ESTUDO RECENTE DESENVOLVIDO PELA FAAP E A SOCIALBAKERS MOSTRA QUE CONTEÚDO COM IMAGENS NO FACEBOOK TEM MAIS INTERAÇÕES

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Mesmo com o crescimento dos vídeos, as fotos continuam sendo a principal escolha de conteúdo para as 100 marcas brasileiras com mais atividade nas redes sociais. Isso acontece, principalmente, pela alta interação que esse tipo de postagem provoca.

Os dados constam na mais nova edição do #MS360FAAP, estudo feito pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP) em parceria com a plataforma Socialbakers.

O estudo mostrou que apenas Mídia/Notícias e Entretenimento não colocam as fotos em primeiro lugar. Em Entretenimento, há um equilíbrio: 24% dos posts são fotos, 58% são links para conteúdos externos, 33% são vídeos e 3% são atualizações de status com apenas texto. Já em Mídia/Notícias, os links são campeões absolutos, ficando com 89% dos conteúdos postados, sendo 9% para vídeos e somente 6% para fotos.

Independente do tipo de conteúdo, a média de interações no Facebook vem oscilando bastante. No terceiro trimestre de 2018, o segmento de Entretenimento, por exemplo, teve média de 2.960 interações por post. Esse número, no mesmo período de 2019, subiu para 3.491. Por outro lado, na categoria Bens de Consumo, a média de interações por post era de 3.010 nos meses de julho, agosto e setembro do ano passado, enquanto este ano, na mesma época, caiu para 2.227.

Instagram: crescimento constante

Já na outra rede de Mark Zuckeberg, o Instagram, os números só crescem. Um ano atrás, as 100 marcas analisadas pelo estudo tinham, juntas, uma média de 1.303.537 seguidores. Agora, chega à média de 1.814.769.

Mas são os números das celebridades e dos criadores de conteúdo que impressionam, saindo de 7.819.871 seguidores em média, em 2018, para 11.333.483 em 2019.

Além do número de seguidores, a diferença das interações obtidas pelas Celebridades versus as das Marcas também chama a atenção. Enquanto no terceiro trimestre deste ano as primeiras tiveram uma média de 105.637 interações por postagem, as outras ficaram com apenas 5.827.

Outros resultados

– 24% das postagens feitas pelos 100 perfis do Instagram com mais interações não colocam nenhuma hashtag na legenda.- Tanto para Marcas quanto para Celebridades, o tipo de conteúdo que gera mais interação no Instagram são postagens do tipo “Carrossel”, com mais de uma foto ou vídeo.- As páginas de E-Commerce no Facebook levaram, em média, 56 horas e 26 minutos para responder aos usuários no 3.º trimestre deste ano. No mesmo período de 2018, essa média era de 14 horas e 52 minutos.- O setor que mais impulsiona postagens no Facebook é o de Bens de Consumo: 67% dos posts recebem algum tipo de impulso monetário.

O #MS360FAAP analisa trimestralmente o comportamento das 100 marcas com mais interações nas redes sociais, desde 2014. Em 2018, passou a considerar também celebridades. O estudo é composto por diferentes gráficos, nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas e de seus seguidores e está disponível gratuitamente no link www.faap.br/ms360faap


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Mesmo com o crescimento dos vídeos, as fotos continuam sendo a principal escolha de conteúdo para as 100 marcas brasileiras com mais atividade nas redes sociais. Isso acontece, principalmente, pela alta interação que esse tipo de postagem provoca.

Os dados constam na mais nova edição do #MS360FAAP, estudo feito pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP) em parceria com a plataforma Socialbakers.

O estudo mostrou que apenas Mídia/Notícias e Entretenimento não colocam as fotos em primeiro lugar. Em Entretenimento, há um equilíbrio: 24% dos posts são fotos, 58% são links para conteúdos externos, 33% são vídeos e 3% são atualizações de status com apenas texto. Já em Mídia/Notícias, os links são campeões absolutos, ficando com 89% dos conteúdos postados, sendo 9% para vídeos e somente 6% para fotos.

Independente do tipo de conteúdo, a média de interações no Facebook vem oscilando bastante. No terceiro trimestre de 2018, o segmento de Entretenimento, por exemplo, teve média de 2.960 interações por post. Esse número, no mesmo período de 2019, subiu para 3.491. Por outro lado, na categoria Bens de Consumo, a média de interações por post era de 3.010 nos meses de julho, agosto e setembro do ano passado, enquanto este ano, na mesma época, caiu para 2.227.

Instagram: crescimento constante

Já na outra rede de Mark Zuckeberg, o Instagram, os números só crescem. Um ano atrás, as 100 marcas analisadas pelo estudo tinham, juntas, uma média de 1.303.537 seguidores. Agora, chega à média de 1.814.769.

Mas são os números das celebridades e dos criadores de conteúdo que impressionam, saindo de 7.819.871 seguidores em média, em 2018, para 11.333.483 em 2019.

Além do número de seguidores, a diferença das interações obtidas pelas Celebridades versus as das Marcas também chama a atenção. Enquanto no terceiro trimestre deste ano as primeiras tiveram uma média de 105.637 interações por postagem, as outras ficaram com apenas 5.827.

Outros resultados

– 24% das postagens feitas pelos 100 perfis do Instagram com mais interações não colocam nenhuma hashtag na legenda.- Tanto para Marcas quanto para Celebridades, o tipo de conteúdo que gera mais interação no Instagram são postagens do tipo “Carrossel”, com mais de uma foto ou vídeo.- As páginas de E-Commerce no Facebook levaram, em média, 56 horas e 26 minutos para responder aos usuários no 3.º trimestre deste ano. No mesmo período de 2018, essa média era de 14 horas e 52 minutos.- O setor que mais impulsiona postagens no Facebook é o de Bens de Consumo: 67% dos posts recebem algum tipo de impulso monetário.

O #MS360FAAP analisa trimestralmente o comportamento das 100 marcas com mais interações nas redes sociais, desde 2014. Em 2018, passou a considerar também celebridades. O estudo é composto por diferentes gráficos, nos quais é possível enxergar o comportamento das marcas e de seus seguidores e está disponível gratuitamente no link www.faap.br/ms360faap

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Fernanda Magnotta compõe o grupo Global Fellows do Wilson Center

A professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e liderança à frente do BIA, o novo programa na área de negócios da instituição, acaba de ser convidada para compor o seleto grupo de “Global Fellows” do Wilson Center, de Washinton, DC. Trata-se de um dos mais poderosos think tanks do mundo e dos maiores dos Estados Unidos. Esse gesto reconhece a Profa. Magnotta como uma liderança intelectual no Brasil e a inclui como parte de uma das redes de relacionamento mais prestigiadas do planeta. Fernanda é prata da casa. Graduou-se na FAAP, em 2009, tornou-se parte do corpo docente ainda como “jovem professora”, em 2010, e ocupa a coordenação do curso de Relações Internacionais desde 2013. Ao todo, já são 14 anos de docência e dedicação a inúmeros projetos. Fernanda tem mestrado e doutorado na área, é especialista em política dos EUA, com foco nas relações entre EUA-China-América Latina. Seu trabalho inclui publicações acadêmicas e artigos de opinião especializados com circulação em diferentes idiomas. Já foi consultora da Comissão de Relações Internacionais da OAB, em São Paulo, e atualmente é Senior Fellow do CEBRI, do Rio de Janeiro. Além disso, contribui regularmente como colunista para o Portal UOL e para a Rádio CBN. Reconhecida internacionalmente, liderou a delegação da Cúpula da Juventude do G20 do Brasil na China, e observou as eleições dos EUA de 2016 em Ohio, convidada pela Embaixada dos EUA. Selecionada para o Programa W30 da UCLA em 2017, está entre os top 30 em gestão acadêmica global. Recebeu uma concorrida bolsa Fulbright para realizar pesquisa na University of Southern California em 2022. Suas análises aparecem nos principais meios de comunicação no Brasil, nos EUA e na Europa frequentemente. Magnotta é palestrante regular de cursos e treinamentos para diplomatas e oficiais militares, lidera projetos envolvendo autoridades, pesquisadores e o setor privado principalmente no Brasil e nos Estados


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