Instituto Arquitetos do Brasil premia projetos assinados por professoras e ex-alunos do curso de Arquitetura da FAAP


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Dois projetos desenvolvidos com a participação de professoras e ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP foram contemplados na 24ª Premiação IABsp2022, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. 

O projeto “Vai no Bixiga pra ver: percursos e cartografias colaborativas na microbacia do Rio Bixiga”, do qual a professora Claudia Muniz é coautora, foi premiado na categoria “Urbanismo, Planejamento e Cidade – Ativismo Urbano”. 

Desenvolvido a partir de parceria entre o Coletivo Salva Saracura e a Escola Estadual D. Maria Augusta Saraiva, do Bixiga, o projeto teve por objetivo trazer um novo olhar às paisagens cotidianas. Ao identificarem a presença viva do rio e sua importância na modulação urbana do bairro, os alunos da escola se abriram para uma nova percepção do território que ocupam. 

Já o projeto de restauro “Conjunto 7 de Abril”, de autoria da professora Ana Marta Ditolvo, venceu na categoria “Edificações – restauro, retrofit e requalificação”. A proposta projetual do Conjunto 7 de abril, na região da República, em São Paulo, envolve o retrofit de três edifícios e a construção de um novo bloco habitacional. 

Além do projeto de restauro assinado pela professora Ana Marta, que contou ainda com a ex-aluna Roxxane Paes na equipe, a proposta para o Conjunto 7 de Abril também envolve o projeto de Arquitetura, que ficou a cargo do escritório Metro Arquitetos, do ex-aluno Gustavo Cedroni. 


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Dois projetos desenvolvidos com a participação de professoras e ex-alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAAP foram contemplados na 24ª Premiação IABsp2022, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. 

O projeto “Vai no Bixiga pra ver: percursos e cartografias colaborativas na microbacia do Rio Bixiga”, do qual a professora Claudia Muniz é coautora, foi premiado na categoria “Urbanismo, Planejamento e Cidade – Ativismo Urbano”. 

Desenvolvido a partir de parceria entre o Coletivo Salva Saracura e a Escola Estadual D. Maria Augusta Saraiva, do Bixiga, o projeto teve por objetivo trazer um novo olhar às paisagens cotidianas. Ao identificarem a presença viva do rio e sua importância na modulação urbana do bairro, os alunos da escola se abriram para uma nova percepção do território que ocupam. 

Já o projeto de restauro “Conjunto 7 de Abril”, de autoria da professora Ana Marta Ditolvo, venceu na categoria “Edificações – restauro, retrofit e requalificação”. A proposta projetual do Conjunto 7 de abril, na região da República, em São Paulo, envolve o retrofit de três edifícios e a construção de um novo bloco habitacional. 

Além do projeto de restauro assinado pela professora Ana Marta, que contou ainda com a ex-aluna Roxxane Paes na equipe, a proposta para o Conjunto 7 de Abril também envolve o projeto de Arquitetura, que ficou a cargo do escritório Metro Arquitetos, do ex-aluno Gustavo Cedroni. 


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Arquitetura e Urbanismo

Alunos da FAAP participam de ‘Expedição Fotográfica’ em pontos urbanos de São Paulo 

Como parte integrante da disciplina ‘A Fotografia e as Cidades’ do PDCP (Programa de Desenvolvimento de Competências Profissionais), alunos de diversos cursos da FAAP, sob a supervisão da Coordenação de Arquitetura e Urbanismo e do bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, realizaram ‘Expedição Fotográfica’ em diferentes pontos da cidade de São Paulo.    Nos dias 03 e 04 de abril os estudantes visitaram a Ocupação 9 de julho, localizada na região central da cidade. Já durante os dias 08 e 15 de junho, os alunos foram até o bairro Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, e lá conheceram a sede do coletivo ALI: Leste (Arte Livre Itinerante), a Ocupação Texas e o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo teatral Instituto Pombas Urbanas.   O resultado são registros documentais, em fotografias, posteriormente impressas e expostas em sala de aula. Veja algumas fotos na galeria abaixo.    A cada bimestre as atividades em campo são alternadas entre locais centrais e periféricos, “visando fotografar os espaços como exercício de percepção da cidade e, além disso, entender a função e a aplicação da fotografia no estudo dos espaços urbanos”, nos conta Celina Yamauchi, professora de fotografia da FAAP.    Ao todo foram realizadas quatro aulas externas, as quais reuniram cerca de 30 estudantes. A ‘Expedição Fotográfica’ do PDCP surgiu em 2022, quando Celina lecionava a disciplina ‘Jornalismo Visual II’ e, desde então, a proposta segue com a intenção de ampliar o território de investigação fotográfica, assim como considerar a ênfase ao caráter documental da


Arquitetura e Urbanismo

Alunos de Arquitetura visitam obras da Linha Verde do Metrô

Ontem, dia 05/06, os alunos do curso de Arquitetura do 4º e 8º semestres da FAAP participaram de uma visita às obras de expansão da linha 2-Verde do Metrô, no Complexo Rapadura, localizado na Zona Leste da capital. A atividade em campo proporcionou uma experiência prática para os futuros arquitetos compreenderem melhor o funcionamento de uma grande obra metropolitana. Acompanhados pelos professores Nuno Fonseca, Sérgio Sandler e Marcos Costa, do curso de Arquitetura e Urbanismo, os alunos foram recebidos pela equipe do Consórcio da Linha 2, responsável pela execução do projeto. Durante a visita, os alunos assistiram a uma palestra sobre a história do Metrô de São Paulo e os detalhes da obra em andamento. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a maior tuneladora da América do Sul, popularmente conhecida como “tatuzão”, com capacidade de escavar 16,5 metros de túnel, por dia, utilizando ferramentas cortantes e pressão. Após cada pequeno trecho escavado, a máquina para e são instalados segmentos de concreto que revestem o túnel. A expansão da malha metroviária traz diversos benefícios sociais de locomoção para a população, além de um retorno ecológico e a redução do trânsito. Dessa forma, a visita técnica contribuiu para os estudantes adquirirem um entendimento mais abrangente de uma grande obra, alinhando-se ao propósito do curso de Arquitetura da FAAP, que visa proporcionar uma formação completa e global para os futuros

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