ESTUDO DA FAAP E EMPLIFI INDICA QUE PERFIS DEDICADOS À POLÍTICA CRESCEM NO INSTAGRAM

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


Desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP), em parceria com a Emplifi, a pesquisa Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) indica que, nos últimos três meses de 2021, as marcas tiveram um crescimento de 2,68% no número de seguidores no Instagram, na comparação com o trimestre anterior (julho a setembro). Esse movimento já havia sido observado no último relatório, quando essa mesma categoria obteve um número de fãs maior do que os Influenciadores. 

A categoria Sociedade, que engloba temas políticos, também mostrou uma movimentação diferente no último trimestre de 2021, com um crescimento de 2,66%. Para o professor da FAAP, Thiago Costa, um dos analistas do estudo, esse aumento chama especial atenção porque os assuntos mais polêmicos não tinham tanto espaço no Instagram. “Esse cenário mudou especialmente durante a pandemia e, com as eleições deste ano, a tendência é de que surjam mais perfis dedicados à política. Também acredito que haverá um crescimento maior dos já existentes”, comenta. 

O professor lembra que haverá, no entanto, a preocupação com a difusão de desinformação, as chamadas fake news, visto que os posts mais criados são de fotos, ou seja, não permitem tanto texto na descrição, reduzindo as possibilidades de aprofundamento das discussões. 

O estudo da FAAP mostra, ainda, que as mensagens de festas e campanhas de conscientização dominaram o Instagram no quarto trimestre de 2021. Entre as 20 hashtags mais usadas em outubro, novembro e dezembro, a primeira foi #natal, seguida por #outubrorosa (de combate ao câncer de mama). Também constam na lista #novembroazul (de combate ao câncer de próstata) e #boasfestas. 

Facebook 

O último trimestre de 2021 no Facebook não trouxe grandes alterações em relação ao restante do ano. Havia uma expectativa de aumento da interatividade, uma vez que seria período de férias e com mais pessoas em tempo livre. Mas isso não se verificou. Em relação à quantidade de postagens, o que se pode destacar é que o Facebook tem maior volume semanal do que o Instagram. 

“É possível associar esse fato aos stories. Ainda que a ferramenta também esteja disponível na plataforma “mãe” da Meta, é no Instagram que ela se consolidou e é mais frequentemente usada pelas marcas de diferentes categorias”, explica o Prof. Eric Messa, coordenador do NiMD-FAAP. 

É importante notar, também, que apesar de ter sido uma diminuição leve e de pouco impacto, houve queda no número de fãs de todas as categorias no último trimestre de 2021, na comparação com o período imediatamente anterior. “Olhar apenas o número de seguidores é um erro clássico da análise de redes sociais”, observa o professor Thiago. 

Segundo ele, o número realmente importante é o de interação e, nesse quesito, a categoria “Varejo” é o grande destaque, o que era esperado, visto que o período analisado contabiliza a Black Friday e o Natal.

Isso também é evidenciado com a mediana de interações das páginas de eletrônicos, que passaram de 20 mil no último trimestre de 2021.Outro ponto do levantamento que vale ressaltar é a relação entre o tipo de posts feitos e as interações. As postagens de fotos recebem mais interatividade do público e, ao mesmo tempo, são as que mais são feitas no Facebook. 

Realizado desde 2014, o relatório Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicado a cada três meses, o estudo traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria. 

O estudo completo pode ser conferido no site do NiMD-FAAP


DATA



CATEGORIA


COMPARTILHE

COMPARTILHE

Desenvolvida trimestralmente pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD-FAAP), em parceria com a Emplifi, a pesquisa Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) indica que, nos últimos três meses de 2021, as marcas tiveram um crescimento de 2,68% no número de seguidores no Instagram, na comparação com o trimestre anterior (julho a setembro). Esse movimento já havia sido observado no último relatório, quando essa mesma categoria obteve um número de fãs maior do que os Influenciadores. 

A categoria Sociedade, que engloba temas políticos, também mostrou uma movimentação diferente no último trimestre de 2021, com um crescimento de 2,66%. Para o professor da FAAP, Thiago Costa, um dos analistas do estudo, esse aumento chama especial atenção porque os assuntos mais polêmicos não tinham tanto espaço no Instagram. “Esse cenário mudou especialmente durante a pandemia e, com as eleições deste ano, a tendência é de que surjam mais perfis dedicados à política. Também acredito que haverá um crescimento maior dos já existentes”, comenta. 

O professor lembra que haverá, no entanto, a preocupação com a difusão de desinformação, as chamadas fake news, visto que os posts mais criados são de fotos, ou seja, não permitem tanto texto na descrição, reduzindo as possibilidades de aprofundamento das discussões. 

O estudo da FAAP mostra, ainda, que as mensagens de festas e campanhas de conscientização dominaram o Instagram no quarto trimestre de 2021. Entre as 20 hashtags mais usadas em outubro, novembro e dezembro, a primeira foi #natal, seguida por #outubrorosa (de combate ao câncer de mama). Também constam na lista #novembroazul (de combate ao câncer de próstata) e #boasfestas. 

Facebook 

O último trimestre de 2021 no Facebook não trouxe grandes alterações em relação ao restante do ano. Havia uma expectativa de aumento da interatividade, uma vez que seria período de férias e com mais pessoas em tempo livre. Mas isso não se verificou. Em relação à quantidade de postagens, o que se pode destacar é que o Facebook tem maior volume semanal do que o Instagram. 

“É possível associar esse fato aos stories. Ainda que a ferramenta também esteja disponível na plataforma “mãe” da Meta, é no Instagram que ela se consolidou e é mais frequentemente usada pelas marcas de diferentes categorias”, explica o Prof. Eric Messa, coordenador do NiMD-FAAP. 

É importante notar, também, que apesar de ter sido uma diminuição leve e de pouco impacto, houve queda no número de fãs de todas as categorias no último trimestre de 2021, na comparação com o período imediatamente anterior. “Olhar apenas o número de seguidores é um erro clássico da análise de redes sociais”, observa o professor Thiago. 

Segundo ele, o número realmente importante é o de interação e, nesse quesito, a categoria “Varejo” é o grande destaque, o que era esperado, visto que o período analisado contabiliza a Black Friday e o Natal.

Isso também é evidenciado com a mediana de interações das páginas de eletrônicos, que passaram de 20 mil no último trimestre de 2021.Outro ponto do levantamento que vale ressaltar é a relação entre o tipo de posts feitos e as interações. As postagens de fotos recebem mais interatividade do público e, ao mesmo tempo, são as que mais são feitas no Facebook. 

Realizado desde 2014, o relatório Mídias Sociais 360o (#MS360FAAP) passou a ser apresentado no final de 2021 em um novo formato. Publicado a cada três meses, o estudo traz resultados mensurados com base em todos os perfis cadastrados na plataforma, dentro de cada categoria. 

O estudo completo pode ser conferido no site do NiMD-FAAP

Cursos Livres e Idiomas FAAP 2024

Confira a lista de cursos

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Fernanda Magnotta compõe o grupo Global Fellows do Wilson Center

A professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e liderança à frente do BIA, o novo programa na área de negócios da instituição, acaba de ser convidada para compor o seleto grupo de “Global Fellows” do Wilson Center, de Washinton, DC. Trata-se de um dos mais poderosos think tanks do mundo e dos maiores dos Estados Unidos. Esse gesto reconhece a Profa. Magnotta como uma liderança intelectual no Brasil e a inclui como parte de uma das redes de relacionamento mais prestigiadas do planeta. Fernanda é prata da casa. Graduou-se na FAAP, em 2009, tornou-se parte do corpo docente ainda como “jovem professora”, em 2010, e ocupa a coordenação do curso de Relações Internacionais desde 2013. Ao todo, já são 14 anos de docência e dedicação a inúmeros projetos. Fernanda tem mestrado e doutorado na área, é especialista em política dos EUA, com foco nas relações entre EUA-China-América Latina. Seu trabalho inclui publicações acadêmicas e artigos de opinião especializados com circulação em diferentes idiomas. Já foi consultora da Comissão de Relações Internacionais da OAB, em São Paulo, e atualmente é Senior Fellow do CEBRI, do Rio de Janeiro. Além disso, contribui regularmente como colunista para o Portal UOL e para a Rádio CBN. Reconhecida internacionalmente, liderou a delegação da Cúpula da Juventude do G20 do Brasil na China, e observou as eleições dos EUA de 2016 em Ohio, convidada pela Embaixada dos EUA. Selecionada para o Programa W30 da UCLA em 2017, está entre os top 30 em gestão acadêmica global. Recebeu uma concorrida bolsa Fulbright para realizar pesquisa na University of Southern California em 2022. Suas análises aparecem nos principais meios de comunicação no Brasil, nos EUA e na Europa frequentemente. Magnotta é palestrante regular de cursos e treinamentos para diplomatas e oficiais militares, lidera projetos envolvendo autoridades, pesquisadores e o setor privado principalmente no Brasil e nos Estados


Na FAAP

B-Hub anuncia nova fase com lançamento de produtos e serviços

O Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o B-Hub, se prepara para entrar em uma nova fase. O espaço, conhecido por sua dedicação ao empreendedorismo, agora oferece uma variedade de serviços e mentorias especializadas, além de apresentar uma equipe de professores renomados prontos para orientar e impulsionar ideias únicas. Novos Serviços e Professores: Transformando Ideias em Oportunidades O programa “START” oferece uma oportunidade de transformar ideias em ações concretas. Composto por 6 encontros, a equipe do FAAP Business Hub guiará os participantes na jornada de iniciar, organizar e priorizar projetos. Início: 05 de marçoQuando: Terças e quintas | das 14h às 16h30 Este curso gratuito é exclusivo para alunos e válido como atividade complementar. As vagas são limitadas! Inscreva-se clicando aqui. Para os momentos em que um projeto trava, o B-Hub oferece mentorias personalizadas com professores especialistas. Seja em encontros presenciais ou on–line, essas mentorias são projetadas para desbloquear ideias e proporcionar insights para alunos e ex-alunos. Entre em contato com a equipe para agendar a sua mentoria. O programa “FAABRICA” é destinado ao desenvolvimento de business plans, planos de marketing e protótipos, fornecendo suporte fundamental para projetos em estágios iniciais. Uma equipe de professores estará à disposição dos interessados: Marcelo de Almeida Westermann – Arquitetura e DesignJulio Cesar de Freitas – DesignMayara Ferreira Longuini – DireitoJosé Sarkis Arakelian – AdministraçãoMarco Antônio Di Lorenzi Andreoni – Artes, Design e Moda B-Hub – O Espaço para Desenvolvimento de Projetos Além de apresentar os novos produtos e serviços, é importante destacar que o B-Hub é um espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos. Seja dando os primeiros passos na jornada empreendedora ou buscando aprimoramento para projetos já existentes, o B-Hub continua a ser o ambiente propício para o crescimento e inovação. Com estes novos projetos, o B-Hub reafirma seu compromisso em ser um catalisador para o empreendedorismo na comunidade FAAP e no


Direito

Folha de S. Paulo destaca parceria da FAAP com universidades europeias para alunos de Direito 

Conforme destacado pelo jornal Folha de S. Paulo, a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) firmou uma parceria estratégica com três universidades europeias. A colaboração visa enriquecer a experiência acadêmica dos alunos de Direito da instituição, proporcionando-lhes oportunidades únicas de intercâmbio internacional.  A notícia ganha destaque ao ressaltar que, ao participarem desse intercâmbio, os alunos da FAAP não apenas ampliam seus horizontes culturais, mas também não perdem o semestre letivo. Essa abordagem permite que os estudantes vivenciem novas perspectivas acadêmicas e culturais, sem comprometer seus estudos.  A FAAP, reconhecida por sua visão globalizada, já possui convênios com mais de 350 universidades ao redor do mundo, consolidando-se como uma instituição comprometida com a formação acadêmica internacional de seus alunos. A parceria com universidades europeias para os alunos de Direito é mais um passo em direção à excelência acadêmica e à formação de profissionais globais, prontos para enfrentar os desafios da profissão.  O coordenador do curso, Fernando José da Costa, ressalta que “Ter vivido e estudado no exterior é frequentemente valorizado pelos empregadores, destacando a adaptabilidade, a diversidade de perspectivas e o empenho em desafios impostos por conviver em outros países”.  Destacando o compromisso da FAAP em preparar profissionais capazes de lidar com as demandas contemporâneas, o curso de Direito da instituição visa formar estudantes não apenas como juristas, mas como agentes ativos em uma sociedade cada vez mais complexa. O programa oferece uma abordagem holística, permitindo que os alunos compreendam aspectos históricos, políticos e econômicos em um contexto nacional e internacional.  Leia a matéria completa: clique aqui  O CURSO DE DIREITO FAAP  O curso de Direito da FAAP proporciona uma formação abrangente e aprofundada sobre as relações humanas, as práticas legais e o funcionamento dos sistemas jurídicos. São oferecidas todas as matérias tradicionais da formação jurídica (Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Processual, Direito Empresarial, Direito Internacional, Ética Profissional etc.) em conjunto com atividades culturais e disciplinas humanísticas (Teatro, Oratória, Filosofia, Psicologia etc.), que permitem conhecimentos sobre Justiça e Poder, Segurança Pública e Segurança Jurídica, Tecnologia e Relações Digitais, Direito Ambiental Empresarial, Direito Desportivo, Direito do Entretenimento

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter