FAAPCAST | Ex-aluna fala sobre sua trajetória no Desenvolvimento Urbano

TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP



DATA


COMPARTILHE


A ex-aluna de Arquitetura e Urbanismo, Ana Clara Gurgel | Foto: Rafayane Carvalho


TEXTO

Comunicação FAAP


FOTOS

Rafayane Carvalho/FAAP


DATA



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Apresentado pela professora Ana Julia Ribeiro, o FAAPCAST recebeu, nesta quarta-feira, a ex-aluna de Arquitetura e Urbanismo, Ana Clara Gurgel.

Explorando a dinâmica social dos espaços urbanos e o crescimento das cidades, Ana Clara Gurgel concentra seus estudos acadêmicos em temas cruciais para o desenvolvimento urbano. Seu trabalho de conclusão de curso foca na conexão territorial entre os municípios de São Paulo, São Caetano e Santo André, com a elaboração de um Plano de Intervenção Urbana (PIU) e a criação de um parque linear. O objetivo principal é revitalizar a memória histórica do rio Tamanduateí, promovendo o desenvolvimento sustentável e a integração entre essas áreas urbanas.

Além disso, em sua pós-graduação, Ana Clara está elaborando um artigo sobre soluções de gestão e projeto em áreas de mananciais, com foco em uma intervenção na divisa entre São Paulo e Diadema.

Seu caminho na arquitetura começou como estagiária voluntária na CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, onde trabalhou na elaboração de estudos para implantação de ciclofaixas. Atualmente, Ana Clara estagia na Secretaria de Habitação do Município de São Paulo, representando as obras contratadas para o Lote 5 do programa Mananciais.

Com suas experiências acumuladas ao longo dos anos, aos calouros da FAAP, ela enfatiza a importância de aproveitar ao máximo o curso e os professores, encorajando os estudantes a terem coragem e a não se envergonharem de expressar seus pensamentos.

Para Ana, uma lição fundamental é a coragem de se expressar e a determinação em buscar o desenvolvimento pessoal. Ela destaca que, para ela, a satisfação na profissão vem das inúmeras vezes em que consegue concluir um projeto. Ver o produto final, o projeto ganhando vida durante a construção, é extremamente gratificante.

“Eu aprendi com um dos meus professores que a gente precisa ter coragem, não ter vergonha de expor os nossos pensamentos, de se questionar, principalmente. Estamos aqui para aprender. Coragem de se expressar e correr atrás do que a gente quer desenvolver e das soluções que queremos trazer.” disse Ana Clara, durante o podcast.

O prazer de propor ideias, desenhar e fazer parte do processo de execução é o que motiva Ana Clara em sua carreira. Ela enfatiza a importância de debater ideias e correr atrás da concretização dos projetos, encontrando realização profissional em cada etapa do processo.

Com sua dedicação e compromisso, Ana Clara está contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Clique aqui para assistir ao episódio completo.

Ana Julia Ribeiro e Ana Clara Gurgel no FAAPCast | Foto: Rafayane Carvalho/FAAP

Arquitetura e Urbanismo na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


MAB FAAP

FAAP será palco de exposição histórica sobre Salvador Dalí

A FAAP, conhecida por abrigar exposições históricas em seus salões, recebe agora a estreia mundial de Desafio Salvador Dalí: Uma Exposição Surreal na FAAP. A exposição, produzida pela Conteúdo Criativo, foi concebida pela empresa espanhola ArtDidaktik, sob licença e supervisão da Fundação Gala-Salvador Dalí. Apresenta reproduções idênticas de 100 obras de um dos artistas mais inventivos e importantes da arte mundial, a partir do dia 1º de maio, no MAB FAAP (Museu de Arte Brasileira). A exposição é uma produção inédita e apresenta a vida e obra do artista exposta com novos suportes contemporâneos originais. As 100 obras mais importantes do artista espanhol estarão pela primeira vez juntas, em painéis gigantes fabricados na Espanha com as características exatas das pinturas originais, apresentadas com recursos de realidade aumentada. Além das obras, a exposição faz uma reconstrução fiel do ateliê onde Dalí materializou seu legado incluindo partes originais de sua residência litorânea em Port Lligat e as imagens de Gala, sua esposa e musa inspiradora. Apresenta também uma galeria audiovisual multimídia de última geração, composta por acervos exclusivos de Dalí como cineasta, designer, ilustrador, cenógrafo, diretor de arte e personagem publicitário com conteúdos originais. O público poderá interagir com as suas obras e baixar vídeos, e haverá, ainda, uma sala em que óculos de realidade aumentada irão aprofundar a experiência de criação do

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter