CONHEÇA OS VENCEDORES DA 8ª EDIÇÃO DO EMPREENDA FAAP

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


O Desafio #EmpreendaFAAP 2021, realizado pelo Business HUB (B-Hub) FAAP teve sua etapa final realizada em 02/12, no formato reality show, e buscou trazer um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e iniciativas de impacto social. 

De acordo com a professora Alessandra Andrade, gestora do B-Hub, o novo formato foi uma adaptação aos tempos de pandemia “visando uma maior entrega dos participantes em seus pitchs e uma maior interação com a banca avaliadora e com o público”. 

Nesta edição, no time de avaliadores estavam: Marcus Bastianello, gerente sênior de Marketing da FAAP, Pedro Teberga, especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da Polinize, Charles Bonani, especialista em empreendedorismo e inovação, Laura Gurgel, CEO do Clube de Negócios, Tania Gomes, estrategista de negócios e empreendedora, e Thiago de Mello, founder do Eshows. 

O desafio foi aberto para a participação de alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação da FAAP, além do público externo, desde que o grupo contasse com estudantes da Instituição em sua composição.Os projetos classificados tiveram acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria no decorrer das etapas. Problema e modelagem de negócios, estudo de mercado e cliente, validação do problema de mercado, design de solução e pitch training foram alguns dos assuntos abordados. 

Os participantes foram avaliados levando em conta os seguintes critérios: oportunidade mercadológica identificada, solução desenvolvida, modelo de negócio, engajamento e competência da equipe em fazer o projeto/negócio avançar, apresentação e condução do pitch

Conheça os vencedores 

Primeiro lugar: Consigoo 

O projeto do ex-aluno de Relações Internacionais Fernando Mendes tem por objetivo ser um marketplace de crédito, oferecendo empréstimos rápidos, fáceis e sem burocracia. “Oferecemos um crédito consciente ao nosso cliente, pensando sempre na melhor opção dentro das diversas linhas de crédito dos principais bancos e financeiras do mercado. Além disso, nosso processo é 100% digital. Por isso, temos eficiência em nossos custos e conseguimos fazer os empréstimos serem mais baratos”, explica Fernando. 

Para Fernando o #EmpreendaFAAP trouxe uma visão diferente sobre o seu negócio, ajudando a identificar melhor os erros e acertos. “Ter feedbacks contínuos como os que tivemos nestes últimos três meses nos ajudou a projetar um negócio mais sustentável.”

Segundo lugar: Belitá

Isabela Dias, aluna do sexto semestre do curso de Moda, é a empreendedora por trás da Belitá, uma loja online focada em sleepwear. “Eu sempre quis empreender. Então, em 2018, criei minha marca, e decidi entrar na faculdade de moda no ano seguinte para poder me aprimorar”, explica Isabela. 

De acordo com Isabela o #EmpreendaFAAP possibilitou que ela tivesse um novo olhar sobre estratégia, cliente e produto. “Me deixou com mais brilho nos olhos do que eu já tinha antes pelo meu negócio. Ficar em segundo lugar me fez perceber que estou no caminho certo e que pessoas apoiam a minha ideia. Não existe nada mais gratificante.” 

Terceiro lugar: 150 FOTO ORG 

A iniciativa da ex-aluna de Comunicação Social – Rádio e TV Flávia Padrão é um projeto que mobiliza artistas da fotografia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, entregando cestas básicas e promovendo projetos educacionais em comunidades. 

Formada em 2001, Flávia diz que sempre teve uma visão empreendedora nos projetos em que se envolveu ao longo da sua carreira e que o #EmpreendaFAAP trouxe para ela muitas reflexões. “O mais rico da experiência foi a troca de ideias com as mentorias. O que busquei foi um caminho, um guia para conseguir estruturar minha ideia de negócio. Quando soube do Empreenda, fiquei animada com a possibilidade de voltar para a FAAP empoderada como empreendedora” finaliza. 


COMPARTILHE

COMPARTILHE

O Desafio #EmpreendaFAAP 2021, realizado pelo Business HUB (B-Hub) FAAP teve sua etapa final realizada em 02/12, no formato reality show, e buscou trazer um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e iniciativas de impacto social. 

De acordo com a professora Alessandra Andrade, gestora do B-Hub, o novo formato foi uma adaptação aos tempos de pandemia “visando uma maior entrega dos participantes em seus pitchs e uma maior interação com a banca avaliadora e com o público”. 

Nesta edição, no time de avaliadores estavam: Marcus Bastianello, gerente sênior de Marketing da FAAP, Pedro Teberga, especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da Polinize, Charles Bonani, especialista em empreendedorismo e inovação, Laura Gurgel, CEO do Clube de Negócios, Tania Gomes, estrategista de negócios e empreendedora, e Thiago de Mello, founder do Eshows. 

O desafio foi aberto para a participação de alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação da FAAP, além do público externo, desde que o grupo contasse com estudantes da Instituição em sua composição.Os projetos classificados tiveram acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria no decorrer das etapas. Problema e modelagem de negócios, estudo de mercado e cliente, validação do problema de mercado, design de solução e pitch training foram alguns dos assuntos abordados. 

Os participantes foram avaliados levando em conta os seguintes critérios: oportunidade mercadológica identificada, solução desenvolvida, modelo de negócio, engajamento e competência da equipe em fazer o projeto/negócio avançar, apresentação e condução do pitch

Conheça os vencedores 

Primeiro lugar: Consigoo 

O projeto do ex-aluno de Relações Internacionais Fernando Mendes tem por objetivo ser um marketplace de crédito, oferecendo empréstimos rápidos, fáceis e sem burocracia. “Oferecemos um crédito consciente ao nosso cliente, pensando sempre na melhor opção dentro das diversas linhas de crédito dos principais bancos e financeiras do mercado. Além disso, nosso processo é 100% digital. Por isso, temos eficiência em nossos custos e conseguimos fazer os empréstimos serem mais baratos”, explica Fernando. 

Para Fernando o #EmpreendaFAAP trouxe uma visão diferente sobre o seu negócio, ajudando a identificar melhor os erros e acertos. “Ter feedbacks contínuos como os que tivemos nestes últimos três meses nos ajudou a projetar um negócio mais sustentável.”

Segundo lugar: Belitá

Isabela Dias, aluna do sexto semestre do curso de Moda, é a empreendedora por trás da Belitá, uma loja online focada em sleepwear. “Eu sempre quis empreender. Então, em 2018, criei minha marca, e decidi entrar na faculdade de moda no ano seguinte para poder me aprimorar”, explica Isabela. 

De acordo com Isabela o #EmpreendaFAAP possibilitou que ela tivesse um novo olhar sobre estratégia, cliente e produto. “Me deixou com mais brilho nos olhos do que eu já tinha antes pelo meu negócio. Ficar em segundo lugar me fez perceber que estou no caminho certo e que pessoas apoiam a minha ideia. Não existe nada mais gratificante.” 

Terceiro lugar: 150 FOTO ORG 

A iniciativa da ex-aluna de Comunicação Social – Rádio e TV Flávia Padrão é um projeto que mobiliza artistas da fotografia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, entregando cestas básicas e promovendo projetos educacionais em comunidades. 

Formada em 2001, Flávia diz que sempre teve uma visão empreendedora nos projetos em que se envolveu ao longo da sua carreira e que o #EmpreendaFAAP trouxe para ela muitas reflexões. “O mais rico da experiência foi a troca de ideias com as mentorias. O que busquei foi um caminho, um guia para conseguir estruturar minha ideia de negócio. Quando soube do Empreenda, fiquei animada com a possibilidade de voltar para a FAAP empoderada como empreendedora” finaliza. 


DATA



CATEGORIA

Desafio Salvador Dalí: Uma exposição surreal na FAAP

Comprar Ingresso

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Na FAAP

FAAP inaugura Cinema e nova ala de Audiovisual 

FAAP inaugurou, nesta terça-feira, a mais completa, tecnológica e sofisticada ala acadêmica de Audiovisual do Brasil, com evento lotado. Localizada no prédio 1 da Fundação, a nova ala atende os cursos de Cinema, Produção Audiovisual, Jornalismo e todos os outros cursos que de uma forma ou de outra transitam pelo mundo da comunicação. “Sinto uma enorme satisfação em poder inaugurar, hoje, esta ala de Audiovisual que, com certeza, vai perpetuar na linha do tempo de acontecimentos históricos e relevantes da FAAP”, comentou a Sra. Pilar Guillon Liotti, Membro do Conselho do MAB FAAP. O grande destaque da ala fica por conta do CINE FAAP, um cinema profissional de última geração, com capacidade para 88 pessoas. A sala de projeção é equipada com tecnologia de ponta e é a única sala digital do país, situada em uma instituição de ensino superior, que possui projeção 2K com sistema DCP, um projetor Christie Laser e som Dolby digital 5.1. Na entrada do cinema temos uma exposição permanente de cartazes originais, parte do acervo da Filmoteca da FAAP. Além do cinema, a nova ala conta com dois superestúdios. Um de 114m² e outro de 133m², em 8,5m de pé-direito livre, totalizando 247 metros quadrados de espaço dedicados a filmagens, cenografias e afins. Chama a atenção também, um imponente estúdio de vidro para gravações de podcasts, além de mais 4 estúdios multiusos, estúdio de fotografia com um novíssimo laboratório de revelação analógica, sala de rádio, entre outras produções audiovisuais. Diversas ilhas de edição e equipamentos de última geração permitem ao aluno a experiência de aprender com o que há de mais atualizado no mercado profissional. Os estudantes têm à disposição Câmeras Blackmagic 4K, Sony PMW – F55 4K, mesa Pro Tools e Avid, salas de edição com isolamento acústico, ilha de edição 3D, computadores, pacote Adobe e todos os acessórios necessários para as produções mais complexas do cinema, entretenimento, jornalismo e audiovisuais no geral. Vale lembrar que a Filmoteca da FAAP é uma das três maiores do país, junto com a da Cinemateca Brasileira e a do MAM. Sua coleção inclui mais de 10 mil películas, 8 mil cartazes de filmes, 12 mil fotos, além de curtas e séries exibidos em salas de cinema de todo o Brasil. Com esta inauguração, a FAAP, uma instituição contemporânea que se atualiza todos os dias há 77 anos, se consolida como a maior referência no ensino de audiovisual do Brasil, oferecendo aos alunos as melhores ferramentas e tecnologias do mercado para o desenvolvimento de suas habilidades e projetos


Business and International Affairs

Helio Bertachini apresenta palestra ‘Bancos Multilaterais e a carreira do Internacionalista’ 

Nessa última terça-feira, 11, os alunos do BIA participaram da palestra “Bancos Multilaterais e a carreira do Internacionalista” com o mestre em Relações Internacionais e Economia pela UC San Diego School of Global Policy and Strategy, Helio Bertachini, responsável atualmente pelo setor de monitoramento e avaliação de projetos no African Development Bank Group.   “Muitas vezes, é através de eventos como esse que vocês mantêm um objetivo profissional ou o eliminam. Então essa versatilidade é muito boa, bem como trazer profissionais da área para falar a respeito do assunto”, reforça a mediadora Vanessa Braga, professora de Relações Internacionais da FAAP. Bertachini é ex-aluno da FAAP, bacharel em RI e mora atualmente em Joanesburgo, África do Sul. O internacionalista compartilhou com os alunos a sua trajetória profissional no exterior, os desafios, e as oportunidades dentro do setor de bancos públicos internacionais.   O que são os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento?   Os Bancos Multilaterais são instituições financeiras públicas que surgiram na década de 1940 com objetivo de reestruturar os países no período pós-guerras mundiais. “Eles basicamente têm a mesma função, falam sobre as mesmas coisas. Como a redução da pobreza, prosperidade compartilhada, desenvolvimento econômico, crescimento sustentável e socioambiental. Basicamente eles trabalham com os mesmos objetivos”, explica Helio.   Os Bancos de Desenvolvimento são divididos em 3 campos de ação. O primeiro está vinculado aos setores reais, tais como infraestrutura, agricultura e educação. O segundo é referente às políticas públicas, uma vez que emprestam dinheiro para que algumas reformas econômicas aconteçam nos países.   Helio ainda complementa: “e tem toda uma parte de pesquisa e produção de conhecimento. Se você entrar no Banco Mundial tem todo um setor de economia aplicada. Tem todo um setor que faz estudos sobre quais políticas públicas fazem mais efeito, muita avaliação de impacto. Tem todo um trabalho sobre tentar investigar qual o real impacto do banco e dos projetos que a gente faz nos países em desenvolvimento”.  As possíveis carreiras  Partindo do alinhamento sobre o que é o Banco Multilateral e quais são as suas frentes de ação, Bertachini destacou a importância do networking, da viagem ao exterior e ainda explicou aos alunos sobre as possíveis carreiras desse setor, como funciona o preparo para as vagas disponíveis no mercado, quais os salários de cada cargo, assim como elucidou como funcionam as equipes de projetos.   São muitas as possibilidades e, entre elas, destacou as equipes responsáveis pela área jurídica, áreas de risco, os especialistas em questões socioambientais, aquisições, front office e country office, economistas, entre outros.     Para qualquer dúvida ou interesse sobre a carreira, os prós e contras, desafios e oportunidades, deixou o seu contato disponível:


Na FAAP

Luiz Felipe Pondé ministra aula inaugural de sua Pós na FAAP

Nessa segunda-feira, 10, Luiz Felipe Pondé ministrou aula inaugural de sua Pós-Graduação “Mercado e Comportamento no Século XXI”, na FAAP. As aulas da pós-graduação serão online. Uma parte dos conteúdos será gravada, e outra será em formato de live. Todas as lives ficarão disponíveis para consultas. O curso terá duração de até 12 meses e vai contar com nomes de peso do mercado como: Walter Longo, publicitário especialista em comunicação e interatividade. Rodrigo Petronio, filósofo e escritor. João Braga, historiador da moda e professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Moda da FAAP. Davi Lago, professor de Filosofia do Direito e colunista da revista Veja, Estado da Arte/Estadão, Jornal Em Tempo e G1. Eduardo Wolf, filósofo e colaborador da revista Veja e editor da plataforma multimídia O Estado da Arte, no jornal O Estado de São Paulo. Juliana de Albuquerque, filósofa e colunista da Folha de São Paulo. Martha Gabriel, especialista em inovação, palestrante keynote internacional premiada, 8 TEDx. João Pereira Coutinho, cientista político, cronista e colunista da Folha de São Paulo e Colaborador do jornal diário português Correio da Manhã. Para estar à frente do mercado é preciso desenvolver um pensamento crítico capaz de antecipar tendências e navegar com destreza por esse novo mundo. Esse é o foco da pós-graduação “Mercado e Comportamento no Século XXI”, concebida por Luiz Felipe Pondé, o renomado filósofo, escritor e ensaísta brasileiro. Se interessou? Garanta sua

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter