ESTUDO DO NIMD FAAP E DA MINDMINERS REVELA QUE BRASILEIROS CONSIDERAM AS REDES SOCIAIS MENOS CONFIÁVEIS DO QUE OUTROS CANAIS, APESAR DE SEREM AS MAIS UTILIZADAS

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Apesar de ganharem o cotidiano dos brasileiros, as redes sociais são consideradas um dos meios menos confiáveis por seus usuários. Eles também concordam que as utilizam por muito mais tempo do que é considerável saudável ou adequado, servindo para estimular um vício e alimentar uma carência. As informações constam no mais novo estudo do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP), desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia MindMiners.

O estudo ouviu 2.500 pessoas que possuem smartphone e seu objetivo foi entender como se dá atualmente a relação das pessoas com as redes sociais, em particular aquelas que já são usuárias assíduas dos meios digitais.

Para isso, o estudo foi dividido em três etapas, cada uma delas com a participação de um grupo de respondentes: foram consideradas mil pessoas para a primeira etapa sobre consumo de informação; mil para a segunda, que buscou compreender como as redes sociais interferem no processo de influência e confiança que o usuário estabelece com diferentes personagens sociais, especialmente os influenciadores digitais; e, por fim, 500 respondentes para a abordagem sobre o comportamento, ou seja, entender como plataformas de redes sociais estão interferindo na sociedade e, inclusive, afetando sua saúde mental.

 

Consumo de informação

 

A pesquisa indica que há, claramente, uma mudança de comportamento de consumo de informação, uma vez que 80% dos respondentes declararam usar as redes sociais para se atualizar em relação às notícias. A plataforma mais utilizada para essa finalidade é o Facebook, seguida por Instagram e Youtube. O Whatsapp, considerada a rede mais popular entre os brasileiros, principalmente para conversas entre amigos, mantém a quarta posição.

 

Confiança no conteúdo

 

Os canais de televisão – abertos ou fechados – ainda são considerados confiáveis ou muito confiáveis por mais de 64% dos usuários. Já as redes sociais são vistas por 52% dos respondentes como pouco ou nada confiáveis.

A pesquisa também buscou identificar a confiança do usuário em relação às notícias compartilhadas: os influenciadores digitais (ou creators) tiveram apenas 17% de indicações como “confiáveis ou muito confiáveis”. Jornalistas / Veículos de Comunicação, ao contrário, obtiveram índice de 58%, atrás apenas de especialistas e técnicos em determinado tema (71%) e professores (62%).

Apesar de a credibilidade ser baixa em relação ao compartilhamento de notícias, os influenciadores ou creators ainda possuem algo valioso para as marcas, que é a proximidade com as pessoas. E isso também vale para os influenciadores digitais artificiais, que são personagens fictícios ou imagens tridimensionais: 47% das pessoas veem espontaneidade nas publicações e afirmam já ter comprado algum produto baseado na opinião deles.

Quando perguntados sobre canais que mais compartilham notícias falsas, o WhatsApp vem em primeiro lugar, com 45%, seguido pelo Facebook, com 33%. Já o Linkedin foi considerado por 43% dos respondentes como a rede social que possui menos notícias falsas compartilhadas.

 

Comportamento

 

Das 500 pessoas pesquisadas, quase a metade (43%) para sua atividade assim que recebe uma notificação do WhatsApp, Facebook ou Instagram. Além disso, 64% concordam parcialmente ou totalmente que logo após publicar algo nas redes checam ao menos uma vez a quantidade de visualizações ou curtidas – e quem as fez.

Desse mesmo universo, 50% concordam parcialmente ou totalmente com a ideia de estarem usando as redes sociais por mais tempo do que consideram saudável ou adequado e 31% se dizem “muito ansiosos”, ao passo que 56% consideram a sociedade atual “muito ansiosa”.

 

O estudo aponta ainda outros dados interessantes:

 

•41% dos respondentes concordam parcialmente ou totalmente que as curtidas, comentários ou visualizações de suas publicações são importantes para eles;

•48% concordam parcialmente ou totalmente que se sentem próximos das pessoas que seguem nas redes, mesmo não as conhecendo pessoalmente;

•16% dos entrevistados concordam totalmente e 24% parcialmente com a afirmação “sinto-me constantemente vigiado por meio das redes sociais”.

 

O conteúdo completo do estudo pode ser conferido na área de Artigos e Insights no site do NiMD FAAP, disponível no link http://www.faap.br/nimd/.


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Apesar de ganharem o cotidiano dos brasileiros, as redes sociais são consideradas um dos meios menos confiáveis por seus usuários. Eles também concordam que as utilizam por muito mais tempo do que é considerável saudável ou adequado, servindo para estimular um vício e alimentar uma carência. As informações constam no mais novo estudo do Núcleo de Inovação em Mídia Digital da Faculdade Armando Alvares Penteado (NiMD FAAP), desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia MindMiners.

O estudo ouviu 2.500 pessoas que possuem smartphone e seu objetivo foi entender como se dá atualmente a relação das pessoas com as redes sociais, em particular aquelas que já são usuárias assíduas dos meios digitais.

Para isso, o estudo foi dividido em três etapas, cada uma delas com a participação de um grupo de respondentes: foram consideradas mil pessoas para a primeira etapa sobre consumo de informação; mil para a segunda, que buscou compreender como as redes sociais interferem no processo de influência e confiança que o usuário estabelece com diferentes personagens sociais, especialmente os influenciadores digitais; e, por fim, 500 respondentes para a abordagem sobre o comportamento, ou seja, entender como plataformas de redes sociais estão interferindo na sociedade e, inclusive, afetando sua saúde mental.

 

Consumo de informação

 

A pesquisa indica que há, claramente, uma mudança de comportamento de consumo de informação, uma vez que 80% dos respondentes declararam usar as redes sociais para se atualizar em relação às notícias. A plataforma mais utilizada para essa finalidade é o Facebook, seguida por Instagram e Youtube. O Whatsapp, considerada a rede mais popular entre os brasileiros, principalmente para conversas entre amigos, mantém a quarta posição.

 

Confiança no conteúdo

 

Os canais de televisão – abertos ou fechados – ainda são considerados confiáveis ou muito confiáveis por mais de 64% dos usuários. Já as redes sociais são vistas por 52% dos respondentes como pouco ou nada confiáveis.

A pesquisa também buscou identificar a confiança do usuário em relação às notícias compartilhadas: os influenciadores digitais (ou creators) tiveram apenas 17% de indicações como “confiáveis ou muito confiáveis”. Jornalistas / Veículos de Comunicação, ao contrário, obtiveram índice de 58%, atrás apenas de especialistas e técnicos em determinado tema (71%) e professores (62%).

Apesar de a credibilidade ser baixa em relação ao compartilhamento de notícias, os influenciadores ou creators ainda possuem algo valioso para as marcas, que é a proximidade com as pessoas. E isso também vale para os influenciadores digitais artificiais, que são personagens fictícios ou imagens tridimensionais: 47% das pessoas veem espontaneidade nas publicações e afirmam já ter comprado algum produto baseado na opinião deles.

Quando perguntados sobre canais que mais compartilham notícias falsas, o WhatsApp vem em primeiro lugar, com 45%, seguido pelo Facebook, com 33%. Já o Linkedin foi considerado por 43% dos respondentes como a rede social que possui menos notícias falsas compartilhadas.

 

Comportamento

 

Das 500 pessoas pesquisadas, quase a metade (43%) para sua atividade assim que recebe uma notificação do WhatsApp, Facebook ou Instagram. Além disso, 64% concordam parcialmente ou totalmente que logo após publicar algo nas redes checam ao menos uma vez a quantidade de visualizações ou curtidas – e quem as fez.

Desse mesmo universo, 50% concordam parcialmente ou totalmente com a ideia de estarem usando as redes sociais por mais tempo do que consideram saudável ou adequado e 31% se dizem “muito ansiosos”, ao passo que 56% consideram a sociedade atual “muito ansiosa”.

 

O estudo aponta ainda outros dados interessantes:

 

•41% dos respondentes concordam parcialmente ou totalmente que as curtidas, comentários ou visualizações de suas publicações são importantes para eles;

•48% concordam parcialmente ou totalmente que se sentem próximos das pessoas que seguem nas redes, mesmo não as conhecendo pessoalmente;

•16% dos entrevistados concordam totalmente e 24% parcialmente com a afirmação “sinto-me constantemente vigiado por meio das redes sociais”.

 

O conteúdo completo do estudo pode ser conferido na área de Artigos e Insights no site do NiMD FAAP, disponível no link http://www.faap.br/nimd/.


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Master em Liderança, Política e Gestão Pública

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Na FAAP

Tudo sobre o debate entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo que acontecerá na FAAP 

No dia 14 de agosto, o Teatro FAAP será palco de um debate entre os concorrentes à Prefeitura de São Paulo. O evento, promovido pelo Estadão, Terra e FAAP, acontecerá a partir das 10h, entre os pré-candidatos anunciados até o momento estão Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Kim Kataguiri (União Brasil), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).  Os temas a serem discutidos serão sorteados no início de cada bloco, garantindo um debate dinâmico e abrangente sobre questões de interesse do eleitorado. A jornalista Roseann Kennedy será a mediadora do evento, iniciando cada bloco com uma pergunta. Os convidados terão a oportunidade de dirigir questões aos candidatos, que serão divididos em três duplas ao longo dos blocos, permitindo uma interação entre todos.  Além das perguntas dos convidados e de Roseann, os pré-candidatos também poderão questionar uns aos outros, com direito à réplica para quem fizer a primeira pergunta. Em três momentos do debate, dois candidatos responderão individualmente a perguntas gravadas previamente pelo público, garantindo a participação direta da sociedade no evento.  Luis Sobral, CEO da FAAP, destaca a importância deste evento como uma evolução das sabatinas individuais já realizadas na instituição.  “Como fundação educacional, acreditamos que o debate é essencial para conhecermos melhor nossos futuros governantes. A FAAP já promove reflexão sobre candidatos de várias formas e, agora, oferece um debate em parceria com o Estadão para garantir que essa reflexão seja o mais democrática possível, alcançando o maior número de pessoas”.  Para mais detalhes, acesse a matéria completa publicada pelo Estadão. Não perca a transmissão ao vivo do debate pelos canais digitais do Estadão, do Terra e da


Na FAAP

Inscrições abertas para o Master em Liderança, Política e Gestão Pública com missão internacional 

A FAAP, em parceria com o Centro de Liderança Pública (CLP), está com inscrições abertas para a 9ª turma do Master em Liderança, Política e Gestão Pública (MLG). Este programa de pós-graduação lato sensu visa formar líderes que atuem na lógica pública em diversos setores e esferas de poder no Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto, e as aulas terão início no dia 20 de fevereiro de 2025.  Destinado a gestores públicos, agentes políticos, lideranças do terceiro setor e profissionais do universo empresarial envolvidos com políticas públicas e relações governamentais, o objetivo do MLG é preparar estadistas capazes de implementar políticas públicas que deixem um legado relevante para a sociedade. O curso é estruturado em quatro trilhas de conhecimento: Liderança, Métodos, Gestão Pública e Política, e utiliza uma abordagem diversificada de ensino que inclui debates, pesquisas, leituras, aulas expositivas e trabalhos em grupo.  Este é o segundo ano consecutivo que o curso é oferecido em parceria com o CLP aqui na FAAP. O corpo docente conta com professores com sólida experiência acadêmica e profissional em diversas áreas, sob coordenação da professora Anny Medeiros. Nossa rede é formada por 222 líderes públicos distribuídos em mais de 21 estados, 64 municípios e até 4 países.  Um dos destaques do MLG é a missão internacional, que será realizada em local a ser definido no primeiro trimestre de 2025, visando compartilhar e acompanhar práticas inovadoras em gestão pública. As três primeiras turmas do curso foram para a escola de governo de Harvard, nos Estados Unidos. Já a quarta, quinta e sexta turma viajaram para a Blavatnik School of Government, em Oxford, na Inglaterra. Por fim, a sétima turma esteve na Finlândia e na Estônia, onde visitaram políticas públicas de impacto desses países em diferentes áreas, como transformação digital, pesquisa, economia, educação, saúde, segurança, infraestrutura e transportes, entre outras.   “Oferecemos todo o suporte para fomentar uma rede de líderes públicos que transforme o Brasil. Os servidores estão cada vez mais conscientes que mudanças de impacto na administração pública só acontecem com capacidade de liderança, conhecimento técnico e habilidade de articulação política. O MLG forma bons gestores a partir dessas premissas”, afirma Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.  Para mais informações sobre o curso e para se inscrever, acesse:


Cinema

Diretor M. Night Shyamalan visita a FAAP e ministra uma masterclass exclusiva para alunos e ex-alunos 

Hoje, dia 19 de julho, a FAAP recebeu o famoso diretor M. Night Shyamalan, que conduziu uma masterclass exclusiva para os alunos. O evento faz parte do tour de divulgação do novo filme “Armadilha”, promovido pela Warner Bros., que estreia nos cinemas no dia 8 de agosto.  A masterclass, que contou com tradução simultânea, proporcionou uma experiência única para os alunos da FAAP. Durante o evento, Shyamalan sorteou cinco estudantes que tiveram a oportunidade de subir ao palco, ganhar pôsteres autografados e tirar fotos com o diretor.  O diretor indiano-norte-americano é conhecido pelos filmes “Olhos Abertos” (1998), “O Sexto Sentido” (1999), “Sinais” (2002), “Fragmentado” (2016), entre muitos outros títulos de sucesso. Além de ser muito reconhecido internacionalmente, o diretor possui muitos seguidores brasileiros nas redes sociais, e por isso o Brasil foi a primeira parada oficial da turnê global do filme. Após o Brasil, o tour seguirá para o Reino Unido, Alemanha, Espanha, Itália e Estados Unidos.  Conversa com o diretor  Shyamalan compartilhou com os alunos a relevância da formação acadêmica em sua trajetória. Afirmou que a faculdade permitiu que ele se concentrasse totalmente no cinema, desconsiderando outras distrações da vida. Ele aconselhou os alunos da FAAP a valorizarem as oportunidades acadêmicas e a se dedicarem ao aprendizado, mais do que ao diploma ou às festas. “Eu fiz o que vocês estão fazendo, eu fui para uma faculdade e isso me permitiu deixar o resto da vida de lado e focar inteiramente no cinema e tratá-lo com respeito”.  Durante a masterclass, ele discutiu seu processo de produção de filmes de suspense, como ele se concentra nos sentimentos dos personagens ao invés de seguir uma receita clichê de filmes do gênero. Ele também contou um pouco do que podemos esperar de seu novo filme “Armadilha” e os desafios de produzir um filme que se passa durante um show, exigindo coordenação entre duas produções complexas.  O diretor também compartilhou momentos inspiradores e emocionantes de sua trajetória, como o impacto de um comentário encorajador de uma assistente em um momento de dúvida no início da carreira e a influência de sua filha em seu último trabalho. Duas figuras jovens que o fizeram lembrar da importância de manter a humildade e a conexão com todos os aspectos da produção cinematográfica, independentemente dos recursos disponíveis, para que o sucesso não afaste do que realmente importa durante a produção.  Shyamalan encerrou com um conselho inspirador: “Enquanto vocês estiverem tentando ser aceitos [falando sobre trabalhos] ou conquistar algo, vocês precisam de um propósito. O pagamento, dinheiro e outras coisas virão se você fizer as coisas corretamente. Então lembrem-se do objetivo final de vocês”. Ele também enfatizou a importância de não buscar aprovação externa, mas de serem honestos e fiéis a si e ao trabalho.  Humberto Neiva, coordenador do curso de Cinema, comentou após a palestra: “Isso para os alunos é incrível, porque eles vão entender um pouco do processo da produção, um pouco das agruras que um diretor passa, como escreve um roteiro. Então profissionalmente isso não tem preço, você traz in loco um diretor de tamanha expressão como ele, que traz toda sua experiência para os alunos e ex-alunos ouvirem, sentirem e aprender um pouco sobre essa loucura que é fazer cinema”.     Durante a aula, o diretor respondeu perguntas de alunos e professores, proporcionando uma oportunidade única de interação com um dos diretores mais influentes de Hollywood. Esta foi mais uma experiência enriquecedora proporcionada pela FAAP, promovendo um aprendizado inspirador para seus

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