Curso de cinema promoveu debates sobre o mercado audiovisual


DATA


COMPARTILHE



DATA



COMPARTILHE

COMPARTILHE

O curso de Cinema promoveu dois eventos com renomados profissionais do mercado audiovisual que compartilharam com os alunos suas experiências e insights sobre o processo criativo por trás da produção. 


Dia 30 de agosto aconteceu a pré-estreia do filme “Tire 5 Cartas”, seguido de um bate-papo com o diretor Diego Freitas, a produtora Elisa Tolomelli, o roteirista e produtor Joaquim Haickel e o montador Alexandre Boechat. 

Os alunos tiveram a oportunidade exclusiva de assistir ao filme antes de seu lançamento oficial, previsto para 14 de setembro. “Tire 5 Cartas” tem como protagonista Lilia Cabral, sua personagem é uma taróloga que enrola seus clientes com a ajuda de seu marido, Lindoval (Stepan Nercessian). Sua sorte muda quando um valioso anel roubado cruza o seu caminho. Decidida a ficar com o anel, foge dos bandidos e vai para sua terra natal, São Luís do Maranhão, embarcando numa aventura para lá de engraçada e emocionante.

Diego proporcionou aos estudantes um mergulho nos bastidores da obra, compartilhando detalhes sobre a inspiração por trás da história, os desafios enfrentados durante a produção e algumas dicas para quem pretende seguir carreira na área. “A dica que eu dou para quem quer atuar com direção no cinema é começar tendo algum portfólio e investindo em produções autorais. Aproveitem que a tecnologia hoje permite fazer um filme pelo celular”. 

O evento não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos sobre a indústria cinematográfica, mas também os inspirou a explorar suas próprias capacidades criativas. O roteirista Joaquim Haickel explicou que o roteiro para ele, é uma massa de modelar, como se fosse argila. “Você tem que fazer com ele vá tomando forma, às vezes uma ideia inicial nem sempre será a ideia final que vai para o papel. O roteiro é uma peça viva, o diretor faz improvisos na hora de gravar, o ator coloca cacos, você tem que estar preparado para que o seu roteiro possa ser adaptado conforme a necessidade”. 

Já no dia 31 de agosto, na aula magna do curso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da trajetória da produtora executiva de filmes como Central do Brasil, Cidade de Deus e Lavoura Arcaica e fundadora da EH! Filmes, uma das principais produtoras do Brasil, Elisa Tolomelli. 

A convidada falou sobre as complexidades da gestão de um projeto cinematográfico desde sua concepção até chegar às telas. “O maior desafio na carreira dos produtores de cinema é encontrar uma boa história. Os próximos passos são encontrar um financiamento e formar um time de equipe técnica, com diretor, fotógrafo e diretor de arte que comunguem da mesma ideia que você, e um grupo de atores que deem química para os personagens e que faça o público criar uma empatia com essa história. Essa é a receita de um filme de sucesso”. 

Durante o evento, foram abordados diversos tópicos desde as etapas iniciais de desenvolvimento de projetos cinematográficos até as estratégias para distribuição e marketing. Oferecendo aos alunos uma visão abrangente das tendências atuais e futuras do mercado, bem como conselhos práticos para quem busca ingressar nesse campo. 

Cinema na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Animação

FAAPCAST | Ex-alunas compartilham experiências sobre o mundo da Animação

Apresentado pela professora Ana Julia Ribeiro, o FAAPCAST recebeu, nesta quarta-feira, as ex-alunas do curso de Animação, Laura Orefice Folkmann e Luiza Pugliesi. Criadoras do premiado curta “Cadim” e de um novo projeto chamado “Absorta”, as animadoras dividiram todas as dificuldades que passaram durante a produção dos curtas e sobre os resultados positivos, além dos prêmios nacionais e internacionais, das obras produzidas pela dupla.  Ao serem questionadas por Ana Julia sobre como escolher um festival para inscrever sua obra, Luiza Pugliesi responde que “qualquer festival vai te trazer uma visibilidade. O negócio é ser visto, independentemente de onde for”.  Para todos os que desejam fazer animação, mas têm receio sobre as habilidades de desenho, a ex-aluna e produtora, Laura, divide que “A dedicação é o principal requisito para a animação. Não precisa saber desenhar. Ajuda, mas não precisa”.  As alunas também compartilharam que “Cadim” nasceu com um desafio. A partir de uma música do cantor e compositor Cartola, Luiza conta que a letra e melodia de “Preciso me Encontrar” foi a principal inspiração para realização do curta, que tem a ambientação no Cerrado. Então, com o pitch aprovado, Laura e Luiza se juntam para a realização deste filme que segue ganhando prêmios até os dias de hoje.  O próximo projeto da dupla se chama “Absorta”, em que dividem algumas dicas e observações sobre este projeto que puderam colocar todos os ensinamentos que aprenderam com “Cadim”. Além disso, compartilharam suas experiências no mundo da animação, com dicas, memórias da infância, a importância de referências e outros processos para um filme.  Confira o episódio completo clicando aqui.  O CURSO DE ANIMAÇÃO NA FAAP  Na faculdade de Animação, estudantes desenvolvem habilidades e aprendem conhecimentos fundamentais para a indústria, como criação e direção de som, animação 2D, 3D e stop motion. Terá conhecimento pleno no desenvolvimento de games e interatividades. Mais que aptidões práticas, haverá o estímulo à pesquisa e à crítica; para a produção e descoberta de nichos no mercado de animação. Tudo tendo base nas teorias de arte, filosofia, antropologia, sociologia, psicologia, análise da imagem, mitologia mundial e


Cinema

Cinema na Praça: Uma Experiência Cinematográfica na FAAP

A Fundação Armando Alvares Penteado fará exibições mensais dos filmes do seu acervo. As sessões acontecerão gratuitamente para os alunos, professores e colaboradores da FAAP, todas as segundas terças-feiras de cada mês, às 19h, na Praça do Sol. Além dos filmes da Filmoteca, serão exibidos os curtas-metragens produzidos pelos alunos dos cursos de Graduação da FAAP na abertura das sessões. Confira a lista anual dos filmes e programe-se! 12/03 “Como os Nossos Pais” | Drama sobre equipes femininas no cinema | Ano 2017 | Direção Laís Bodanzky Curta dos alunos: “Cadim” 09/04 “Terra Vermelha” | Drama sobre cultura indígena | Ano 2008 | Direção Marco Bechis Curta dos alunos: “Legado” 14/05 “Sinhá Moça” | Drama histórico sobre escravidão | Ano 1953 | Direção Tom Payne e Oswaldo Sampaio Curta dos alunos: “Circuito Interno” 11/06 “O Planeta Branco” | Documentário sobre meio ambiente | Ano 2006 | Direção Jean Lemire, Thierry Piantanida e Thierry Ragobert Curta dos alunos: “Fojo” 13/08 “O Ano que Meus Pais Saíram de Férias” | Drama sobre a ditadura militar | Ano 2006 | Direção Cao Hamburguer Curta dos alunos: “Avós” 10/09 “Bicho de Sete Cabeças” | Drama sobre saúde mental | Ano 2001 | Direção Laís Bodanzky Curta dos alunos: “Jantar em Família” 08/10 “Corra!” | Terror para o Halloween | Ano 2017 | Direção Jordan Peele Curta dos alunos: “Conrad – Pajelança e Bruxaria” 12/11 “Selma: uma luta pela igualdade” | Drama histórico sobre consciência negra | Ano 2015| Direção Ava DuVernay Curta dos alunos: “Cores e Botas” 03/12 “Esqueceram de Mim” | Comédia natalina | Ano 1990 | Direção Chris Columbus Curta dos alunos: “Os Fiéis” A programação está sujeita a alteração. Em caso de chuvas, greves e outras situações adversas o evento será cancelado. O Cinema na Praça é uma iniciativa promovida pelo FAAP Social e tem por objetivo promover um ambiente e tempo de qualidade para a comunidade FAAP, além da integração entre alunos, professores e colaboradores. Participe! Nos encontramos na sessão!

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter