

 

11h10 às 12h50 – Auditório 1

Reflexões digitais e o impacto da inteligência artificial na comunicação e na criação e conteúdo

Com o profissional de Marketing Edson Rocha.

 

19h às 20h40 – Auditório 1

 

Mostra de Curtas FAAP

Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.

Exibição dos curtas-metragens: “Filme Morto”; “Fôrra”; “Colmeia”; e “Sentinela”.

 

19h30 às 21h30 – Centro de Convenções

A interação entre branding e reputação de marca

Silvio Sato, professor da FAAP e sócio-fundador da Casa Semio, apresenta, junto com Elisa Prado, da empresa VIVO Telefônica, seus apontamentos sobre a importância cada vez maior das empresas definirem estratégias claras tanto para construção da marca quanto para manutenção da sua reputação.

 

20h50 às 22h30 – Auditório 1

Mostra de Curtas FAAP

Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema.

Exibição dos curtas-metragens: “Amor só de Mãe”; “Avise Quando Chegar”; “A Vida Privada das Árvores”; “Cetim Rosa”; e “Fofa”.

 

21/3 (quinta-feira)

 

9h20 às 11h – Auditório 2

União Europeia: Brexit, Populismo e Migrações

O curso de Jornalismo realiza, em parceria com o projeto de Public Diplomacy da União Europeia “ALUE”, o debate União Europeia: Brexit, Populismo e Migrações para promover o conhecimento das principais questões que afetam hoje a União Europeia e de que modo elas interferem na política global. Com Carlo Cauti, jornalista italiano, correspondente no Brasil das revistas italianas Limes e EastWest e da Rádio Monte Carlo; David Magalhães, professor da FAAP; e Kai Lehmann, professor da USP.

 

22/03 (sexta-feira)

 

9h20 às 11h – Auditório 2

A força da TV no mundo conectado

Vivemos uma era de transformações comportamentais que refletem os hábitos de mídia, principalmente entre as novas gerações.

Kantar Ibope Media

 

9h20 às 11h – Centro de Convenções

Transformação digital: e a criação com isso?

O consumidor mudou, as empresas se adaptaram, o mercado se transformou. E a criação, como ficou nessa história? Uma conversa com Rafael Ziggy, da Agência DPZ&T para refletir e discutir sobre as mudanças que aconteceram e as que estão por vir para quem trabalha nessa área.

 

9h20 às 11h – Auditório 1

Mostra de Curtas FAAP

Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos de Cinema. Exibição dos curtas-metragens: “O Navegador”; “Como o Réu se Declara”; “Uma Longa Noite até Você Voltar”; e “Há Sexualidade”.

 

11h10 às 12h50 – Auditório 1

Como ir à Antártida e fazer uma cobertura multiplataforma

Com Luciana Garbin, coordenadora do LabJor FAAP e editora de produção do Estadão; e Clayton de Souza, repórter fotográfico do Estadão. Luciana e Clayton produziram o Diário Estadão na Antártida do dia 18 de fevereiro a 01 de março de 2019.Vagas Limitadas, inscrições no Núcleo de Inovação em Mídia Digital.

 

19h às 20h50 – Auditório 1

Me chame pelo seu nome

Encontro com Rodrigo Teixeira, fundador da RT Features, produtor dos filmes: “A Bruxa”; “Frances Há”; “Love”; “Me Chame Pelo Seu Nome” (indicado ao Oscar de Melhor Filme); entre outros sucessos do cinema.

 

19h30 às 21h30 – Centro de Convenções

Chuva de likes: quando a publicidade vira conversa e entretenimento

Ações de comunicação que engajam o consumidor. Com a ex-aluna, Nicole Cassiano, social marketing manager do Google Brasil; e Adriano Cerullo, professor da FAAP e diretor de arte da BFerraz.

 

Encontros de Comunicação

Data: 18 a 22/3

Local: FAAP SP

Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Programação completa: http://www.faap.br/encontros2019/

Informações: (11) 3662-7332 / facom@faap.br

Entrada gratuita


DATA



CATEGORIA

Master em Liderança, Política e Gestão Pública

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Na FAAP

Tudo sobre o debate entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo que acontecerá na FAAP 

No dia 14 de agosto, o Teatro FAAP será palco de um debate entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo. O evento, promovido pelo Estadão, Terra e FAAP, acontecerá a partir das 10h, entre os pré-candidatos anunciados até o momento estão Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Kim Kataguiri (União Brasil), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).  Os temas a serem discutidos serão sorteados no início de cada bloco, garantindo um debate dinâmico e abrangente sobre questões de interesse do eleitorado. A jornalista Roseann Kennedy será a mediadora do evento, iniciando cada bloco com uma pergunta. Os convidados terão a oportunidade de dirigir questões aos candidatos, que serão divididos em três duplas ao longo dos blocos, permitindo uma interação entre todos.  Além das perguntas dos convidados e de Roseann, os pré-candidatos também poderão questionar uns aos outros, com direito à réplica para quem fizer a primeira pergunta. Em três momentos do debate, dois candidatos responderão individualmente a perguntas gravadas previamente pelo público, garantindo a participação direta da sociedade no evento.  Luis Sobral, CEO da FAAP, destaca a importância deste evento como uma evolução das sabatinas individuais já realizadas na instituição.  “Como fundação educacional, acreditamos que o debate é essencial para conhecermos melhor nossos futuros governantes. A FAAP já promove reflexão sobre candidatos de várias formas e, agora, oferece um debate em parceria com o Estadão para garantir que essa reflexão seja o mais democrática possível, alcançando o maior número de pessoas”.  Para mais detalhes, acesse a matéria completa publicada pelo Estadão. Não perca a transmissão ao vivo do debate pelos canais digitais do Estadão, do Terra e da


Na FAAP

Inscrições abertas para o Master em Liderança, Política e Gestão Pública com missão internacional 

A FAAP, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), está com inscrições abertas para a 9ª turma do Master em Liderança, Política e Gestão Pública (MLG). Este programa de pós-graduação lato sensu visa formar líderes que atuem na lógica pública em diversos setores e esferas de poder no Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, e as aulas terão início no dia 20 de fevereiro de 2025.  Destinado a gestores públicos, agentes políticos, lideranças do terceiro setor e profissionais do universo empresarial envolvidos com políticas públicas e relações governamentais, o objetivo do MLG é preparar estadistas capazes de implementar políticas públicas que deixem um legado relevante para a sociedade. O curso é estruturado em quatro trilhas de conhecimento: Liderança, Métodos, Gestão Pública e Política, e utiliza uma abordagem diversificada de ensino que inclui debates, pesquisas, leituras, aulas expositivas e trabalhos em grupo.  Este é o segundo ano consecutivo que o curso é oferecido em parceria com o CLP aqui na FAAP. O corpo docente conta com professores com sólida experiência acadêmica e profissional em diversas áreas, sob coordenação da professora Anny Medeiros. Nossa rede é formada por 222 líderes públicos distribuídos em mais de 21 estados, 64 municípios e até 4 países.  Um dos destaques do MLG é a missão internacional, que será realizada em local a ser definido no primeiro trimestre de 2025, visando compartilhar e acompanhar práticas inovadoras em gestão pública. As três primeiras turmas do curso foram para a escola de governo de Harvard, nos Estados Unidos. Já a quarta, quinta e sexta turma viajaram para a Blavatnik School of Government, em Oxford, na Inglaterra. Por fim, a sétima turma esteve na Finlândia e na Estônia, onde visitaram políticas públicas de impacto desses países em diferentes áreas, como transformação digital, pesquisa, economia, educação, saúde, segurança, infraestrutura e transportes, entre outras.   “Oferecemos todo o suporte para fomentar uma rede de líderes públicos que transforme o Brasil. Os servidores estão cada vez mais conscientes que mudanças de impacto na administração pública só acontecem com capacidade de liderança, conhecimento técnico e habilidade de articulação política. O MLG forma bons gestores a partir dessas premissas”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.  Para mais informações sobre o curso e para se inscrever, acesse:


Cinema

Diretor M. Night Shyamalan visita a FAAP e ministra uma masterclass exclusiva para alunos e ex-alunos 

Hoje, dia 19 de julho, a FAAP recebeu o famoso diretor M. Night Shyamalan, que conduziu uma masterclass exclusiva para os alunos. O evento faz parte do tour de divulgação do novo filme “Armadilha”, promovido pela Warner Bros., que estreia nos cinemas no dia 8 de agosto.  A masterclass, que contou com tradução simultânea, proporcionou uma experiência única para os alunos da FAAP. Durante o evento, Shyamalan sorteou cinco estudantes que tiveram a oportunidade de subir ao palco, ganhar pôsteres autografados e tirar fotos com o diretor.  O diretor indiano-norte-americano é conhecido pelos filmes “Olhos Abertos” (1998), “O Sexto Sentido” (1999), “Sinais” (2002), “Fragmentado” (2016), entre muitos outros títulos de sucesso. Além de ser muito reconhecido internacionalmente, o diretor possui muitos seguidores brasileiros nas redes sociais, e por isso o Brasil foi a primeira parada oficial da turnê global do filme. Após o Brasil, o tour seguirá para o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos.  Conversa com o diretor  Shyamalan compartilhou com os alunos a relevância da formação acadêmica em sua trajetória. Afirmou que a faculdade permitiu que ele se concentrasse totalmente no cinema, desconsiderando outras distrações da vida. Ele aconselhou os alunos da FAAP a valorizarem as oportunidades acadêmicas e a se dedicarem ao aprendizado, mais do que ao diploma ou às festas. “Eu fiz o que vocês estão fazendo, eu fui para uma faculdade e isso me permitiu deixar o resto da vida de lado e focar inteiramente no cinema e tratá-lo com respeito”.  Durante a masterclass, ele discutiu seu processo de produção de filmes de suspense, como ele se concentra nos sentimentos dos personagens ao invés de seguir uma receita clichê de filmes do gênero. Ele também contou um pouco do que podemos esperar de seu novo filme “Armadilha” e os desafios de produzir um filme que se passa durante um show, exigindo coordenação entre duas produções complexas.  O diretor também compartilhou momentos inspiradores e emocionantes de sua trajetória, como o impacto de um comentário encorajador de uma assistente em um momento de dúvida no início da carreira e a influência de sua filha em seu último trabalho. Duas figuras jovens que o fizeram lembrar da importância de manter a humildade e a conexão com todos os aspectos da produção cinematográfica, independentemente dos recursos disponíveis, para que o sucesso não afaste do que realmente importa durante a produção.  Shyamalan encerrou com um conselho inspirador: “Enquanto vocês estiverem tentando ser aceitos [falando sobre trabalhos] ou conquistar algo, vocês precisam de um propósito. O pagamento, dinheiro e outras coisas virão se você fizer as coisas corretamente. Então lembrem-se do objetivo final de vocês”. Ele também enfatizou a importância de não buscar aprovação externa, mas de serem honestos e fiéis a si e ao trabalho.  Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema, comentou após a palestra: “Isso para os alunos é incrível, porque eles vão entender um pouco do processo da produção, um pouco das agruras que um diretor passa, como escreve um roteiro. Então profissionalmente isso não tem preço, você traz in loco um diretor de tamanha expressão como ele, que traz toda sua experiência para os alunos e ex-alunos ouvirem, sentirem e aprender um pouco sobre essa loucura que é fazer cinema”.     Durante a aula, o diretor respondeu perguntas de alunos e professores, proporcionando uma oportunidade única de interação com um dos diretores mais influentes de Hollywood. Esta foi mais uma experiência enriquecedora proporcionada pela FAAP, promovendo um aprendizado inspirador para seus

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter