COM NOTA MÁXIMA, FAAP É CREDENCIADA COMO CENTRO UNIVERSITÁRIO PELO MEC

CATEGORIA


DATA


COMPARTILHE


A FAAP recebeu nota máxima e foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC). A nova classificação garante à instituição maior autonomia, flexibilidade e agilidade em seus processos acadêmicos, para a criação de novos cursos, a promoção de sinergias e a transversalidade entre as áreas, de acordo com as exigências do mercado. 

“A autorização do MEC para o Centro Universitário FAAP irá permitir a organização da trajetória formativa dos alunos, com estágios supervisionados, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), atividades práticas e de extensão, além de projetos integradores. Com um currículo dinâmico e a orientação de nossos professores, vamos oferecer uma transição entre as disciplinas obrigatórias e complementares, além da consolidação de competências emocionais (soft skills), formando profissionais aptos para atuar em qualquer área do mercado”, afirma Rogério Massaro Suriani, assessor de Assuntos Acadêmicos da FAAP. 

Os conceitos pedagógicos da instituição, já aplicados nos programas de ensino atuais, foram importantes no credenciamento para Centro Universitário. Entre eles estão a transversalidade, interdisciplinaridade, globalização e internacionalização, integração entre teoria e prática, aprendizagem digital, processos colaborativos e cooperativos, além do uso integrado de tecnologias digitais nas modalidades presenciais e a distância. 

Alterações curriculares voltadas ao mercado 

Prestes a completar 75 anos, a FAAP se posiciona como uma referência em diversas áreas do conhecimento e tem muitos de seus 19 cursos de graduação com a nota máxima nos critérios do MEC que avaliam a qualidade do ensino, como corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico. 

Além disso, desde 2019, Grupos de Trabalho estudam o contexto institucional, bem como os cenários nacional e internacional do ensino superior, fortemente impactados pela pandemia de COVID-19. Essa nova realidade exigiu de professores e alunos mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem e nas práticas pedagógicas em busca de transformação e inovação. 

Entre as mudanças, os cursos de graduação vêm ganhando, há alguns anos, maior foco em questões sociais e ambientais, além de serem atualizados com práticas e soluções desafios reais de empresas, ONGs e projetos de comunidade que recebem a mentoria de alunos e profissionais da instituição. As parcerias nesse sentido são firmadas por áreas como FAAP Responsabilidade Social, Business Hub e Gestão de Carreiras. 

“A FAAP se prepara para ser uma instituição que se define como um oceano de possibilidades formativas, com a perspectiva da geração de profissionais competitivos e preparados para os desafios de um mundo instável, líquido e incerto”, conclui Massaro.

Excelência

Desde o último mês de outubro, a FAAP vem utilizando uma campanha de reposicionamento de sua marca. De acordo com a pesquisa realizada com alunos e candidatos a ingresso na instituição, o renome no campo das artes, a qualidade superior do ensino, por estar entre as instituições mais bem avaliadas em rankings e acreditações, além do reconhecimento e tradição nas áreas de educação e cultura são os atributos que motivam os jovens a optarem pela FAAP. 

A maioria desses estudantes busca boas oportunidades na carreira escolhida, com um leque de conhecimentos que os tornem pessoas criativas e visionárias.A qualidade dos cursos, com atividades e conteúdos complementares, e um corpo docente próximo e de alto nível, composto por acadêmicos e profissionais de mercado, conferindo atualizações constantes ao programa, são outros atributos apontados pelos alunos que participaram da pesquisa interna.

Dos alunos consultados, 74% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso; 78% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os professores. Didática, conteúdo, excelência e dedicação foram as principais características consideradas em relação aos professores. 

A pesquisa mostrou, ainda, a importância da vivência internacional que a FAAP proporciona, nesse momento de retomada pós-pandemia. Dos alunos consultados pela pesquisa, 88% foram impactados por alguma atividade, entre os cursos ou programas oferecidos pelo Departamento de Internacionalização e Idiomas. Com a volta da possibilidade de intercâmbios internacionais, a área possui, hoje, convênios com mais de 300 universidades, em cinco continentes.

Com um grande número de alunos em cursos clássicos, como Administração, Direito e Economia, a FAAP é referência também nas áreas de Arquitetura, Cinema, Animação e Design, que estão no ranking de cursos mais procurados, ao lado de Moda, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais. 


DATA



CATEGORIA


COMPARTILHE

COMPARTILHE

A FAAP recebeu nota máxima e foi credenciada como Centro Universitário pelo Ministério da Educação (MEC). A nova classificação garante à instituição maior autonomia, flexibilidade e agilidade em seus processos acadêmicos, para a criação de novos cursos, a promoção de sinergias e a transversalidade entre as áreas, de acordo com as exigências do mercado. 

“A autorização do MEC para o Centro Universitário FAAP irá permitir a organização da trajetória formativa dos alunos, com estágios supervisionados, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), atividades práticas e de extensão, além de projetos integradores. Com um currículo dinâmico e a orientação de nossos professores, vamos oferecer uma transição entre as disciplinas obrigatórias e complementares, além da consolidação de competências emocionais (soft skills), formando profissionais aptos para atuar em qualquer área do mercado”, afirma Rogério Massaro Suriani, assessor de Assuntos Acadêmicos da FAAP. 

Os conceitos pedagógicos da instituição, já aplicados nos programas de ensino atuais, foram importantes no credenciamento para Centro Universitário. Entre eles estão a transversalidade, interdisciplinaridade, globalização e internacionalização, integração entre teoria e prática, aprendizagem digital, processos colaborativos e cooperativos, além do uso integrado de tecnologias digitais nas modalidades presenciais e a distância. 

Alterações curriculares voltadas ao mercado 

Prestes a completar 75 anos, a FAAP se posiciona como uma referência em diversas áreas do conhecimento e tem muitos de seus 19 cursos de graduação com a nota máxima nos critérios do MEC que avaliam a qualidade do ensino, como corpo docente, infraestrutura e projeto pedagógico. 

Além disso, desde 2019, Grupos de Trabalho estudam o contexto institucional, bem como os cenários nacional e internacional do ensino superior, fortemente impactados pela pandemia de COVID-19. Essa nova realidade exigiu de professores e alunos mudanças significativas nos processos de ensino e aprendizagem e nas práticas pedagógicas em busca de transformação e inovação. 

Entre as mudanças, os cursos de graduação vêm ganhando, há alguns anos, maior foco em questões sociais e ambientais, além de serem atualizados com práticas e soluções desafios reais de empresas, ONGs e projetos de comunidade que recebem a mentoria de alunos e profissionais da instituição. As parcerias nesse sentido são firmadas por áreas como FAAP Responsabilidade Social, Business Hub e Gestão de Carreiras. 

“A FAAP se prepara para ser uma instituição que se define como um oceano de possibilidades formativas, com a perspectiva da geração de profissionais competitivos e preparados para os desafios de um mundo instável, líquido e incerto”, conclui Massaro.

Excelência

Desde o último mês de outubro, a FAAP vem utilizando uma campanha de reposicionamento de sua marca. De acordo com a pesquisa realizada com alunos e candidatos a ingresso na instituição, o renome no campo das artes, a qualidade superior do ensino, por estar entre as instituições mais bem avaliadas em rankings e acreditações, além do reconhecimento e tradição nas áreas de educação e cultura são os atributos que motivam os jovens a optarem pela FAAP. 

A maioria desses estudantes busca boas oportunidades na carreira escolhida, com um leque de conhecimentos que os tornem pessoas criativas e visionárias.A qualidade dos cursos, com atividades e conteúdos complementares, e um corpo docente próximo e de alto nível, composto por acadêmicos e profissionais de mercado, conferindo atualizações constantes ao programa, são outros atributos apontados pelos alunos que participaram da pesquisa interna.

Dos alunos consultados, 74% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso; 78% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os professores. Didática, conteúdo, excelência e dedicação foram as principais características consideradas em relação aos professores. 

A pesquisa mostrou, ainda, a importância da vivência internacional que a FAAP proporciona, nesse momento de retomada pós-pandemia. Dos alunos consultados pela pesquisa, 88% foram impactados por alguma atividade, entre os cursos ou programas oferecidos pelo Departamento de Internacionalização e Idiomas. Com a volta da possibilidade de intercâmbios internacionais, a área possui, hoje, convênios com mais de 300 universidades, em cinco continentes.

Com um grande número de alunos em cursos clássicos, como Administração, Direito e Economia, a FAAP é referência também nas áreas de Arquitetura, Cinema, Animação e Design, que estão no ranking de cursos mais procurados, ao lado de Moda, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda e Artes Visuais. 

