FAAPCAST | Ex-aluna fala sobre sua trajetória no Desenvolvimento Urbano

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


A ex-aluna de Arquitetura e Urbanismo, Ana Clara Gurgel | Foto: Rafayane Carvalho


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Apresentado pela professora Ana Julia Ribeiro, o FAAPCAST recebeu, nesta quarta-feira, a ex-aluna de Arquitetura e Urbanismo, Ana Clara Gurgel.

Explorando a dinâmica social dos espaços urbanos e o crescimento das cidades, Ana Clara Gurgel concentra seus estudos acadêmicos em temas cruciais para o desenvolvimento urbano. Seu trabalho de conclusão de curso foca na conexão territorial entre os municípios de São Paulo, São Caetano e Santo André, com a elaboração de um Plano de Intervenção Urbana (PIU) e a criação de um parque linear. O objetivo principal é revitalizar a memória histórica do rio Tamanduateí, promovendo o desenvolvimento sustentável e a integração entre essas áreas urbanas.

Além disso, em sua pós-graduação, Ana Clara está elaborando um artigo sobre soluções de gestão e projeto em áreas de mananciais, com foco em uma intervenção na divisa entre São Paulo e Diadema.

Seu caminho na arquitetura começou como estagiária voluntária na CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, onde trabalhou na elaboração de estudos para implantação de ciclofaixas. Atualmente, Ana Clara estagia na Secretaria de Habitação do Município de São Paulo, representando as obras contratadas para o Lote 5 do programa Mananciais.

Com suas experiências acumuladas ao longo dos anos, aos calouros da FAAP, ela enfatiza a importância de aproveitar ao máximo o curso e os professores, encorajando os estudantes a terem coragem e a não se envergonharem de expressar seus pensamentos.

Para Ana, uma lição fundamental é a coragem de se expressar e a determinação em buscar o desenvolvimento pessoal. Ela destaca que, para ela, a satisfação na profissão vem das inúmeras vezes em que consegue concluir um projeto. Ver o produto final, o projeto ganhando vida durante a construção, é extremamente gratificante.

“Eu aprendi com um dos meus professores que a gente precisa ter coragem, não ter vergonha de expor os nossos pensamentos, de se questionar, principalmente. Estamos aqui para aprender. Coragem de se expressar e correr atrás do que a gente quer desenvolver e das soluções que queremos trazer.” disse Ana Clara, durante o podcast.

O prazer de propor ideias, desenhar e fazer parte do processo de execução é o que motiva Ana Clara em sua carreira. Ela enfatiza a importância de debater ideias e correr atrás da concretização dos projetos, encontrando realização profissional em cada etapa do processo.

Com sua dedicação e compromisso, Ana Clara está contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Clique aqui para assistir ao episódio completo.

Ana Julia Ribeiro e Ana Clara Gurgel no FAAPCast | Foto: Rafayane Carvalho/FAAP

Arquitetura e Urbanismo na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Comunicação e Audiovisual

FAAPCast | Ex-aluno conta sobre sua trajetória e conquistas no mundo de games  

Apresentado por Ana Júlia Ribeiro, o FAAPCast recebeu esta semana Rodrigo Terra, ex-aluno de Rádio e TV da FAAP, que compartilhou detalhes sobre sua trajetória desde os primeiros passos na universidade até as conquistas que o tornaram uma referência no cenário internacional.  Ao entrar na FAAP, Terra encontrou o ambiente propício para explorar sua curiosidade e múltiplos interesses. Fascinado pelos bastidores e pela parte técnica da produção audiovisual, percebeu a importância de compreender todo o processo para se destacar no mercado. Sua atuação como aluno da FAAP já mostrava sua habilidade em conectar pessoas e conteúdos, preparando o terreno para seu futuro.   A história de Rodrigo é marcada por uma série de experiências enriquecedoras, incluindo estágios em televisão, iniciação científica na FAAP e trabalhos freelancers em diversas empresas. Essas experiências culminaram na fundação da produtora FAZENDA URBANA, ao lado de seu irmão, consolidando sua posição no mercado audiovisual brasileiro.   No entanto, o ápice de sua carreira veio com o reconhecimento internacional. Terra tornou-se o primeiro brasileiro a receber um prêmio no Festival de Veneza, com sua obra “The Line”, uma mistura inovadora de instalação artística e narrativa de games, que também foi premiada com um EMMY.   Hoje, Rodrigo é cofundador da ARVORE e presidente da Abragames, e a conversa com ele abordou desde sua visão sobre conteúdo até suas reflexões sobre a essência humana, proporcionando aos ouvintes uma experiência inspiradora.  Para aqueles que desejam entender os bastidores do sucesso e as complexidades do mercado de entretenimento, este episódio do FAAPCast está disponível em nosso canal no

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter