Uso de softwares para abordagem de simulação do cotidiano do mercado

Conexão com o curso de Relações Internacionais para uma visão global dos desafios econômicos

Treinamento de soft skills em liderança, oratória e pensamento crítico

Economia

Curso que integra o programa de tripla titulação Business and International Affairs.

Aqui você se prepara para analisar e propor intervenções à complexa realidade nacional e internacional na sociedade heterogênea em que vivemos, através da alocação de recursos de modo eficiente e de forma intertemporal.

Uso de softwares para abordagem de simulação do cotidiano do mercado

Conexão com o curso de Relações Internacionais para uma visão global dos desafios econômicos

Treinamento de soft skills em liderança, oratória e pensamento crítico

Curso que integra o programa de tripla titulação Business and International Affairs.

Aqui você se prepara para analisar e propor intervenções à complexa realidade nacional e internacional na sociedade heterogênea em que vivemos, através da alocação de recursos de modo eficiente e de forma intertemporal.

Economia

INSCREVA-SE

Economia na FAAP

Como é o curso de Economia na FAAP?

Parcerias com instituições estrangeiras para intercâmbios, idiomas e duplas titulações

Viagens a importantes instituições e empresas do Brasil e do mundo

Business Hub: termine seu curso com uma empresa rentável antes da formatura

O Curso de Economia da FAAP é um bacharelado com duração de 4 anos, dividido em oito semestres, ocorrendo os dois primeiros anos no período matutino e os dois últimos no período noturno.

Durante o curso, você compreenderá como alocar recursos escassos de forma intertemporal e eficiente, além de ser introduzido às principais teorias econômicas, o que possibilitará a análise de temas contemporâneos a partir de uma visão crítica e sistêmica.
Este programa de tripla titulação engloba os cursos de Administração, Economia e Relações Internacionais e seus conteúdos que são integralmente ensinados dentro do período de até seis anos. Esse período é a soma da graduação de quatro anos de um dos cursos acima citados, mais a extensão de 1 ano por curso adicional neste aproveitamento de matérias.

Para iniciar o processo, matricule-se em um destes cursos de graduação da FAAP: Administração, Economia ou Relações Internacionais. Ao se graduar, você pode se matricular em um dos outros dois cursos, garantindo o 2º diploma em até 1 ano. Ao concluir a 2ª graduação, matricule-se no curso restante para concluir a tripla titulação em até mais 1 ano de estudos.
No curso de Economia, estudantes aprendem disciplinas teóricas e práticas que abordam o comportamento dos agentes econômicos como Consumidores, Empresas e Governos, os indicadores econômicos e financeiros da Economia Privada e Pública, os modelos estatísticos e matemáticos para analisar dados e teorias econômicas, as relações econômicas entre países, as estruturas fiscais e regulatórias das políticas públicas e os aspectos relacionados à gestão de investimentos e riscos financeiros.
As turmas possuem limite de 45 alunos. Disciplinas práticas são divididas em grupos reduzidos para melhor aprendizagem.
A mensalidade do curso de Economia na FAAP é R$ 5.325,00 (ano letivo 2024).
Quem se candidata terá classificação por ordem decrescente das notas finais obtidas no Vestibular da FAAP, conforme a quantidade de vagas disponíveis no curso de Economia.

Nos processos de Vestibular Tradicional ou Vestibular Antecipado, a pessoa candidata será desclassificada se obtiver nota inferior a 4 (quatro) pontos dos 10 (dez) pontos da redação, ou obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos dos 36 (trinta e seis) pontos da prova.

No processo de entrada com a prova do ENEM, quem obtiver nota inferior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos ou nota zero na redação será desclassificado. O curso de Economia da FAAP aceita notas do ENEM de provas realizadas a partir de 2017.

Disciplinas e Programação

O curso de Economia na FAAP forma você para todas as suas escolhas de vida com currículo completo

No primeiro ano do curso de Economia da FAAP, oferece-se uma ampla base teórica sobre o funcionamento da Economia, introduzindo cada estudante na perspectiva Macro e Microeconômica, além de apresentar aspectos históricos, sociológicos e políticos.

Principais Módulos:
• Introdução à Economia
• História do Pensamento Econômico
• Contabilidade Financeira

No segundo ano do curso de Economia da FAAP, estudantes começam a se aprofundar nas teorias econômicas e nas aplicações práticas, explorando as diferentes áreas de especialização da Economia e do Mercado Financeiro.

Principais Módulos:
• Finanças Corporativas
• Mercado Financeiro e de Capitais
• Economia Monetária

No terceiro ano do curso de Economia da FAAP, estudantes são apresentados a conhecimentos técnicos e transversais, que possibilitam o desenvolvimento do raciocínio lógico e quantitativo e potencializam suas atuações no mercado de trabalho.

Principais Módulos:
• Econometria
• Economia Internacional
• Economia Política

No quarto ano do curso de Economia da FAAP contemplam-se disciplinas contemporâneas inerentes ao mercado profissional atual. Estes conteúdos estimulam a capacidade analítica, reflexiva e prospectiva de cada estudante em temas de gestão global, econômicos, políticos, culturais e éticos.

Principais Módulos:
• Big Data
• Jogos, Simulações e Bolsa de Valores
• Economia Comportamento e Políticas Públicas

Baixar matriz curricular completa

Conheça nossos professores que levarão você ainda mais longe

Bruno Ignácio

Coordenador do curso. Doutor em Sistemas de Potências — USP

Ver currículo

Bruno Ignácio

Coordenador do curso. Doutor em Sistemas de Potências — USP

Ver currículo

Conteúdos, notícias e eventos sobre Economia na FAAP

Helio Bertachini apresenta palestra ‘Bancos Multilaterais e a carreira do Internacionalista’ 

Nessa última terça-feira, 11, os alunos do BIA participaram da palestra “Bancos Multilaterais e a carreira do Internacionalista” com o mestre em Relações Internacionais e Economia pela UC San Diego School of Global Policy and Strategy, Helio Bertachini, responsável atualmente pelo setor de monitoramento e avaliação de projetos no African Development Bank Group.   “Muitas vezes, é através de eventos como esse que vocês mantêm um objetivo profissional ou o eliminam. Então essa versatilidade é muito boa, bem como trazer profissionais da área para falar a respeito do assunto”, reforça a mediadora Vanessa Braga, professora de Relações Internacionais da FAAP. Bertachini é ex-aluno da FAAP, bacharel em RI e mora atualmente em Joanesburgo, África do Sul. O internacionalista compartilhou com os alunos a sua trajetória profissional no exterior, os desafios, e as oportunidades dentro do setor de bancos públicos internacionais.   O que são os Bancos Multilaterais de Desenvolvimento?   Os Bancos Multilaterais são instituições financeiras públicas que surgiram na década de 1940 com objetivo de reestruturar os países no período pós-guerras mundiais. “Eles basicamente têm a mesma função, falam sobre as mesmas coisas. Como a redução da pobreza, prosperidade compartilhada, desenvolvimento econômico, crescimento sustentável e socioambiental. Basicamente eles trabalham com os mesmos objetivos”, explica Helio.   Os Bancos de Desenvolvimento são divididos em 3 campos de ação. O primeiro está vinculado aos setores reais, tais como infraestrutura, agricultura e educação. O segundo é referente às políticas públicas, uma vez que emprestam dinheiro para que algumas reformas econômicas aconteçam nos países.   Helio ainda complementa: “e tem toda uma parte de pesquisa e produção de conhecimento. Se você entrar no Banco Mundial tem todo um setor de economia aplicada. Tem todo um setor que faz estudos sobre quais políticas públicas fazem mais efeito, muita avaliação de impacto. Tem todo um trabalho sobre tentar investigar qual o real impacto do banco e dos projetos que a gente faz nos países em desenvolvimento”.  As possíveis carreiras  Partindo do alinhamento sobre o que é o Banco Multilateral e quais são as suas frentes de ação, Bertachini destacou a importância do networking, da viagem ao exterior e ainda explicou aos alunos sobre as possíveis carreiras desse setor, como funciona o preparo para as vagas disponíveis no mercado, quais os salários de cada cargo, assim como elucidou como funcionam as equipes de projetos.   São muitas as possibilidades e, entre elas, destacou as equipes responsáveis pela área jurídica, áreas de risco, os especialistas em questões socioambientais, aquisições, front office e country office, economistas, entre outros.     Para qualquer dúvida ou interesse sobre a carreira, os prós e contras, desafios e oportunidades, deixou o seu contato disponível:


CURSO QUE INTEGRA O PROGRAMA

Business and International Affairs

Ao concluir o curso de Administração, Economia ou Relações Internacionais, você pode participar do programa e continuar seus estudos para conquistar até 3 diplomas em até 6 anos.

No programa Business and International Affairs, você faz sua graduação, podendo adicionar os demais diplomas em uma formação transdisciplinar.

Conhecer a tripla titulação

Se você pensa à frente, estude em um centro universitário que segue junto com você

Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Infraestrutura que une teoria e prática

O campus do Centro Universitário FAAP é um ícone. Famoso por seu prédio principal cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da Instituição. O prédio é a única obra realizada por Perret na América Latina.

A grandiosidade de sua estrutura se expande para as instalações específicas de cada curso de graduação. Oficinas, ateliês, laboratórios e equipamentos de ponta que aliados aos professores renomados pelo mercado, aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional de estudantes que por ali passam. Conheça um pouco de tudo o que a FAAP oferece aqui.

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

5

Centro Universitário
nota máxima no MEC

+90mil

Alunos já formados pela FAAP

Chegou a hora de dar voz a sua vocação

Inscreva-se em Economia na FAAP

Bacharelado

Presencial

4 anos / 8 semestres

Matutino de segunda a sexta, das 7h40 às 13h00

R$
5.325,00*
/mês

*preços válidos para o 1º semestre de 2024

Newsletter