Formação completa para a creator economy

Crie portfólio com produtos de entretenimento

Parcerias com plataformas e mídias digitais

Criação e Produção de Conteúdo

Pioneiro e inédito no Brasil, esse novo curso de graduação da FAAP foi elaborado para você se destacar no mercado da influência, do conteúdo digital e na creator economy. Você terá toda a infraestrutura de um Centro Universitário de excelência com ampla base teórica em artes e humanidades para acelerar sua carreira.

Formação completa para a creator economy

Crie portfólio com produtos de entretenimento

Parcerias com plataformas e mídias digitais

Pioneiro e inédito no Brasil, esse novo curso de graduação da FAAP foi elaborado para você se destacar no mercado da influência, do conteúdo digital e na creator economy. Você terá toda a infraestrutura de um Centro Universitário de excelência com ampla base teórica em artes e humanidades para acelerar sua carreira.

Criação e Produção de Conteúdo

INSCREVA-SE

Criação e Produção de Conteúdo na FAAP

Como é o curso de Criação e Produção de Conteúdo na FAAP?

Formação com portfólio profissional

Infraestrutura e equipamentos de ponta

Entenda os bastidores da Creator Economy

O curso de Criação e Produção de Conteúdo da FAAP tem duração de 4 anos, dividido em 8 semestres, diurno. Durante o curso serão produzidos videoclipes, reality shows, plataformas de conteúdo e outros formatos contemporâneos de entretenimento.
No curso de Criação e Produção de Conteúdo, o aluno se debruçará sobre todas as fases que giram em torno da criação e da produção de conteúdo, desde a parte mais artística, passando pelo desenvolvimento audiovisual do produto, até sua relação com a audiência, precificação e negócios. As disciplinas foram estrategicamente pensadas para que a cada semestre o aluno tenha a oportunidade de criar e produzir um conteúdo diferente. No final do curso, além de sair com um amplo repertório e conhecimento, o aluno também terá um extenso portfólio.
O curso de Criação e Produção de Conteúdo oferece 70 vagas para graduação.
A mensalidade do curso de Criação e Produção de Conteúdo é de R$ 5.545,00 (ano letivo de 2024).
Quem se candidata terá classificação por ordem decrescente das notas finais obtidas no Vestibular da FAAP, conforme a quantidade de vagas disponíveis no curso de Criação e Produção de Conteúdo.

Nos processos de Vestibular Tradicional ou Vestibular Antecipado, a pessoa candidata será desclassificada se obtiver nota inferior a 4 (quatro) pontos dos 10 (dez) pontos da redação, ou obtiver nota inferior a 12 (doze) pontos dos 36 (trinta e seis) pontos da prova.

No processo de entrada com a prova do ENEM, quem obtiver nota inferior a 550 (quinhentos e cinquenta) pontos ou nota zero na redação será desclassificado. O curso de Criação e Produção de Conteúdo da FAAP aceita notas do ENEM de provas realizadas a partir de 2017.

Disciplinas e Programação

O curso de Criação e Produção de Conteúdo na FAAP forma você para todas as suas escolhas de vida com currículo completo

No primeiro semestre do curso de Criação e Produção de Conteúdo da FAAP, estudantes são introduzidos ao mundo da influência digital com técnicas de produção de vídeo para redes sociais digitais, entre elas edição, tratamento de imagens e efeitos visuais.

Principais módulos:
• Produção de vídeos curtos
• Influência digital: gestão e estratégias
• Fotografia e tratamento de imagem

No segundo semestre do curso de Criação e Produção de Conteúdo da FAAP, cada estudante aprende a criar e produzir um videocast, experimentando técnicas de áudio e vídeo no FAAP MidiaLab. Será também analisada a história do audiovisual brasileiro e teorias das mídias, indispensáveis para o pensamento crítico no momento de criar e produzir conteúdo.

Principais módulos:
• Criação e Produção de Videocast
• Podcast: roteiro e produção
• Plástica sonora e edição de áudio

No terceiro semestre do curso de Criação e Produção de Conteúdo da FAAP, estudantes terão como objetivo desenvolver uma plataforma audiovisual usando como base o conhecimento em criação e direção de vídeo ensinados em aula, construção de audiência digital e distribuição multiplataforma.

Principais módulos:
• Criação e Produção de Conteúdos para Plataformas Digitais
• Distribuição Multiplataforma
• Roteiro — fundamentos e formatos

No quarto semestre do curso de Criação e Produção de Conteúdo, estudantes terão a experiência de desenvolver conteúdo não ficcional na forma de documentários, cobertura de grandes eventos ao vivo e a monetização de tudo o que é transmitido na mídia. Tudo isso tendo como base a realidade sociopolítica contemporânea.

Principais módulos:
• Criação de documentário
• Coberturas ao vivo e transmissões de grandes eventos
• Monetização e estratégias de receita

No quinto semestre do curso de Criação e Produção de Conteúdo, estudantes produzirão uma série na forma de reality show e assim aprender sobre produção para TV, as tendências do mercado audiovisual. Tudo usando como base o estudo do comportamento contemporâneo, inteligência artificial e outras ferramentas sociais para cristalizar em um produto de entretenimento.

 

Principais módulos:
• Experimentação: Roteiro e Produção de Reality Show
• Produção de arte e cenografia
• Produção executiva: showrunner

No sexto semestre do curso de Criação e Produção de Conteúdo, e com o conhecimento adquirido nos semestres anteriores, estudantes produzirão uma série ficcional. Para chegar neste resultado final, cada aluno percorrerá estudos em roteiro, direção, produção musical e preparação de elenco, tudo baseado no guia de produção executiva chamado “Bíblia”. Lado a lado ao aprendizado prático, haverá um forte aprendizado em legislação, promoção e curadoria de conteúdo.

Principais módulos:
• Criação e Produção de Série Ficcional
• Produção Executiva – “Bíblia”
• Captação de recursos e copyrights

No sétimo semestre do curso de Criação e Produção de Conteúdo, cada estudante poderá idealizar uma plataforma completa de conteúdo, através de um projeto transmídia. A partir deste master produto audiovisual, encaminha-se para o Laboratório de Conteúdo Audiovisual em que será desenvolvido o projeto final de graduação sob orientação de um time de professores.

Principais módulos:
• Projeto Transmídia
• Idealização e Orientação para projeto final
• Captação de recursos e copyrights

No último semestre, procede-se para a qualificação do trabalho de conclusão do curso. Em paralelo, estudantes se preparam para o mercado ao construir portfólios pessoais e media kit para suas carreiras no mercado de influência e Creator Economy.

Principais módulos:
• Projeto Final do Curso
• Construção de portfólio audiovisual

Baixar matriz curricular completa

Se você pensa à frente, estude em um centro universitário que segue junto com você

Um campus para negócios criativos e criatividade nos negócios

Infraestrutura que une teoria e prática

O campus do Centro Universitário FAAP é um ícone. Famoso por seu prédio principal cujo projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo francês Auguste Perret, um dos mais importantes arquitetos da primeira metade do século XX, a partir de esboços feitos pelo conde Armando Alvares Penteado, idealizador da Instituição. O prédio é a única obra realizada por Perret na América Latina.

A grandiosidade de sua estrutura se expande para as instalações específicas de cada curso de graduação. Oficinas, ateliês, laboratórios e equipamentos de ponta que aliados aos professores renomados pelo mercado, aperfeiçoam a formação acadêmica e profissional de estudantes que por ali passam. Conheça um pouco de tudo o que a FAAP oferece aqui.

Museu, Teatro e Residência Artística

Laboratórios, Oficinas e Ateliês

Business Hub e Biblioteca

Esporte, Saúde e Bem-Estar

5

Centro Universitário
nota máxima no MEC

+90mil

Alunos já formados pela FAAP

Chegou a hora de dar voz a sua vocação

Inscreva-se em Criação e Produção de Conteúdo na FAAP

Bacharelado

Presencial

4 anos / 8 Semestres

Matutino de segunda a sexta, das 7h40 às 13h00

R$
5.545,00*
/mês

*preços válidos para o 1º semestre de 2024

Outros documentos obrigatórios
e informações acadêmicas

Manual do aluno Matriz Curricular 2024 Regulamento PDCI

Newsletter