Cursos Livres e Idiomas FAAP 2024

Confira a lista de cursos

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Relações Internacionais

Fernanda Magnotta compõe o grupo Global Fellows do Wilson Center

A professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP e liderança à frente do BIA, o novo programa na área de negócios da instituição, acaba de ser convidada para compor o seleto grupo de “Global Fellows” do Wilson Center, de Washinton, DC. Trata-se de um dos mais poderosos think tanks do mundo e dos maiores dos Estados Unidos. Esse gesto reconhece a Profa. Magnotta como uma liderança intelectual no Brasil e a inclui como parte de uma das redes de relacionamento mais prestigiadas do planeta. Fernanda é prata da casa. Graduou-se na FAAP, em 2009, tornou-se parte do corpo docente ainda como “jovem professora”, em 2010, e ocupa a coordenação do curso de Relações Internacionais desde 2013. Ao todo, já são 14 anos de docência e dedicação a inúmeros projetos. Fernanda tem mestrado e doutorado na área, é especialista em política dos EUA, com foco nas relações entre EUA-China-América Latina. Seu trabalho inclui publicações acadêmicas e artigos de opinião especializados com circulação em diferentes idiomas. Já foi consultora da Comissão de Relações Internacionais da OAB, em São Paulo, e atualmente é Senior Fellow do CEBRI, do Rio de Janeiro. Além disso, contribui regularmente como colunista para o Portal UOL e para a Rádio CBN. Reconhecida internacionalmente, liderou a delegação da Cúpula da Juventude do G20 do Brasil na China, e observou as eleições dos EUA de 2016 em Ohio, convidada pela Embaixada dos EUA. Selecionada para o Programa W30 da UCLA em 2017, está entre os top 30 em gestão acadêmica global. Recebeu uma concorrida bolsa Fulbright para realizar pesquisa na University of Southern California em 2022. Suas análises aparecem nos principais meios de comunicação no Brasil, nos EUA e na Europa frequentemente. Magnotta é palestrante regular de cursos e treinamentos para diplomatas e oficiais militares, lidera projetos envolvendo autoridades, pesquisadores e o setor privado principalmente no Brasil e nos Estados


Na FAAP

B-Hub anuncia nova fase com lançamento de produtos e serviços

O Centro de Empreendedorismo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), o B-Hub, se prepara para entrar em uma nova fase. O espaço, conhecido por sua dedicação ao empreendedorismo, agora oferece uma variedade de serviços e mentorias especializadas, além de apresentar uma equipe de professores renomados prontos para orientar e impulsionar ideias únicas. Novos Serviços e Professores: Transformando Ideias em Oportunidades O programa “START” oferece uma oportunidade de transformar ideias em ações concretas. Composto por 6 encontros, a equipe do FAAP Business Hub guiará os participantes na jornada de iniciar, organizar e priorizar projetos. Início: 05 de marçoQuando: Terças e quintas | das 14h às 16h30 Este curso gratuito é exclusivo para alunos e válido como atividade complementar. As vagas são limitadas! Inscreva-se clicando aqui. Para os momentos em que um projeto trava, o B-Hub oferece mentorias personalizadas com professores especialistas. Seja em encontros presenciais ou on–line, essas mentorias são projetadas para desbloquear ideias e proporcionar insights para alunos e ex-alunos. Entre em contato com a equipe para agendar a sua mentoria. O programa “FAABRICA” é destinado ao desenvolvimento de business plans, planos de marketing e protótipos, fornecendo suporte fundamental para projetos em estágios iniciais. Uma equipe de professores estará à disposição dos interessados: Marcelo de Almeida Westermann – Arquitetura e DesignJulio Cesar de Freitas – DesignMayara Ferreira Longuini – DireitoJosé Sarkis Arakelian – AdministraçãoMarco Antônio Di Lorenzi Andreoni – Artes, Design e Moda B-Hub – O Espaço para Desenvolvimento de Projetos Além de apresentar os novos produtos e serviços, é importante destacar que o B-Hub é um espaço dedicado ao desenvolvimento de projetos. Seja dando os primeiros passos na jornada empreendedora ou buscando aprimoramento para projetos já existentes, o B-Hub continua a ser o ambiente propício para o crescimento e inovação. Com estes novos projetos, o B-Hub reafirma seu compromisso em ser um catalisador para o empreendedorismo na comunidade FAAP e no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter