Concurso da CAU-SP premia trabalho de aluna de Arquitetura da FAAP


DATA


COMPARTILHE



COMPARTILHE

COMPARTILHE

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP, Maria Luiza Freire teve seu trabalho de  curso reconhecido no prêmio “Projetando o Futuro 2022”, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP). Para ela, a premiação veio para fechar um ciclo da melhor forma possível. 


“O trabalho como um todo sempre teve um peso emocional muito grande para mim. A experiência dessa realização foi muito mais do que um trabalho de conclusão. Foi uma volta às raízes, ao passando, às poucas certezas da vida, um resgate da minha cidade natal e, acima de tudo, uma homenagem para o meu irmão”, celebra a arquiteta.

Denominado Requalificação do Complexo Horto Florestal: uma nova perspectiva social para o centro de Ipiaú (BA), o trabalho foi premiado como destaque na categoria “Projeto de Patrimônio Cultural, Arquitetônico e Urbanístico”. A então aluna contou com a orientação do professor João Sodré. 

“O trabalho nasceu a partir da necessidade de requalificar uma grande área subutilizada no centro de Ipiaú, cidade localizada no sul da Bahia”, explica. O projeto propõe uma intervenção para o Horto Florestal e ampliação de equipamentos públicos na região, por meio da construção de um Complexo Social que engloba o Abrigo Institucional, a República Jovem e o Centro Profissionalizante em conexão direta com o Horto Florestal. 

De acordo com a arquiteta, o desenvolvimento do trabalho teve como propósito entender a importância e influência da arquitetura na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “Considerei a falta de programas de reintegração social e de pouca escolaridade dos jovens que precisam sair do abrigo em razão da maioridade e que nessas horas se deparam com uma grande incerteza, impedindo o desenvolvimento deles”, finaliza.


DATA


Arquitetura e Urbanismo na FAAP

Inscreva-se

Outras notícias que você também pode gostar

Você está vendo:

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP


Arquitetura e Urbanismo

Alunos da FAAP participam de ‘Expedição Fotográfica’ em pontos urbanos de São Paulo 

Como parte integrante da disciplina ‘A Fotografia e as Cidades’ do PDCP (Programa de Desenvolvimento de Competências Profissionais), alunos de diversos cursos da FAAP, sob a supervisão da Coordenação de Arquitetura e Urbanismo e do bacharelado e licenciatura em Artes Visuais, realizaram ‘Expedição Fotográfica’ em diferentes pontos da cidade de São Paulo.    Nos dias 03 e 04 de abril os estudantes visitaram a Ocupação 9 de julho, localizada na região central da cidade. Já durante os dias 08 e 15 de junho, os alunos foram até o bairro Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, e lá conheceram a sede do coletivo ALI: Leste (Arte Livre Itinerante), a Ocupação Texas e o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo teatral Instituto Pombas Urbanas.   O resultado são registros documentais, em fotografias, posteriormente impressas e expostas em sala de aula. Veja algumas fotos na galeria abaixo.    A cada bimestre as atividades em campo são alternadas entre locais centrais e periféricos, “visando fotografar os espaços como exercício de percepção da cidade e, além disso, entender a função e a aplicação da fotografia no estudo dos espaços urbanos”, nos conta Celina Yamauchi, professora de fotografia da FAAP.    Ao todo foram realizadas quatro aulas externas, as quais reuniram cerca de 30 estudantes. A ‘Expedição Fotográfica’ do PDCP surgiu em 2022, quando Celina lecionava a disciplina ‘Jornalismo Visual II’ e, desde então, a proposta segue com a intenção de ampliar o território de investigação fotográfica, assim como considerar a ênfase ao caráter documental da


Arquitetura e Urbanismo

Alunos de Arquitetura visitam obras da Linha Verde do Metrô

Ontem, dia 05/06, os alunos do curso de Arquitetura do 4º e 8º semestres da FAAP participaram de uma visita às obras de expansão da linha 2-Verde do Metrô, no Complexo Rapadura, localizado na Zona Leste da capital. A atividade em campo proporcionou uma experiência prática para os futuros arquitetos compreenderem melhor o funcionamento de uma grande obra metropolitana. Acompanhados pelos professores Nuno Fonseca, Sérgio Sandler e Marcos Costa, do curso de Arquitetura e Urbanismo, os alunos foram recebidos pela equipe do Consórcio da Linha 2, responsável pela execução do projeto. Durante a visita, os alunos assistiram a uma palestra sobre a história do Metrô de São Paulo e os detalhes da obra em andamento. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer a maior tuneladora da América do Sul, popularmente conhecida como “tatuzão”, com capacidade de escavar 16,5 metros de túnel, por dia, utilizando ferramentas cortantes e pressão. Após cada pequeno trecho escavado, a máquina para e são instalados segmentos de concreto que revestem o túnel. A expansão da malha metroviária traz diversos benefícios sociais de locomoção para a população, além de um retorno ecológico e a redução do trânsito. Dessa forma, a visita técnica contribuiu para os estudantes adquirirem um entendimento mais abrangente de uma grande obra, alinhando-se ao propósito do curso de Arquitetura da FAAP, que visa proporcionar uma formação completa e global para os futuros

Fique por dentro de tudo o que acontece na FAAP

Newsletter